02
Mai/25 |
Nebraska, Abapa acompanha a apresentação de estudo sobre potencial hídrico |
Os resultados do estudo feito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Universidade de Nebraska para medir o potencial hídrico do Oeste da Bahia foram apresentados na última terça-feira, no segundo dia da Food Global Conference, nos Estados Unidos. O estudo foi uma demanda dos produtores do cerrado baiano, através da Aiba e da Abapa, e tem como objetivo mapear a disponibilidade dos recursos do Aquífero Urucuia e das águas superficiais das bacias dos rios Grande, Corrente e Carinhanha.
No evento desta semana, o vice-presidente da Abapa, Douglas Orth, está representando a entidade. De acordo com Orth, Universidade de Nebraska tem se consolidado como uma importante referência para a troca de informações, graças à sua experiência na gestão integrada das águas e à atuação do Instituto Water for Food Daugherty (DWFI), vinculado à universidade, nas áreas de segurança hídrica e alimentar.
A comitiva da missão técnica promovida pela Aiba segue em Lincoln até 1º de maio, participando de agendas de intercâmbio com agricultores e pesquisadores norte-americanos, com foco em irrigação e gestão sustentável da água.