Na última segunda-feira, 26, o auditório do Hotel Paranoá foi palco de uma ação significativa promovida pela Vereadora Zezília Martins: o projeto "Mulher na Direção". Esta iniciativa tem como objetivo apoiar mulheres que enfrentam o medo de dirigir, conhecido como Amaxofobia. Essa condição afeta cerca de 90% das pessoas nessa situação, que se sentem intensamente ansiosas ao estarem dentro de um veículo, seja como condutores ou passageiros.
Compreendendo essa realidade, o projeto "Mulher na Direção" busca desconstruir essas barreiras emocionais e fornecer apoio efetivo às mulheres. As ações desenvolvidas incluem:
Apoio psicológico: Para ajudar a compreender e enfrentar as emoções associadas ao ato de dirigir.
Legislação: Informações sobre os direitos e deveres das motoristas.
Direção defensiva: Aprendizado para aumentar a segurança no trânsito e a confiança ao volante.
Mecânica: Conhecimentos básicos para que as mulheres possam entender melhor seus veículos e se sentirem mais seguras em situações de emergência.
Meio ambiente: Sensibilização sobre a importância do transporte consciente.
Aulas práticas: Experimentos diretos ao volante, com instrutores capacitados para oferecer um ambiente de aprendizado seguro.
Com o Ford Territory, suas viagens serão marcadas por conforto, sofisticação e inovação. 🚘✨ Design arrojado, conectividade inteligente e espaço de sobra para ir além. Venha para a Ford Buriti e conheça o SUV que redefine o prazer de dirigir! 🌟
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães vendendo peças originais com garantia e colaborando com o meio ambiente e com a reciclagem de veículos.
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17° BBM) foram acionadas por volta das 17h40 da última segunda-feira (26), para atender a um grave acidente veicular na estrada que dá acesso ao município de Riachão das Neves, nas proximidades do assentamento Rio Branco, a cerca de 4 km da BR.
De acordo com informações iniciais repassadas pelo solicitante, a colisão envolveu dois veículos e uma das vítimas estaria presa às ferragens. No local, os bombeiros constataram uma colisão frontal entre uma caminhonete Toyota Hilux e um automóvel Volkswagen Fox.
Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já se encontravam na ocorrência. Os bombeiros auxiliaram no resgate de uma idosa que estava no banco traseiro do Fox e apresentava o quadro mais grave entre as vítimas, embora não estivesse presa às ferragens. Em seguida, foi realizada a retirada de outra vítima que ocupava o banco do carona, sendo necessário o uso de equipamentos de desencarceramento para abrir a porta do veículo.
Após os procedimentos, as vítimas foram entregues às equipes do SAMU para continuidade do atendimento. A condutora do Fox já havia sido retirada do veículo e recebia cuidados médicos.
Apesar dos esforços das equipes de socorro, a vítima idosa sofreu uma parada cardíaca dentro da ambulância e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito ainda no local. As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital do Oeste para avaliação e tratamento médico.
O 17º BBM reforça a importância da prudência nas estradas e segue atuando com empenho em ocorrências de resgate e salvamento na região.
Na manhã desta terça-feira, o Secretário Municipal de Esportes de São Desidério, Sr. Thiago Bezerra, se reuniu com os organizadores da III Corrida da Primavera, Sr. Remmo Peterson e Sr. Gabriel Pires, também representante da empresa Oeste Chip Eventos Esportivos.
Durante a reunião, foram discutidos os detalhes do apoio da Secretaria ao evento, que já se tornou uma tradição no oeste baiano. A corrida acontecerá no dia 13 de setembro de 2025 (sábado), na orla de São Desidério, no centro da cidade, com largada no finalzinho da tarde, brindando os atletas com o belíssimo pôr do sol local.
A expectativa desta edição é reunir 300 atletas, que receberão um kit completo: camisa dry-fit de alta qualidade, número de peito, chip eletrônico, medalha finish para todos os concluintes, além de premiação geral e por categorias de idade. Foi destacada também a importância de valorizar e reconhecer os melhores atletas de São Desidério, reforçando o incentivo ao esporte local.
Também esteve presente na reunião o Superintendente de Esporte, Sr. Romeu, acompanhando de perto todas as tratativas e reafirmando o compromisso da Secretaria em apoiar eventos esportivos que movimentam e fortalecem a cidade.
As inscrições já estão abertas no link abaixo:
https://inscricoes.oestechip.com.br/evento/3a-corrida-da-primavera/
“Corra com alegria, desafie seus limites e celebre cada passo rumo à vitória!”
