Notícias

30
Abr/25

Aeroporto de Barreiras: Após luta de anos, governo Lula garante R$ 45 milhões para modernização

A visão persistente e a articulação incansável de Tito ao longo dos anos, desde sua atuação como vereador, culminam com o aporte financeiro assegurado pelo Governo Lula através de um Termo de Compromisso para dotação orçamentária, e não por emenda parlamentar

A tão aguardada modernização do Aeroporto Regional de Barreiras é a materialização de uma luta que se estende por anos, marcada pela visão e pela persistente articulação do ex-deputado federal Tito, desde sua atuação como vereador em 2001.

Sua dedicação em prol de um aeroporto à altura da pujança do Oeste da Bahia percorreu diversas etapas e programas federais, como o PROFAR e o PAC Aeroportos, até a formalização do compromisso de investimento.


Recursos garantidos por Termo de Compromisso e inclusos em dotação orçamentária do Governo Federal

Em 2018, essa batalha alcançou um marco significativo com a assinatura do Termo de Compromisso nº 006/2018, que garantiu a inclusão de R$ 45 milhões no orçamento da União, através da dotação orçamentária do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Essa conquista, fruto de intensa negociação direta com o governo federal da época, formalizou o compromisso através de um Termo de Compromisso, diferenciando-se de uma emenda parlamentar tradicional.

Conforme apurado, – o termo de compromisso que pode ser acessado clicando aqui – precisou ser renovado por duas vezes durante a gestão federal anterior para evitar sua expiração, evidenciando a continuidade do esforço para manter o projeto vivo.

Agora, na atual gestão, o Governo Lula renovou o termo por mais um ano e meio, demonstrando um firme compromisso em efetivar o aporte financeiro e impulsionar a modernização do aeroporto.

Em entrevista no dia 24 de abril, à rádio Oeste FM, sem citar em momento algum ‘sobre emenda parlamentar, Tito expôs as dificuldades enfrentadas durante o governo federal anterior para manter o termo de compromisso vigente, revelando a necessidade de intervenções constantes para evitar a perda do acordo.

“…durante os quatro anos do governo Rui Costa, o diálogo não foi bom com o governo federal que não recebia o governo da Bahia para estabelecer as tratativas necessárias junto à Secretaria de Aviação Civil. Por mais que nós tínhamos o mandato federal, buscamos toda a interlocução necessária… Tivemos que aditar por três vezes o termo de compromisso para que o termo não fosse expirado, para que o prazo contratual não fosse superado. E o termo de compromisso está vigente, foi renovado agora no início desse ano, para mais um ano e meio, que será o tempo necessário para a conclusão das obras que devem durar 18 meses,” disse Tito na oportunidade.

Essa garantia de recursos pelo Governo Lula não apenas honra o trabalho de anos de Tito e de toda a sociedade civil organizada, como o Movimento Decola Oeste, mas também representa um impulso fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Oeste da Bahia.

O governador Jerônimo Rodrigues estará em Barreiras no mês de maio para oficializar o início das obras, que se darão após a assinatura dos contratos de licitação.

Essa modernização do aeroporto, com previsão de conclusão em 18 meses, representa uma vitória histórica que se concretiza graças à persistência de uma visão e ao compromisso da atual gestão federal com o progresso regional, o qual assegura os recursos necessários via Termo de Compromisso.

Fonte:Caso de Política | Luís Carlos Nunes | Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades