No final da tarde desta sexta-feira, 8, um adolescente de 12 anos foi apreendido em Luís Eduardo Magalhaes por policiais militares da 5ª CIA de LEM acusado de violentar um menino de oito anos. O fato teria ocorrido no final da tarde de ontem, quinta-feira, 7, no bairro Santa Cruz.
O menino de oito anos foi abordado pelo adolescente após deixar a escola onde estuda, localizada na Rua Itabuna, no bairro Santa Cruz. O menino, para encurtar o caminho, passou por dentro de uma quadra poliesportiva que fica próximo ao colégio. Foi quando ele foi abordado pelo adolescente de posse de uma faca que sob ameaças violentou o menino.
O menino ao chegar em casa relatou o caso à mãe que procurou a direção do colégio que acionou nesta sexta-feira, o conselho tutelar.
As conselheiras tutelares conseguiram levantar a identidade do suspeito e ainda de localizá-lo na mesma quadra onde o crime ocorreu. A polícia militar foi acionada pelo conselho que conduziu o adolescente para a delegacia de polícia.
Segundo o delegado Leonardo Almeida, o adolescente já tem cerca de oito passagens pela polícia. Ele é acusado de pular o muro de colégios no bairro e obrigar os alunos a fazer o uso de entorpecentes. Depois de viciá-las, ele as obriga a vender a droga.
O delegado vai pedir à justiça para que o menor seja encaminhado para Salvador.
Na delegacia de polícia, a mãe do adolescente disse estar surpresa com o ocorrido e disse ser a favor que o filho cumpra medida sócioeducativa na capital do estado. "Ele me dava muito trabalho. Eu batia nele, botava ele de castigo, mas não tinha jeito. Agora o que ele fez foi demais. Sou a favor que ele vá para Salvador", disse a mãe.
José Nilton (no destaque acima) e sua motocicleta
Na noite desta sexta-feira, 8, por volta das 20h, o alagoano José Nilton Farias, de 38 anos, conduzia sua moto Honda Dream, quando - segundo testemunhas – colidiu sua moto na traseira de uma carreta na BR 020, em frente ao Posto 020, no perímetro urbano de LEM.
José Nilton ficou gravemente ferido, sendo socorrido pelo SAMU. O motorista da carreta evadiu-se do local tomando rumo do centro da cidade.
A polícia militar registrou o acidente.
08
Ago/14 |
Pés confortáveis todos os dias |
Dr. Leonardo em entrevista a TV Oeste
Na última quarta-feira, 6, a adolescente Aline da Silva Duval fugiu de casa. Desesperados os pais procuraram a delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência.
Na tarde desta sexta-feira, 8, os pais receberam uma informação de que a mesma estava em uma residência no bairro Santa Cruz.
A menina foi retirada da residência pelos pais e apresentada, com o Conselho Tutelar, na delegacia de polícia.
A adolescente contou que fugiu de casa para ficar com um adolescente de 16 anos. Eles teriam passado a noite juntos.
O delegado Leonardo Almeida, que acompanha o caso, concedeu entrevista aos repórteres Muller Leandro e Fernando Barbosa, da TV Oeste, falou sobre o assunto e disse que vai responsabilizar os culpados pelo ocorrido.
08
Ago/14 |
Moto é tomada de assalto no Mimoso II |
Dois indivíduos armados tomaram de assalto na manhã desta sexta-feira, 8, por volta das 09h, no bairro Mimoso II, na cidade de LEM, uma moto Honda CG Titan MIX ES, ano 2010/10, placa NTM-1960, cor preta.
A vítima já comunicou o fato na delegacia de polícia.
08
Ago/14 |
Congresso de Jovens Quadrangular |
08
Ago/14 |
Moto é tomada de assalta no Florais Léa |
Uma motocicleta Honda CG Honda Titan, azul, ano 2005/05, placa JLU-2853, foi tomada de assalto de seu dono por dois indivíduos armados no início da manhã desta sexta-feira, 8, por volta das 07h, no bairro Florais Léa, na cidade de LEM.
As polícias civil e militar já foram comunicadas do ocorrido.
08
Ago/14 |
Carro furtado no Jardim Paraíso |
Foi furtado na noite de ontem, quinta-feira, 7, por volta das 22h, um veículo Ford Focus, ano 2008/09, placa policial JSB-6057, cor preta, no bairro Jardim Paraíso, na cidade de LEM. O caso já foi comunicado na delegacia de polícia.
08
Ago/14 |
Promoção na Digital Informática |
Bom dia Sigi Vilares!
Venho informar mais um assalto no bairro Jardim Paraíso. Ontem, 7, por volta das 19h, minha empregada doméstica estava indo embora com o seu pagamento, quando foi abordada de forma agressiva por um rapaz em uma moto Honda Pop.
O marginal exigiu que ela passasse o dinheiro chegando até a agredi-la.
Peço que exija mais proteção em nosso bairro.