27
Mai/25 |
Colégio estadual de Barreiras é premiado com três projetos em encontro sobre educação empreendedora |
Três projetos do Colégio Estadual Duque de Caxias (CEDUC), em Barreiras, receberam prêmios no 5° Encontro de Educação Empreendedora, organizado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O evento reuniu escolas e universidades para incentivar inovação e empreendedorismo. Ao todo, a unidade escolar apresentou 20 projetos no evento.
O encontro trouxe como tema “Gestão da propriedade intelectual e sua importância para empresas”, visando fortalecer o uso estratégico do conhecimento no ambiente empresarial. Pela primeira vez, o evento contou com o workshop do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BIC&T). Essa parceria abordou o tema “Inovação para a Sustentabilidade Global”, reforçando soluções criativas para desafios sociais e ambientais.
O primeiro lugar ficou com o projeto “Prato giratório anti-impacto para o transporte de bananas”. A equipe reuniu Gustavo Muniz de Carvalho, Erick Henrique do Nascimento de Souza e Laisla Ribeiro da Silva, todos com 17 anos, da 3ª serie do Wnsino Médio. Além do troféu, os estudantes ganharam três bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O segundo colocado foi o projeto “Cubículos acolchoados com folhas de bananeira”, criado por Kaua Moreira Soares e Alexandre Pamponet Guedes, ambos com 16 anos e da 2ª serie do Ensino Médio. Já o terceiro lugar ficou com o “Cocoban: utilização da fibra de coco suspensa para o transporte de bananas”, idealizado por Ana Clara Santos de Carvalho, 17 anos, Rayssa da Silva Santos, 18 anos, e Kétila Neris Andrade, 18 anos, todos da 3ª serie.
Orgulho e reconhecimento
A professora orientadora Andressa Carvalho comentou sobre o desempenho dos alunos. “Sinto uma sensação gratificante em poder contribuir para o protagonismo juvenil e criatividade em dois dias de competição. Isso reforça o potencial dos alunos do Ensino Médio público da Bahia”.
O estudante Gustavo Muniz expressou sua satisfação. “Foi uma experiência muito nova, diferente e muito boa participar. Tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e criatividade. Ganhar em primeiro lugar é uma honra e uma alegria imensa. Saber que fomos reconhecidos pela nossa ideia é gratificante”.
Comprometida com a conservação ambiental e a preservação dos recursos naturais, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), representada pela coordenadora do programa ABR-Sustentabilidade, Yanna Costa, participou, na última quinta-feira (22), da XLVII Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, realizada em Cristópolis (BA).
Durante o encontro, foram debatidos temas como visitas aos municípios do Oeste da Bahia para tratar do lançamento de efluentes nos rios, além da relevância do estabelecimento de uma parceria entre o comitê e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Também foram apresentados informes atualizados sobre a visita técnica realizada no estado de Nebraska (EUA) e as ações promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Cristópolis.
No dia anterior (21), a Abapa também participou da X Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Desidério, realizada no auditório da Câmara Municipal de São Desidério (BA). Na ocasião, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) apresentou as iniciativas desenvolvidas no município para prevenir e combater incêndios florestais, com foco na preservação das características naturais da região, especialmente os remanescentes do bioma Cerrado.
Dois cachorros da raça Pitbull invadiram uma fazenda e mataram mais de 35 animais na cidade de São Gabriel, no norte da Bahia. De acordo com a dona da propriedade, o ataque ocorreu no domingo (15) e os animais foram devolvidos para o tutor.
Conforme informações apuradas pela TV São Francisco, afiliada da TV Bahia na região, os cachorros mataram:
22 patos;
4 pavões;
6 gansos;
3 perus;
algumas galinhas e galos.
Segundo a proprietária, a casa estava vazia e ela foi avisada sobre o ataque por uma vizinha. Os dois cachorros entraram no local através de uma cerca na plantação de mamão e foram em direção aos animais.
Quando chegou no local, a dona da fazenda já encontrou os animais mortos e outros feridos. Ela não conseguiu contatar o tutor dos cachorros, mas ele foi até o local buscar os animais e afirmou que eles estavam desaparecidos há dois dias. Eles fizeram um acordo para cobrir os prejuízos.
Três pessoas feridas
Em Irecê, três pessoas ficaram feridas após o ataque de um cachorro, também da raça Pitbull, na segunda-feira (26). As três vítimas passavam pela rua quando foram surpreendidas pelo animal, que estava solto.
Segundo a Polícia Militar, duas pessoas tiveram ferimentos leves, enquanto a terceira teve ferimentos mais graves. Apesar disso, nenhuma delas corre risco de morte.
Durante o ataque, uma das vítima conseguiu imobilizar o animal com ajuda de pessoas que também passavam pelo local. Eles prenderam o cachorro com cordas e acionaram a Polícia Militar.
Ainda de acordo com a polícia, quando os PMs chegaram no local o Pitbull estava bastante irritado e mordia a corda para conseguir se soltar. Uma focinheira foi colocada no animal, que foi levado para uma clínica veterinária.
O cachorro recebeu um sedativo para se acalmar e, em seguida, foi levado para o Canil da Polícia Civil. O tutor do animal ainda não foi localizado.
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Rede Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães promove um ciclo de palestras com a temática “Combatendo as Mudanças Climáticas”, ministrado pela professora e bióloga Maria Irenir Almeida. A iniciativa tem como objetivo "informar, engajar e estimular atitudes sustentáveis entre os estudantes do município", como ressalta a docente.
As palestras são voltadas para alunos dos 5º e 6° anos e contam com uma programação que se estende até 13 de junho. Nesta segunda-feira (27), as atividades aconteceram pela manhã e à tarde, nas escolas municipais José Cardoso de Lima e Mozart Feliciano.
Durante os encontros, a professora Maria Irenir abordou os principais efeitos das mudanças climáticas no planeta, suas causas e, principalmente, as ações que cada cidadão pode adotar para contribuir com a preservação ambiental.
A bióloga destacou a importância da educação ambiental desde cedo como ferramenta essencial para a formação de uma geração mais consciente e comprometida com o futuro do planeta.
A Seleção de Futebol Masculina Sub-15 de Luís Eduardo Magalhães venceu São Desidério por 6 a 0 neste sábado (24), no Estádio Municipal Coronel Aroldo, pela Copa 2 de Julho. Com o resultado, a equipe garantiu vaga na semifinal da competição, que acontecerá no dia 31 de maio, em Santa Rita de Cássia.
A base da seleção é formada em sua grande maioria por alunos do projeto Seleções da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. A iniciativa atende gratuitamente crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em diversos bairros da cidade, além de atletas de escolinhas do município.
O secretário de Cultura e Esporte, Lisvan Vasconcelos, celebrou o desempenho da equipe. “Essa vitória é fruto do talento, da dedicação e do trabalho sério que vem sendo desenvolvido com os nossos jovens atletas. A classificação para a semifinal é um grande orgulho para o nosso município. Continuaremos investindo no esporte como ferramenta de transformação social”, destacou.
Confira os próximos jogos:
Copa 2 de Julho Sub-15
31/05 – Santa Rita de Cássia
1ª Semifinal
Seleção de LEM x Santa Rita de Cássia — 9h
2ª Semifinal
Cotegipe x Santa Maria da Vitória — 10h30
Final
Vencedor da 1ª semifinal x Vencedor da 2ª semifinal — 15h.
27
Mai/25 |
Aluga-se casa para a Bahia Farm Show |
RANGE ROVER SPORT 4.4 HSE DYNAMIC 4X4 V8
2017/2017
DE R$ 276.204,00
Por R$ 220.000,00
TIGGO 5X 1.5 AUT
2023/2024
APENAS 20.396 KM
Valor : 109.900
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 111.900
TERRITORY 1.5 TITANIUM AUT
2022/2023
R$ 149.900
HR-V EXL CVT 1.8 AUT
2020/2020
R$ 111.900
TRACKER PREMIER 1.2 AT
2022/2023
R$ 118.900
RENEGADE LONGITUDE T270
2022/2023
R$ 109.900
RANGER 3.0 V6 TURBO DIESEL CD LIMITED+ 4X4 AUTOMÁTICO
2023/2024
33.874 KM
R$ 298.000
COMMANDER 1.3 T270 TURBO FLEX LIMITED AT6
2023/2023 Ano
FLEX
24.551 KM
R$ 177.900
Tracker 1.2 turbo
23/24
KM 8.700
Branca
R$ 140.900
RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED+
2023/2024
R$ 312.900
MONTANA PREMIER AT TURBO
2023/2024
KM 5489
R$ 139.900
Onix Plus Premier 1.0 Turbo Automático
R$ 104.000 - transferência grátis!
2023/2023- Apenas 12.000 (Veículo Test-Drive)
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
27
Mai/25 |
Mês das Mães na JK!!!! |
27
Mai/25 |
Fiscalização Preventiva Integrada interdita fábrica de cerâmica e açougue em Bom Jesus da Lapa |
Apreensões e interdições de estabelecimentos que estavam funcionando de forma irregular marcaram a primeira semana de atuação da 51ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI) realizada na região de Bom Jesus da Lapa. Um estabelecimento industrial de artefatos cerâmicos e um açougue foram interditados na cidade pelos técnicos que integram as equipes da FPI, formada por representantes de 35 instituições públicas e entidades da sociedade civil organizada. Além disso, um acordo foi firmado entre o Município de Bom Jesus da Lapa e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) para encerramento do lixão e recuperação da área degradada.
Na cerâmica, foram identificadas situações que colocavam em risco direto a integridade física do trabalhador presente e, potencialmente, de moradores do entorno. A estrutura apresentava sinais visíveis de comprometimento, com risco iminente de desabamento, ausência de equipamentos de combate a incêndio, acúmulo de madeira, resíduos sólidos e lixo espalhado pela área produtiva.
Apesar da gravidade do cenário encontrado, o estabelecimento possuía licenças ambientais vigentes, mas análise criteriosa da documentação apresentada constatou o descumprimento de diversos itens condicionantes exigidos pelo licenciamento. A equipe paralisou as atividades do empreendimento. A suspensão será mantida até que os responsáveis apresentem todas as comprovações de atendimento às condicionantes previstas no licenciamento.
Quarenta pontos de venda de carne foram fiscalizados na região em apenas três dias da FPI. Foi apreendida uma tonelada e 770 kg de carne imprópria para o consumo e um açougue foi interditado em Bom Jesus da Lapa. O estabelecimento registrava precárias condições de higiene e estava infringindo diversas normas sanitárias, ao ponto, de apresentar carne com miíase (larvas de mosca) armazenada.
Encerramento de lixão
Dois dias após flagrar o descarte irregular de resíduos sólidos, a FPI comemorou, na quarta-feira (21), o acordo firmado entre o MPBA e a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa para acabar com o lixão a céu aberto da cidade, bem como para recuperar a área degradada. O Município também se comprometeu a cumprir a legislação ambiental vigente e a implantar a coleta seletiva de materiais recicláveis.
A coordenadora-geral da FPI do Rio São Francisco e promotora de Justiça Regional Ambiental de Bom Jesus da Lapa, Luciana Khoury, e o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, assinaram o acordo.
Combate à produção ilegal de carvão
Quase 30 fornos de carvoaria foram inviabilizados e 217 m³ do produto carbonizado na primeira semana da FPI. Em apenas um local, onde foram eliminados três fornos de carvão vegetal ativos, cujo destino seria a comercialização ilegal, foi identificada a derrubada de cerca de 600 hectares de vegetação nativa. Todas as carvoarias flagradas funcionavam clandestinamente.
Desmatamento em Bom Jesus da Lapa
Um desmatamento irregular de aproximadamente 40 hectares foi identificado no município de Bom Jesus da Lapa a partir de informações obtidas por imagens de satélite analisadas na fase de planejamento da etapa. A área foi mapeada por meio da plataforma MapBiomas. No local, foi constatada a supressão da vegetação nativa em área recente, sem comprovação de autorização legal para a atividade. Além disso, foram identificadas inconsistências no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), como a ausência de declaração de vegetação nativa.
Agrotóxicos
Irregularidades no armazenamento e venda de agrotóxicos também foram identificadas durante as inspeções, como acondicionamento indevido de produtos e erros no compartilhamento de espaços. Em alguns pontos de venda, agrotóxicos estavam armazenados ao lado de sementes, fios elétricos e equipamentos de pulverização, contrariando normas técnicas e ambientais que visam reduzir os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Escutas nas comunidades
Escutas realizadas em comunidades tradicionais revelaram falta de acesso a serviços básicos e essenciais, como saúde, educação, transporte adequado e estradas com condições mínimas de trafegabilidade. A comunidade de ‘Rio do Tanque’, no município de Riacho de Santana, possui 50 famílias que sobrevivem da agricultura familiar e busca a reintegração de políticas, como o programa de educação de jovens e adultos, que foi suspenso mesmo com a incidência de adultos não alfabetizados na comunidade.
Os remanescentes quilombolas da ‘Lagoa das Piranhas’ registraram aos integrantes da FPI a luta pelo fim do lançamento de efluentes no manancial que dá nome ao povo originário. Eles também buscam ações para recuperar o corpo hídrico, que há anos recebe água contaminada com agrotóxicos, fertilizantes e carga orgânica.
Atualmente, a comunidade depende de carros-pipas para ter acesso à água potável. Em reunião com o Município de Bom Jesus da Lapa, logo após o encontro na comunidade, a FPI do Rio São Francisco garantiu o aumento de carros-pipas para atendimento à comunidade. Também ocorrerá a reativação do posto de Saúde da Família.
Ações educativas
Atividades de educação ambiental foram realizadas pela FPI em escolas da rede pública, com foco na preservação da fauna silvestre e no combate ao tráfico de animais.
Composição da 51ª FPI da Bahia
Compõem a 51ª edição da FPI do Rio São Francisco na Bahia a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab); Agência Peixe Vivo (APV); Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha); Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa); Animallia Ong Ambiental; Agência Nacional de Mineração (ANM); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA); Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb); Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa); Conselho Federal dos Técnicos Industriais; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Bahia (Crea-BA); Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA); Conselho Regional de Química 7ª Região – Bahia (CRQ); Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA); Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Divisa-Sesab); Fundação José Silveira (FJS); Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e pela Agroecologia (FBCA); Fundação Nacional de Saúde (Funasa-MS); Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental (Gérmen); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); Instituto HORI; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Marinha do Brasil; Ministério da Saúde (MS); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público do Trabalho (MPT); Polícia Civil do Estado da Bahia (PC); Polícia Federal (PF); Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA); Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri); Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz); Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia (Sepromi); Secretaria da Saúde (Sesab); Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR); Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS); Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado da Bahia (Sintec-BA); Secretaria da Segurança Pública (SSP); Superintendência de Desenvolvimento Agrário – Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDA-SDR); Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec); Universidade Estadual da Bahia – Departamento dos Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Camponesas (Uneb); Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
A 86ª CIPM garantiu a segurança Parque de Vaquejada João Pequeno, nos Festejos da XXI Vaquejada da cidade de Santa Rita de Cássia.
O festejo, ocorreu deste a última quinta-feira, 22, até no domingo, 25 e a 86ª Companhia Independente de Polícia Militar atuou de forma destacada durante os Festejos da Padroeira de Santa Rita de Cássia, realizados entre os dias 22 e 25 de maio.
O tradicional evento, promovido pela Prefeitura Municipal, contou com grandes atrações como Pablo, Thiago Aquino e Tarcísio do Acordeon, reunindo um público estimado de 40 a 48 mil pessoas ao longo dos quatro dias, com picos de até 12 mil participantes por noite.
Graças ao planejamento prévio e à atuação integrada com outras unidades da PMBA, a festa transcorreu com tranquilidade, sem o registro de ocorrências graves.
“Desde os dias que antecederam o evento, intensificamos o policiamento na cidade e montamos um esquema de segurança voltado à prevenção. Contamos com o apoio da CIPE Cerrado, da Rondesp Oeste e de reforço da própria tropa da 86ª CIPM. Diariamente, cerca de 25 policiais estiveram empenhados na missão de garantir a paz e a ordem durante os festejos”, destacou o comandante da Unidade.
A 86ª CIPM reitera seu compromisso com a segurança da população da sua área de responsabilidade, atuando com firmeza e responsabilidade em todos os grandes eventos.
A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica, nesta segunda-feira (26), o projeto que equipara o crime organizado e a criação de milícias privadas ao terrorismo.
Agora, a proposta pode ser analisada diretamente pelo plenário, sem passar por comissões temáticas. O texto é de autoria do deputado Danilo Forte (União-CE).
"A necessidade de estender a aplicação da Lei Antiterrorismo a organizações criminosas e a milícias privadas que praticam atos de terrorismo decorre da constatação de que esses grupos têm utilizado o terror como instrumento para atingir seus objetivos, seja para retaliar políticas públicas, ou para demonstrar domínio, controle social ou poder paralelo ao Estado em qualquer espaço territorial", justifica Danilo Forte no projeto.
A proposta altera a Lei Antiterrorismo e inclui no conceito do crime as práticas que buscam "impor domínio ou controle de área territorial". Segundo a legislação em vigor atualmente, a pena para atos de terrorismo é de prisão, de 12 a 30 anos.
