Notícias

24
Mai/25

Flib destaca autores do Oeste baiano e promove mais de 30 lançamentos e relançamentos de livros

Com início na última quinta-feira (22), a Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib) 2025 segue até este sábado (24), reunindo leitores, escritores e amantes da cultura em uma intensa programação que celebra a diversidade da literatura brasileira. Um dos principais destaques desta festa são os mais de 30 lançamentos e relançamentos de obras, protagonizados por autores de Barreiras, da região Oeste, da capital Salvador e de estados como Tocantins.

Os livros lançados precisam ser inscritos por meio do edital da Academia Barreirense de Letras (ABL), responsável pela curadoria da FLIB. De acordo com Marilde Queiroz, presidente da ABL e curadora do evento, o processo de seleção das obras é realizado com antecedência e obedece a critérios que garantem diversidade temática e qualidade literária.

“Alguns meses antes da Flib, a ABL lança um edital para que os autores interessados possam inscrever suas obras. A partir daí, fazemos a curadoria com muito cuidado, dividindo por categorias, como infanto-juvenil e adulto, e prezando sempre por dar visibilidade à produção literária da nossa região. É um trabalho coletivo que valoriza tanto novos talentos quanto autores já consolidados”, explicou Marilde.

No primeiro dia do evento, o escritor e secretário de Esportes de Barreiras, Balthazar Guimarães, realizou o lançamento de duas obras voltadas ao público juvenil: “Desafio” e “Marta e Jonas”. Os livros acompanham a trajetória de dois adolescentes, colegas e rivais no 9º ano, que se enfrentam em uma olimpíada escolar. As histórias abordam temas sensíveis como racismo, bullying, abuso sexual e homofobia, com o objetivo de provocar reflexões entre os jovens e incentivar a leitura.

“Essas obras são uma tentativa de levar cultura por meio da literatura, mostrando que o livro é uma ferramenta de transformação. Os temas são fortes, mas necessários. O retorno que tenho recebido dos jovens leitores tem sido emocionante”, declarou Balthazar.

Outro destaque da programação é o lançamento do livro “Brincadeiras do Cerrado”, terceira obra de uma série organizada anualmente pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com curadoria de membros da ABL. A publicação reúne contos de diversos autores da região e sucede os volumes “Contos do Cerrado” e “Mistérios do Cerrado”, lançados em edições anteriores da Flib. Assim como os demais, o livro também foi selecionado via edital e promove a valorização das narrativas locais.

Ainda na tarde desta sexta-feira (23), a escritora Amanda Garcia lançou sua primeira obra, O Segredo das Barreiras: Uma Viagem no Tempo, durante a programação da FLIB. E com a provocação, se você pudesse viajar no tempo e viver a história da sua cidade? Amanda convida os leitores a embarcarem com Laura e Caíque em uma aventura inesquecível pelas origens de Barreiras. Através de encontros com personagens lendários, tradições como o Nazaro, e figuras históricas como Polôgo, os protagonistas descobrem o significado do Porto das Barreiras e o valor da memória local. A cada página, o passado da cidade pulsa vivo, despertando nos leitores o senso de pertencimento e a valorização das próprias raízes.

Para a autora, o lançamento tem um significado especial. “Barreiras sempre me acolheu muito bem. Foi aqui que me tornei educadora e aprendi com a realidade dos meus alunos. Por isso, é muito simbólico lançar meu primeiro livro justamente no aniversário da cidade, aqui na FLIB. É uma celebração dupla: da literatura e do lugar que me formou”, ressaltou Amanda Garcia.

A programação de lançamentos da Flib 2025 também inclui iniciativas como o livro produzido por alunos da Escola Eurídice Santana que tem o apoio e organização da ABL, lançado na manhã desta sexta (23). O projeto, que envolve professores e estudantes, reforça o compromisso da festa com a formação de novos leitores e autores.

Fonte:DIRCOM PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades