Barreiras receberá, entre os dias 19 e 21 de maio, o Pint of Science 2025, o maior festival internacional de divulgação científica do mundo. Com o tema “Um brinde à Ciência”, o evento reúne pesquisadores em bares, restaurantes e cafés, com o objetivo de compartilhar e debater o conhecimento científico de forma descontraída.
A programação será aberta na próxima segunda (19), às 19h, no Restaurante Bar Chef Ely, com as palestras “Criminologia Crítica - Bandido bom é bandido morto? Sem anistia!” e “Bora se amar: usos dos afetos negros como ferramenta do bem viver”, ministradas por Alessandra Portela (UFOB) e Mayana Soares (UFOB) e Napoliana Santana (UFOB), respectivamente, e medida por LIliane Macroon.
Na terça (20), o evento acontecerá no Millorde Gastropub, às 19h, com as falas “Não reconheço, logo faz mal? Mitos e verdades sobre aditivos em alimentos” e “Para além das ciências: saberes humanos, agroflorestais e agroecologias”, apresentadas por Leidiani Muller (IFBA) e Mário Alberto (UFOB), com mediação de Alexandre Mamede e Anderson Almeida.
Por fim, na quarta (21), no Millorde Gastropub, às 19h, Ilana Santana e Bruno Ramos, apresentam as falas “Melatonina: muito além do sono” e ”Cienciando: o ser, o destino e a dor: senta que a primeira rodada é minha”, mediadas por Jonilson Berlink (UFOB).
O Pint of Science é gratuito e não há necessidade de inscrição. Neste ano, a UFOB realiza o evento em parceria com o IFBA. A coordenação é do professor Jonilson Berlink Lima, da UFOB.
A programação completa das atividades pode ser acessada no site https://pintofscience.com.br/organisation/barreiras
A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135.
Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.
Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Caso o aposentado ou pensionista constate descontos não autorizados, poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.
Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o INSS, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”, respondeu a autarquia à Agência Brasil.
Para ajudar os segurados que não usam meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.
Consulta
Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.
Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a opção "Entrar com seu banco", disponível na página inicial do aplicativo.
Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.
Mensagens
Há duas opções de mensagens disponíveis. Uma para quem teve algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir de hoje.
E outra para quem não teve nenhum desconto, enviada na semana passada: “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, escreveu o INSS na última semana.
Golpes
O instituto reforça que é preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.
Aposentados e pensionistas com dúvidas ou com dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.
“Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais”, recomenda o instituto em comunicado.
Na manhã desta segunda-feira (12), moradores do povoado Km 30, zona rural de Barreiras, denunciaram que, estaria sendo ameaçados por um indivíduo com uma arma de fogo.
A guarnição do PETO da 84ª CIPM deslocou até o local. Ao chegar na residência do suposto autor, a guarnição manteve contato com a genitora do suspeito. Ao ser perguntada sobre o paradeiro do seu filho e da suposta arma de fogo, a mesma informou que seu filho, não estava e que havia apenas uma arma de fogo (espingarda), que foi entregue para a guarnição.
Foram feitas rondas no intuito de localizar o suposto autor, porém sem êxito. Diante dos fatos, o material foi apresentado na delegacia de polícia para serem adotadas as medidas cabíveis.
Na tarde de ontem, 13, por volta das 15h, a Polícia Militar da Bahia, por intermédio do PETO e do 3º Pelotão da 86ª CIPM, em ação conjunta com a Polícia Civil, recebeu denúncia dando conta de que um indivíduo estaria praticando tráfico ilícito de entorpecentes e mantendo arma de fogo em sua posse, no Povoado Dom Ricardo, zona rural do município.
Conforme o informe, foi observada movimentação atípica de pessoas nas imediações, bem como a utilização de drone para monitoramento constante da via pública. Diante das informações, as equipes deslocaram-se ao local, onde perceberam forte odor característico de maconha, além de indícios visuais condizentes com o tráfico de drogas.
Foi então procedida a abordagem ao suspeito, sendo realizada busca pessoal e domiciliar, ocasião em que foram localizados os seguintes materiais: uma espingarda tipo bate-bucha; uma porção de maconha (aproximadamente 79g); 32 porções embaladas de maconha; uma porção de cocaína (aproximadamente 40g); um simulacro de arma de fogo; um drone.
Diante do flagrante, foi dada voz de prisão ao suspeito. Questionado acerca da origem dos entorpecentes, o flagranteado relatou tê-los adquirido na noite anterior com um indivíduo residente no Distrito do Entroncamento.
As guarnições se dirigiram até o local informado e, ao chegarem, avistaram o referido indivíduo chegando em sua residência, o qual, ao perceber a presença policial, tentou evadir-se, sendo prontamente contido.
Na busca pessoal, foi encontrada em sua cintura uma arma de fogo tipo garrucha, calibre 32, municiada com dois cartuchos intactos. Durante varredura perimetral, foram apreendidos sob posse do segundo indivíduo: uma porção de maconha prensada (aproximadamente 65g); uma porção de maconha in natura (aproximadamente 125g); três pés de maconha; uma porção de cocaína (aproximadamente 44g); 25 trouxinhas de cocaína; 12 pedras de substância análoga ao crack; uma balança de precisão; R$ 440,75 em espécie.
Diante dos fatos, os indivíduos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia para adoção das medidas cabíveis, sendo apresentados por envolvimento nos crimes de tráfico de entorpecentes (art. 33 da Lei 11.343/06), porte ilegal de arma de fogo (art. 14 da Lei 10.826/03) e associação para o tráfico (art. 35 da Lei 11.343/06).
PRESOS:
*Dois homens de 56 e 26 anos, naturais de Riachão das Neves.
14
Mai/25 |
HE-NET - Você merece a melhor conexão! |
Em missão oficial na China em busca de parcerias comerciais e novos investimentos para a Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) publicou nesta terça-feira (13), direto de Pequim, um curto vídeo nas redes sociais em que relata reuniões com empresas interessadas em expandir operações no estado.
Uma das localidades citadas pelo governador como possível destino de novos aportes foi o município de Baianópolis, no Oeste baiano, atualmente administrado pelo prefeito Weube Febônio (PP).
A declaração acendeu o sinal de alerta positivo na cidade, uma das regiões que têm buscado se inserir com mais força no mapa da mineração baiana. Segundo Jerônimo, uma das empresas com quem dialogou já atua em Uauá, Juazeiro e Baianópolis, e o objetivo é fortalecer a “área de minério” — expressão usada por ele para se referir à cadeia produtiva mineral — a partir de articulações diretas com o governo estadual.
A outra empresa citada tem sede em Camaçari e, segundo o governador, também demonstrou interesse em expandir sua presença na Bahia.
“Já começando aqui, fiz a reunião aqui no café com duas empresas que querem ir para a Bahia. Já atua, inclusive, uma delas está em Uauá, em Juazeiro, em Baianópolis. Então quero ver como é que a gente pode sentar junto para eles fortalecerem o organário de minério”, declarou o governador. “E a outra, agora há pouco, com a reunião com Padilha, fortalecer os laços, fazer acontecer aquilo que assinou conosco. Lá em Camaçari, a Rotjen estaria sexta-feira com ela. A empresa é uma sereia de desenvolvimento produtivo.”
A menção direta a Baianópolis, com foco na expansão da atividade mineradora, foi recebida com entusiasmo pelo prefeito Weube Febônio, que vê na possível chegada de novos investimentos uma oportunidade de diversificação econômica e geração de emprego e renda para a população local.
Em contato com o Caso de Política, o gestor celebrou o reconhecimento do município na agenda internacional do governo baiano:
“A fala do governador nos enche de esperança. Baianópolis tem um potencial mineral enorme e esse tipo de investimento pode transformar nossa economia, criando empregos e oportunidades para nossa juventude. Estamos prontos para dialogar e receber quem queira somar com o desenvolvimento do nosso povo”, afirmou Weube Febônio.
Com pouco mais de 12 mil habitantes, segundo o IBGE, Baianópolis está situada no cinturão oeste da Bahia e há anos convive com oscilações econômicas, dependente em grande parte da agropecuária de subsistência. A chegada de empresas mineradoras poderia representar um novo ciclo de desenvolvimento regional — um dos principais objetivos da missão de Jerônimo Rodrigues em território chinês.