Obrigado!
Att. Elisabete
Nos dias 14 a 17 de agosto, o CTG Sinuelo dos Gerais realizará o maior Rodeio Crioulo Interestadual desde a sua fundação. Além das tradicionais provas campeiras, o Rodeio também sediará o a vigésima segunda edição do Festival Gaúcho de Arte e Tradição do Planalto Central (FEGARP).
O Festival FEGARP é um evento que ocorre anualmente na área de abrangência da Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central (FTG-PC), onde participam todos os CTGs filiados à entidade. Neste evento ocorrem diversas provas artísticas, dentre elas destacam-se as danças tradicionalistas, causos, declamações, e chula.
A cada dois anos, aqueles com as melhores colocações atingem a classificação para participarem do Festival Nacional de Arte e Tradição (FENART), promovido pela CBTG ( Confederação Brasileira de Tradicionalismo Gaúcho), onde participam os melhores de cada estado do Brasil.
Já estão confirmados comitivas de CTGs de vários estados do Brasil. A estimativa de público somente dos CTGs visitantes será de mais de 1.500 pessoas.
Acontecerá também o décimo primeiro Encontro Esportivo do Planalto Central, com a disputa de provas tradicionalistas gaúchas.
O evento terá cobertura completa do Canal 20 da NET RS - TV Passo Fundo, onde serão gravados dois documentários especiais que irão ao ar no Programa Canto Nativo, com apresentação do cantor e apresentador Clóvis Mendes.
E no dia 16 de agosto, sábado, haverá um grande baile com o cantor Gaúcho Clóvis Mendes e Grupo.
E no domingo dia 17 de agosto será servido no almoço o tradicional Costelão Gaúcho do CTG Sinuelo dos Gerais.
Venha prestigiar as provas campeiras, tiros de laço, acampamento, concursos de dança e provas esportivas. Venha saborear a tradicional comida típica gaúcha. Traga a sua família para conhecer um pouco mais sobre a cultura e a tradição do povo Gaúcho. O CTG Sinuelo dos Gerais espera por você.
Maiores informações na secretaria do CTG ou pelos fones: 3628 1154 / 9975 6350.
08
Ago/14 |
Academia é GOLDEM! |
08
Ago/14 |
Feijoada Beneficente da AMA |
08
Ago/14 |
Internauta parabeniza a IMPRENSA |
Bom dia,
Parabéns a você e a todos os meios de comunicação. Graças a equipes competentes assim, que recebemos as informações boas e ruins... Mas importantes no nosso dia a dia.
E infelizmente ficamos decepcionados em saber que tem representante na Câmara `Lúcio Carlos` que não sabe estar a frente da população, muito menos se expressar.
Atenciosamente,
Sérgio Roberto
Morador de Barreiras
08
Ago/14 |
Papai, você merece um celular novo |
Com a proposta de incentivar o hábito da leitura, a ação beneficiará alunos da Escola Municipal Marlei Teresinha Pretto de Luís Eduardo Magalhães
Para incentivar o hábito da leitura entre os alunos da Escola Municipal Marlei Teresinha Pretto, no munícipio de Luís Eduardo Magalhães, seis cooperativas agrícolas do oeste baiano estão engajadas na campanha de arrecadação de livros de literatura a serem doados ao colégio. A ação faz parte do “Dia de Cooperar”, também chamado de “Dia C”, uma campanha de voluntariado que envolve cooperativas de todo o país.
Juntas, a Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms), Sociedade Cooperativa Unibahia (Unibahia), Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste), Cooperativa de Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (Copalem), Cooperativa dos Produtores de Fibras do Nordeste (Coopernordeste) e Cooperativa Agrícola de Avanços Tecnológicos (Copavante) estarão até o dia 04 de setembro recebendo doações de livros de literatura. Para atingir um público ainda maior de doadores, as cooperativas contam com a parceria do comércio local e de escolas particulares, com pontos de coleta.
Idealizado na capital mineira, em 2009, o “Dia C” cresceu e cruzou as divisas. Neste ano de 2014, o projeto será realizado em 24 estados brasileiros. Este é o primeiro ano que as cooperativas de Luís Eduardo Magalhães participam da iniciativa. De acordo com o diretor executivo da Cooperfarms e coordenador da campanha no município, Carlos Meurer, a inciativa só vem a somar com as demais ações voluntárias e sociais já desenvolvidas na cidade. “Pela primeira vez na história do cooperativismo no oeste baiano, cooperativas estão unidas em prol de uma ação social. O espírito cooperativista não acontece somente no meio econômico, mas no meio social também. E para nós a educação é o pilar principal para o desenvolvimento de uma região”, destaca Meurer.
A entrega dos livros arrecadados acontecerá no dia 06 de setembro (Dia C), às 8h, na sede da Escola no bairro Jardim das Oliveiras, concomitantemente, com centenas de ações nacionais. Além dos livros, as cooperativas estarão doando prateleiras para a locação dos livros, visto que a escola não possui estrutura mínima para receber as doações.
SERVIÇO
ARRECADAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA
Entidade Beneficiada: Escola Municipal Marlei Teresinha Pretto
Período da Campanha: até 04 de setembro
Pontos de Coleta: Cooperfarms, Cooproeste, Unibahia, Copalem, Coopernordeste, Copavante, Hiper Santo Antonio, Colégio CMO, FAAHF, GACEA Unopar, Escola Mundo da Escrita, Escola Monteiro Lobato, Supermercado Horti Fruti, Supermercado Marabá, Padaria Doce Paraíso, Posto Porto Brasil, Importilar e Restaurante Sabor e Arte
Entrega dos livros arrecadados: 06 de setembro, às 8h, na Escola Marlei Teresinha Pretto (Bairro Jardim das Oliveiras – Luís Eduardo Magalhães).
Mais informações: 77 9939 4271
08
Ago/14 |
Prato do dia no Tukas Burger |
08
Ago/14 |
Fórum do Selo UNICEF em LEM prevê melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes |
O objetivo do Fórum do Selo UNICEF é promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 7, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. A atividade aconteceu das 14h às 17h, no Ponto Cidadão no Centro Administrativo Municipal.
Clarissa Zanchet Fagan, articuladora do Selo UNICEF no município
O município que se inscreve no Selo assume o compromisso de elaborar, em um processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e meninos. A ideia é promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
“Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os objetivos alcançados por meio de indicadores e de debates nos fóruns comunitários”, observou Clarissa Zanchet Fagan, articuladora do Selo UNICEF no município.
A efetivação do plano de ações estratégicas traçados no evento irá garantir que Luís Eduardo Magalhães alcance as metas estabelecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e ser contemplada com o segundo selo. A iniciativa é um estímulo para os municípios alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para a população de até 17 anos.
Para a secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz a realização do Fórum é um incentivo a mais para a continuidade no fornecimento de serviços que garantam a dignidade da criança e do adolescente, visando sempre fortalecer a família. “Sentimos que o futuro da cidade está em nossas mãos e estamos construindo políticas para enriquecer a nossa gestão para crianças e adolescentes”, disse.
O prefeito Humberto Santa Cruz ressaltou a importância da prática do acolhimento no município. “Muitas pessoas vieram pra essa cidade com um sonho de constituir família e crescer financeiramente”, disse, citando um trecho do hino do município que fala que Luís Eduardo Magalhães é o lugar “onde os sonhos se tornam reais”.
O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF contou com a presença de várias entidades sociais e autoridades: secretários do governo municipal, escolas, conselhos, grupos de jovens, representantes da segurança publica. Dos órgãos municipais públicos participaram representantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, presidentes de entidades filantrópicas, dentre outras. Os vereadores Jarbas Rocha e Deusdete Petronilo também prestigiaram o evento.
Em reunião realizada na manhã dessa quinta-feira, 07, no auditório do CREA – Barreiras, representantes da Prefeitura de Barreiras e sociedade civil organizada deram andamento às atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança. Entre os objetivos estava a sistematização do Plano Municipal para Infância e Adolescência.
“O Programa Prefeito Amigo da Criança é de suma importância, pois reúne poder público, empresas e sociedade na construção de ações e políticas públicas de proteção às crianças e jovens em todas as áreas”, disse Janilce Pamplona, integrante da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança.
Após a formação de grupos de trabalho, ficou estabelecida a realização de um seminário para elaboração do Plano Municipal para Infância e Adolescência, no dia 14 de outubro no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.
O Programa é realizado também em parceria com a Abrinq, que trouxe para Barreiras o Projeto Conhecer para Nutrir, capacitando agentes de saúde e merendeiras sobre os princípios da segurança alimentar.
08
Ago/14 |
Super Marabá, preço baiximm... baiximm! |
Sigi, bom dia é com muita indignação que venho solicitar vossa ajuda. Moro na Rua Serra Dourada, e há dois meses venho suportando a falta de humanidade da vizinhança que emendou os esgotos de casa para a rede que ainda não está em funcionamento.
Veja bem, os bueiros saturados e sem saída estão transbordando, o mau cheiro insuportável acompanhando de água de fossas. Já solicitei à vigilância sanitária desde o dia 1º de julho que tomassem providências.
Porém nada foi feito. Retornei ontem, 7, e muito mal atendida. Não me deram previsão de resolverem o problema. Destaco que, isso é um problema de saúde pública, pois, imagine quantas doenças podem surgir devido a essa irresponsabilidade.
No meu caso, minha residência está localizada na quadra 79, que inclusive vocês podem constatar que uma moradora fez também, ligação para o bueiro localizado na frente de sua residência.
Com a certeza de que o seu prestigiado blog irá averiguar a veracidade da situação, aguardo providências.
Seguem em anexo algumas fotos.
Agradecimentos.