30
Jun/25 |
Prefeitura de Barreiras fortalece manifestações culturais ao apoiar festejos juninos em diversas comunidades na sede e zona rural |
A tradição e a cultura popular ganharam ainda mais força neste mês de junho em Barreiras. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os festejos juninos tomaram conta de bairros e comunidades do município, promovendo encontros, memórias afetivas e celebrações que valorizam a identidade nordestina.
No último final de semana, o “Tradicional Arraiá de São Pedro”, na comunidade do Barrocão de Baixo, foi um dos destaques. Realizado pela Comissão de Eventos local, o festejo reuniu apresentações musicais, quadrilhas juninas, comidas típicas e muita animação entre os dias 27 e 29 de junho. As atrações incluíram Pisero dos Primos, Badú, Ferrinho, Charme do Forró e Jeferson Novaes.
“O apoio da gestão municipal tem sido fundamental para garantir a infraestrutura, segurança e logística dos eventos, permitindo que moradores e visitantes possam vivenciar uma festa animada, segura e repleta de significados para todos nós”, destacou Nem, líder comunitário no Barrocão.
Além do Barrocão de Baixo, a Prefeitura também esteve presente com apoio direto nos festejos juninos da Vila dos Funcionários, Barreira I, na comunidade Barroca e no bairro São Pedro, que celebrou o padroeiro com manifestações que resgataram a fé e a convivência entre os moradores, bem como nas manifestações culturais como a Festa do Divino em diversas comunidades.
Presente nas comemorações ao lado da primeira-dama Chaliny Matutino, do vice-prefeito Túlio Viana e secretários municipais, o prefeito Otoniel Teixeira destacou a importância de manter viva a tradição junina e o papel do poder público em incentivar essas expressões culturais. “O São João é um traço marcante da nossa cultura e da nossa gente. Quando valorizamos as manifestações populares nos bairros e comunidades, estamos investindo no fortalecimento da nossa cultura, memória e proporcionando alegria para o nosso povo”, afirmou o gestor.
O secretário de Cultura e Turismo, Gulla, também reforçou o compromisso da pasta com a cultura local. “Nosso esforço é para garantir que cada comunidade sinta-se reconhecida e apoiada. Os festejos juninos são uma oportunidade de fortalecer vínculos e incentivar a produção cultural nos territórios”, pontuou.
Nos dias 11 e 12 de julho, a festividade junina acontecerá na comunidade Angélica Ayres com o apoio da gestão municipal.