TIGGO 5X 1.5 AUT
2023/2024
APENAS 20.396 KM
Valor : 109.900
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 111.900
TERRITORY 1.5 TITANIUM AUT
2022/2023
R$ 149.900
HR-V EXL CVT 1.8 AUT
2020/2020
R$ 111.900
S10 LT CD 2.8 4X4 AUT
2022/2023
R$ 173.900
COROLLA CROSS 2.0 GR-SPORT DIRECT SHIFT
2022/2023
R$ 149.990,00
TRACKER PREMIER 1.2 AT
2022/2023
R$ 118.900
RENEGADE LONGITUDE T270
2022/2023
R$ 109.900
RANGER 3.0 V6 TURBO DIESEL CD LIMITED+ 4X4 AUTOMÁTICO
2023/2024
33.874 KM
R$ 298.000
COMMANDER 1.3 T270 TURBO FLEX LIMITED AT6
2023/2023 Ano
FLEX
24.551 KM
R$ 177.900
Tracker 1.2 turbo
23/24
KM 8.700
Branca
R$ 140.900
RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED+
2023/2024
R$ 312.900
KICKS 1.6 16V FLEXSTART EXCLUSIVE XTRONIC
2021/2022
41.000 KM
R$ 103.900
MONTANA PREMIER AT TURBO
2023/2024
KM 5489
R$ 139.900
Onix Plus Premier 1.0 Turbo Automático
R$ 104.000 - transferência grátis!
2023/2023- Apenas 12.000 (Veículo Test-Drive)
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
Maria Rios Imóveis!! Especializada em Imóveis de Médio e Alto Padrão no Bairro Jardim Paraíso em Luís Eduardo Magalhães. São Casas, Apartamentos, Condomínios, Terrenos e também Imóveis Comerciais.
Clique AQUI para assistir o vídeo da casa
Confie em quem já atua no Ramo Imobiliário juntamente com o crescimento da Cidade. Precisou? Só chamar!! Maria Rios Imóveis!
Ligue já: 77 9.9995-8841
Instagram: maria_rios_imoveis
O homem, que já havia sido condenado a mais de 22 anos de prisão por estuprar a filha, foi capturado por equipes da Polícia Civil nesta terça (13)
Um homem de 37 anos foi preso por estupro de vulnerável após violentar a própria filha, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Capturado nesta terça-feira (13), ele já havia sido condenado pela Justiça e deve cumprir a pena de 22 anos e cinco meses de reclusão.
Segundo o processo, o crime foi cometido contra filha do agressor em 2019, sendo praticado de forma recorrente ao longo do tempo. A prisão foi efetuada por equipes do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) e do Serviço de Investigação da Delegacia Territorial (DT) de Luís Eduardo Magalhães. O condenado passou pelos exames legais de rotina e está custodiado, à disposição da Justiça, para cumprimento da pena.
A delegada titular do Neam, Luara Gabriela Faria, reforçou a importância da denúncia em casos de violência sexual, especialmente os que ocorrem dentro do ambiente familiar, onde as vítimas costumam enfrentar maiores dificuldades para relatar os abusos.
“Grande parte desses crimes ocorre no seio familiar ou entre pessoas próximas à família, o que torna a investigação mais complexa. O abusador costuma usar diversos recursos para intimidar a vítima, o que, muitas vezes, faz com que o relato dos abusos só ocorra anos depois. Por isso, é necessário estarmos atentos aos sinais apresentados pelas vítimas, como mudanças de comportamento. Ao menor sinal, é preciso acionar os serviços especializados, garantindo o acolhimento adequado e a atuação da Polícia e do Poder Judiciário”, afirmou a delegada.
A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio do Disque 100 ou do Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), além das delegacias especializadas.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra duas jovens estudantes brigando com tapas e socos em um estacionamento localizado no centro de Luís Eduardo Magalhães. As imagens, gravadas por outros estudantes que estavam no local, mostram as jovens chegando a cair no chão durante a briga.
A cena chama atenção pela violência e pela postura dos demais presentes, que, em vez de tentar intervir, optaram por filmar a confusão. Somente após alguns minutos, algumas pessoas decidem separar as envolvidas. Clique AQUI para assistir o vídeo
Até o momento, não há informações sobre o que teria motivado a briga entre as duas jovens. Também não há registros de ferimentos graves nem se as estudantes pertencem à mesma instituição de ensino.
O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, participou na noite desta segunda-feira (12) da cerimônia de abertura da 3ª Semana de Engenharia Civil da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Realizado no Campus Reitor Edgard Santos, o evento reúne estudantes, professores e profissionais da área em uma programação intensa até o próximo sábado (17), com minicursos, palestras, treinamentos e visitas técnicas, entre elas à obra do edifício Soft Residence, no bairro Parque das Águas.
A solenidade contou também com a presença do reitor da UFOB, Jacques Antônio de Miranda; do diretor do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, Luís Gustavo Amaral; do coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Kuelson Randello; dos professores Dennis Coelho e Pedro Vieira, além do engenheiro civil e conselheiro do Crea, Marcus Penalber e Camilo Mathias, engenheiro de petróleo e inspetor-chefe do Crea/Barreiras.
Durante a abertura, o prefeito destacou a importância da formação em Engenharia Civil para o desenvolvimento urbano e regional, e reforçou o papel estratégico da UFOB como centro de produção de conhecimento e inovação no Oeste baiano.
“A Engenharia Civil é uma área fundamental para a transformação das cidades e para o fortalecimento da infraestrutura que sustenta o nosso desenvolvimento. Ter um curso dessa qualidade, oferecido aqui em Barreiras, é uma conquista para toda a região. A UFOB tem proporcionado oportunidades reais para os nossos jovens se capacitarem, ampliarem horizontes e contribuírem ativamente com o crescimento do Oeste. Essa semana é um exemplo claro de como o ambiente acadêmico pode e deve dialogar com o mundo real, com as obras, com a prática e com a realidade do nosso território”, destacou Otoniel Teixeira.
Com a proposta de aproximar os futuros engenheiros das experiências práticas e dos desafios do setor, a 3ª Semana de Engenharia Civil da UFOB é também um espaço de troca de ideias, estímulo à pesquisa e integração entre academia e mercado. O minicurso de Revit, software de modelagem amplamente utilizado na construção civil, está entre os destaques da programação.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, intensificou a Operação “Paz nas Praças”, iniciativa que tem como foco reforçar a segurança nas praças e no Parque Natural da cidade. A ação é coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Polícia Militar, e busca garantir tranquilidade aos cidadãos que frequentam esses locais para lazer e prática de atividades físicas.
A operação é contínua e tem sido ampliada especialmente nos horários de maior movimento, das 19h às 23h, e estende pela madrugada, garantindo maior cobertura e presença das forças de segurança.
Segundo o comandante da GCM, João Oliveira, todas as ações são organizadas pela Inspetoria Operacional (IOPE), com suporte da Central de Comunicação e Monitoramento (CECOM). “Mantemos uma comunicação efetiva, garantindo que as informações recebidas sejam prontamente transformadas em ações no campo operacional”, afirmou.
O secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Tenente-Coronel Fábio Santana, destacou o papel fundamental da GCM e da Polícia Militar na manutenção da ordem. “As praças e o parque são espaços coletivos, e é essencial que a população se sinta segura ao utilizá-los. A intensificação do policiamento ostensivo tem proporcionado mais tranquilidade, inibindo ações criminosas e fortalecendo a sensação de segurança para moradores e visitantes”, explicou.
A Operação “Paz nas Praças” é realizada pelo Grupamento Operacional de Ronda Ostensiva Municipal da GCM e abrange diversos pontos da cidade, como a Praça Castro Alves, Praça da Juventude, Santa Catarina, Praça do Lazer, Praça da Sustentabilidade, São João, Perpétuo Socorro, Praça dos Sentidos, Santa Rafaela, Praça Dom Ricardo e o Parque Natural, entre outros. “Nossas equipes estão nas ruas dia e noite, atuando na proteção dos espaços públicos e na preservação da segurança dos barreirenses”, concluiu o secretário.
Após a liberação da perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT), as equipes da Secretaria de Infraestrutura de Barreiras intensificaram nesta semana os trabalhos de reconstrução da Rua Conselheiro, no bairro Cidade Nova, onde uma ação criminosa registrada em janeiro deste ano comprometeu gravemente a estrutura da via. Na época, vândalos incendiaram a tubulação do sistema de drenagem de águas pluviais, causando colapso do pavimento em um trecho de 50 metros. No entanto, após escavações recentes, os técnicos constataram que os danos causados pelo fogo avançaram ainda mais, totalizando 120 metros de tubulação destruída.
Com a constatação da extensão do prejuízo, a Prefeitura deu início à substituição completa da tubulação danificada. Em seguida, será realizada a compactação do solo com novo material de aterro e, por fim, a recomposição da pavimentação asfáltica no local.
O secretário municipal de Infraestrutura, Bruno Castro, reforça o comprometimento da gestão municipal em garantir a recuperação total da via e lamenta que ações criminosas como essa ainda aconteçam, gerando transtornos à população e prejuízos aos cofres públicos.
“Infelizmente, confirmamos que os danos foram ainda maiores do que o inicialmente estimado. Nossa equipe trabalha agora para reconstruir toda a estrutura da rua, devolvendo a segurança e a mobilidade aos moradores. Ações como essa afetam diretamente a vida das pessoas e reforçam a necessidade de que todos cuidem e respeitem o patrimônio público”, destacou o secretário.
A ação foi registrada junto à Delegacia de Polícia, e uma perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi realizada no local para apurar as circunstâncias do crime. A investigação segue em andamento para identificar os responsáveis pelo ato de vandalismo.
Duração: 6 Meses
Carga Horária: 720H/A
Curso Superior reconhecido e autorizado pelo MEC
Certificado de Ensino Superior
Valido para Concursos Públicos Municipais e Nacionais
100% online - Modalidade EAD
Aulas Quinzenais - 15 em 15 dias
Opção de escolha de horário para assistir as transmissões de LIVES ao vivo pelo aplicativo de reuniões Gratuito ZOOM de qualquer lugar do Brasil.
Opção de aulas gravadas - link fica à disposição para reposição de conteúdo.
Material didático: Gratuito
Requisito: Ensino Médio Completo Coordenação do curso Especialista em trânsito Josafa Arnaldo contato; 77-9.9998-0684
13
Mai/25 |
Mês das Mães JK!!! |
Na safra 2025/2026, pela primeira vez, o calendário da soja na Bahia será dividido em três regiões distintas, com datas específicas para o vazio sanitário e o início da semeadura. A mudança está prevista na Portaria SDA/MAPA nº 1.271, de 30 de abril de 2025, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), e representa um avanço técnico importante no manejo fitossanitário da cultura no estado.
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) avalia como positiva a regionalização dos prazos, considerando as diferentes condições climáticas e fitossanitárias presentes no território baiano. “Essa medida atende a uma demanda antiga do setor produtivo e reconhece as particularidades de cada microrregião agrícola da Bahia. É um avanço na busca por mais eficácia no controle da ferrugem-asiática e no uso racional de defensivos agrícolas”, destaca o presidente da Aiba, Moisés Schmidt.
O vazio sanitário é o período no qual fica proibido cultivar ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo é eliminar os hospedeiros do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem-asiática — principal doença da cultura no Brasil —, reduzindo assim a presença de esporos no ambiente durante a entressafra.
Já o calendário de semeadura define o intervalo em que a semeadura da soja é permitida. A medida busca reduzir o número de aplicações de fungicidas e prevenir o surgimento de populações do fungo resistentes aos principais grupos químicos utilizados no controle da doença. A legislação determina que o vazio sanitário deve ter duração mínima de 90 dias, e cabe à Secretaria de Defesa Agropecuária estabelecer, anualmente, os prazos para cada estado.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), será publicada em breve, em caráter excepcional, uma portaria com o calendário para antecipação da semeadura, reforçando os prazos legais previstos na legislação fitossanitária do estado. O acompanhamento das áreas plantadas excepcionalmente durante o vazio sanitário será regulamentado por norma específica da Adab, em conformidade com a decisão aprovada na Câmara Técnica Regional (CTR), realizada em 23 de janeiro de 2025.
Na safra 2025/2026, pela primeira vez, o calendário da soja na Bahia será dividido em três regiões distintas, com datas específicas para o vazio sanitário e o início da semeadura. A mudança está prevista na Portaria SDA/MAPA nº 1.271, de 30 de abril de 2025, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), e representa um avanço técnico importante no manejo fitossanitário da cultura no estado.
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) avalia como positiva a regionalização dos prazos, considerando as diferentes condições climáticas e fitossanitárias presentes no território baiano. “Essa medida atende a uma demanda antiga do setor produtivo e reconhece as particularidades de cada microrregião agrícola da Bahia. É um avanço na busca por mais eficácia no controle da ferrugem-asiática e no uso racional de defensivos agrícolas”, destaca o presidente da Aiba, Moisés Schmidt.
O vazio sanitário é o período no qual fica proibido cultivar ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo é eliminar os hospedeiros do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem-asiática — principal doença da cultura no Brasil —, reduzindo assim a presença de esporos no ambiente durante a entressafra.
Já o calendário de semeadura define o intervalo em que a semeadura da soja é permitida. A medida busca reduzir o número de aplicações de fungicidas e prevenir o surgimento de populações do fungo resistentes aos principais grupos químicos utilizados no controle da doença. A legislação determina que o vazio sanitário deve ter duração mínima de 90 dias, e cabe à Secretaria de Defesa Agropecuária estabelecer, anualmente, os prazos para cada estado.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), será publicada em breve, em caráter excepcional, uma portaria com o calendário para antecipação da semeadura, reforçando os prazos legais previstos na legislação fitossanitária do estado. O acompanhamento das áreas plantadas excepcionalmente durante o vazio sanitário será regulamentado por norma específica da Adab, em conformidade com a decisão aprovada na Câmara Técnica Regional (CTR), realizada em 23 de janeiro de 2025.
Bahia adota nova divisão regional para vazio sanitário e semeadura
A partir da safra 2025/2026, o estado da Bahia passa a ser dividido em três regiões agrícolas, com datas distintas para o vazio sanitário e o período permitido de semeadura. No Oeste da Bahia, a maior parte dos municípios produtores de soja está incluída na Região I, onde o vazio sanitário ocorrerá entre 26 de junho e 7 de outubro, e a semeadura será permitida a partir de 8 de outubro a 31 de dezembro. Entre os municípios contemplados estão: Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Riachão das Neves, Cocos, Santa Maria da Vitória, entre outros.
Vazio sanitário:
Região I: 26 de junho a 7 de outubro de 2025
Região II: 14 de junho a 14 de setembro de 2025
Região III: 14 de dezembro de 2025 a 14 de março de 2026
Calendário de semeadura:
Região I: 8 de outubro a 31 de dezembro de 2025
Região II: 15 de setembro a 15 de dezembro de 2025
Região III: 15 de março a 25 de junho de 2026
Na manhã desta terça-feira, 13, por volta das 7h40, uma cena chocante chamou a atenção de moradores do bairro Nova Brasília, em Luís Eduardo Magalhães. Um cão da raça pitbull atacou brutalmente um cachorro de menor porte e chegou a carregar na boca após o ataque.
Segundo relato de uma testemunha que presenciou toda a situação, ele seguia com a filha para levá-la à escola quando viu o momento em que o pitbull cruzou a frente de seu carro, correndo atrás do outro animal. “Ele deu algumas mordidas e, quando o cachorro ferido tentava escapar, era atacado novamente.
No final, pegou o cachorro pelo pescoço e saiu correndo com ele na boca, parecendo algo bem leve pra ele”, comentou o morador.
Ainda de acordo com as informações, o pitbull teria atravessado um lote baldio com o outro cachorro e arrastando encerrando o trajeto no local onde a cena foi registrada em vídeo.
O caso gerou preocupação entre os moradores da região, principalmente pela presença de crianças nas proximidades do local do ataque. A população pede mais responsabilidade dos donos de animais e alerta para os riscos de cães soltos pelas ruas da cidade.
13
Mai/25 |
Solicitação de Comparecimento |
A Mauricéa Alimentos do Nordeste LTDA convoca a Sr. Diana Carla cardoso de Jesus a comparecer a empresa no endereço indicado abaixo, no prazo de 48hrs a partir dessa publicação. Procurar o setor de Recursos Humanos.
Endereço: Rod. BR 242, KM88. Centro Industrial do Cerrado – Fábrica de Rações (Em frente ao Grupo Coringa).
13
Mai/25 |
Vaga de emprego para Operador Nível I |
13
Mai/25 |
Vaga de emprego para Pedreiro |