25
Ago/25 |
Estádio Geraldão é reaberto com início do Campeonato Barreirense de Futebol |
Barreiras viveu um momento histórico neste sábado (23) com a abertura oficial do Campeonato Barreirense de Futebol, que marcou o retorno das atividades esportivas no Estádio Municipal Geraldo Pereira, o Geraldão. Considerado o templo do futebol barreirense, o estádio reabre as portas após ampla reestruturação, oferecendo aos atletas e ao público um espaço moderno, inclusivo e preparado para receber competições de grande porte.
Nesta edição, o campeonato presta homenagem ao desportista Francisco Antônio Barroso de Lima, o Cotonho Barroso, ícone do futebol local que faleceu no último dia 5, aos 68 anos, em decorrência de complicações da leucemia. Natural de Crateús/CE, Cotonho se destacou em times tradicionais da cidade como Fortaleza, Sertânia, Vila Brasil, Fluminense e Seleção Barreirense, deixando sua marca como goleador e referência técnica em campo.
“Cotonho partiu, mas o seu legado ficará eternamente. Foi o maior centroavante da história do futebol barreirense, um jogador que honrou cada time que defendeu e que dividiu campo com grandes nomes. Esta homenagem é mais do que justa, porque reconhece o atleta e o homem que ele foi para Barreiras”, destacou o irmão de Cotonho, Messias Barroso, ao agradecer pela homenagem.
O jogo de abertura reuniu os times Santa Luzia e Botafogo, abrindo uma disputa que contará com 30 equipes em duas divisões até 8 de novembro. Nesta edição histórica, serão distribuídos R$ 115 mil em premiações. O Geraldão, além de ganhar novos refletores e vestiários subterrâneos com túnel de acesso ao gramado, passou a contar com placar eletrônico, pista de atletismo, cabines de imprensa climatizadas e o Camarote da Inclusão, pensado para garantir acessibilidade, e ainda acesso específico para ambulâncias e veículos de segurança.
A solenidade de abertura reuniu autoridades municipais, familiares de Cotonho Barroso e representantes da comunidade esportiva. A execução dos hinos Nacional e Municipal ficou por conta da Banda Municipal 26 de Maio, acompanhada das fanfarras das escolas Valdete Piedade de Holanda (FANEV), Octávio Mangabeira Filho (aFANMAF) e Mirandolina Ribeiro Macêdo (FAMIRAN).
Entre os presentes estavam o prefeito Otoniel Teixeira, o ex-prefeito Zito Barbosa, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer Balthazar Guimarães, o subsecretário Waldik Rodrigues, o presidente da Liga Barreirense de Futebol, Régis Santos, além do secretário de Infraestrutura, Bruno Castro; secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, ten. cel. Fábio Santana; subsecretário José Luiz Brito; e os vereadores Valdimiro José, Hipólito dos Passos, Zé do Sorvete, Tatico Rocha e Dicíola Baqueiro.
O secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Balthazar Guimarães, ressaltou que a reabertura do Geraldão vai além da estrutura e destacou que o Campeonato Barreirense de 2025 reafirma a tradição esportiva da cidade, agora em um espaço renovado e pronto para escrever novos capítulos da história do futebol local.
“Temos hoje uma das melhores praças esportivas do interior nordestino, mas isso só terá sentido se continuarmos incentivando o esporte em todas as suas dimensões: as divisões de base, o futebol feminino, as categorias amadoras e a preparação para um futuro time profissional de Barreiras. Esse é um grande desafio, mas seguimos trabalhando para que nossa cidade volte a figurar na primeira divisão do futebol baiano. Desejamos um bom campeonato a todos os times desta edição”, destacou.
Durante o seu pronunciamento, o prefeito Otoniel Teixeira destacou a importância do momento para a cidade. “Hoje entregamos à população um estádio à altura da história do futebol barreirense. O Geraldão que passou por uma grande transformação, recebeu melhorias estruturais inéditas, iniciadas pelo ex-prefeito Zito Barbosa, a quem faço questão de reconhecer pelo trabalho realizado. Coube a nós concluí-la e entregar este equipamento que enche de orgulho os amantes do futebol em Barreiras”, finalizou.