O texto inclui na legislação um parágrafo que obriga a aplicação das regras "às organizações criminosas e às milícias privadas que realizem um ou mais atos de terrorismo com o objetivo de retaliar políticas públicas, ou como forma de demonstrar domínio, controle social ou poder paralelo ao Estado em qualquer espaço territorial".
Ainda segundo o projeto, quando houver a prática de sabotagem, inutilização ou interrupção de infraestruturas críticas, ou serviço de utilidade pública por meio de recursos cibernéticos, a pena será aumentada de um terço.
Servidores do Poder Judiciário da União na Bahia (PJU) realizarão uma paralisação de três horas nesta quarta-feira (28), em protesto por melhores condições de trabalho. Um ato será realizado em frente aos Juizados Especiais Federais (JEF), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, às 8 horas. A ação integra o Dia Nacional de Mobilização da categoria.
Entre as reivindicações dos servidores estão: abertura de negociação sobre a implementação do plano de carreira, cargos e salários (PCCS), realizações de mais concursos, fim das contratações alternativas (terceirização), além de mais segurança no ambiente de trabalho.
O plano de carreira, cargos e salários foi protocolado em dezembro de 2022 no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas tem enfrentado dificuldades para avançar. A categoria solicita que seja aberta uma negociação com o Supremo Tribunal Federal (STF), entidade que elabora o Projeto Orçamentário e o encaminha ao Congresso Nacional. A categoria ainda relata perda remuneratória de 70% do salário em 10 anos.
A mobilização ocorre na Bahia e em outros 10 estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Piauí, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Santa Catarina.
A Bahia registrou uma expressiva redução no número de casos de arboviroses em 2025. Até o momento, foram notificados 19.812 casos prováveis de dengue no estado, contra 208.142 no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 90,5%. Com relação à Chikungunya, foram notificados 1390 casos prováveis, uma redução de 90,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 14135 registros. Os indicadores de Zika também apontam decréscimo no número de casos quando comparado ao ano passado. Foram 145 casos em 2025, 84,61% a menos que os 942 registrados em 2024.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem contribuído para este cenário. Já foram investidos cerca de R$ 20 milhões em ações de apoio direto aos municípios, com aquisição de equipamentos, veículos para ampliação da frota utilizada na aplicação de UBV pesado (fumacê), além de kits para agentes de Combate às Endemias e insumos estratégicos, como medicamentos.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a importância da atuação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal para conter a doença. “O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios. No entanto, cada ente precisa fazer a sua parte. As prefeituras devem intensificar as ações na atenção primária, garantir a limpeza urbana para eliminar criadouros e mobilizar a sociedade”, afirma.
Mesmo com o cenário favorável, a coordenadora de doenças de Transmissão Vetorial da Sesab, Sandra Oliveira, alerta que as medidas de prevenção e controle do vetor devem continuar. “Não podemos relaxar. É essencial eliminar possíveis criadouros como vasos de plantas e garrafas com presença de água parada, onde os mosquitos Aedes aegypti se proliferam”, destacou.
Sandra ainda chama atenção para a necessidade de se buscar uma unidade de saúde ao sinal de sintomas da dengue como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. “Em 2025, a Sesab realizou um plano de ações visando a capacitação de profissionais com foco no manejo clínico e controle vetorial, fortalecendo a capacidade de resposta”, pontuou.
Começaram nesta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. O cadastro deve ser feito no site, até às 23h59 (horário de Brasília) de 6 de junho. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.
O ENEM é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no Brasil. Universidades públicas e privadas usam a nota como critério de seleção. Além disso, o exame é requisito para programas governamentais de acesso ao ensino, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Este ano, os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio estão automaticamente pré-inscritos. Eles precisam apenas acessar a Página do Participante para confirmar os dados e escolher a língua estrangeira da prova. Já os estudantes das 1ª e 2ª séries e os candidatos que já concluíram o Ensino Médio precisam preencher a inscrição.
O exame também volta a oferecer a certificação de conclusão do Ensino Médio para candidatos maiores de 18 anos, dependendo da nota obtida. Esta função estava suspensa desde 2017, quando foi transferida para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).
O ENEM é composto por quatro provas objetivas e uma redação. As provas cobrem as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Para mais informações, confira o edital através do link.
27
Mai/25 |
Ofertas da Semana da Maná Agropet!!! |
27
Mai/25 |
LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas |
Tenha uma gestão completa de sua frota através do nosso sistema... Controle de velocidade, troca de pneus, óleo, abastecimento, manutenção em geral, além de alertas costumizados que podem ser gerados. Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!
🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA