Notícias

24
Mai/25

“SAMU na Rua” leva orientações que salvam vidas ao centro de Barreiras

A manhã desta sexta-feira (23) foi marcada por informação e conscientização no centro de Barreiras. A Praça Castro Alves se transformou em um verdadeiro cenário de aprendizado com o lançamento do projeto “SAMU na Rua – Informações que Salvam. Porque saber agir é o primeiro passo para salvar vidas”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O projeto tem como objetivo aproximar o serviço de urgência da população, promovendo educação em saúde de forma acessível e prática. Através de simulações realistas, panfletagem e orientações diretas, as equipes demonstraram como agir em situações críticas, como crises convulsivas, engasgos e paradas cardiorrespiratórias, além de reforçarem a importância de acionar corretamente o SAMU pelo número 192.

Presente no evento, o prefeito Otoniel Teixeira destacou a importância da iniciativa, “Levar informação e mostrar como o SAMU atua salva vidas. É um trabalho que precisa ser valorizado e compreendido por todo”, observou.

As sirenes chamaram a atenção de quem passava pela praça. A população parou para observar atentamente as simulações feitas pelas equipes do SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e estudantes de Medicina da Uninassau e da Ufob. Cada demonstração era acompanhada por explicações claras sobre o papel de cada profissional no atendimento e o que a população pode — e deve — fazer em situações de emergência.

A secretária de Saúde, Larissa Barbosa, reforçou que o diferencial do projeto está na simplicidade e efetividade das informações. “O SAMU na Rua traz informações práticas, acessíveis e que, em situações críticas, podem realmente salvar vidas. Saber como agir diante de um engasgo, por exemplo, pode ser decisivo até a chegada da equipe. Mostrar isso na prática, em um local público, e com a participação das forças de segurança e de ensino, torna o aprendizado muito mais significativo para a população”, destacou.

A coordenadora regional do SAMU Barreiras/Ibotirama, Juana Ribeiro, enfatizou a missão do projeto. “A proposta do SAMU na Rua é criar uma ponte direta com a população. Queremos que todos saibam qual é o nosso papel, quando e como acionar o SAMU, e principalmente como agir até que a ajuda chegue. Nosso foco é ensinar, com linguagem simples, como realizar ações que podem fazer a diferença em um momento de emergência, como desobstruir uma via aérea, lidar com uma parada cardiorrespiratória ou auxiliar alguém em crise convulsiva. A presença do SAMU nas ruas é para reforçar a confiança da população e ajudá-la a se sentir mais preparada”, pontuou.

As irmãs Maristela e Maria Luiza, moradoras do bairro Barreiras I, ficaram impressionadas com a abordagem no ponto de ônibus coletivo. “A gente nunca espera precisar, mas é muito importante saber como agir. Aprender a desengasgar uma criança, por exemplo, é algo simples que pode salvar uma vida. A gente só tem a agradecer por esse tipo de orientação chegar até a gente, de forma tão clara”, disseram.

O evento também contou com a participação da subsecretária de Saúde, Érica Lacerda; da coordenadora do SAMU em Barreiras, Samara Barbosa; da diretora médica do SAMU, Milena Marques; do comandante da GCM, João Oliveira, além das equipes técnicas envolvidas.

Com o sucesso da estreia, a proposta é que o projeto SAMU na Rua percorra outros pontos da cidade ao longo do ano, levando conhecimento e promovendo uma cultura de primeiros socorros acessível para todos.

Fonte:DIRCOM PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades