Notícias

22
Mai/25

Academia Barreirense de Letras celebra 20 anos de realizações em prol da cultura e literatura na Capital do Oeste

Na noite desta terça-feira (20), o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho foi palco da cerimônia que celebrou os 20 anos da Academia Barreirense de Letras (ABL), sob o lema “Nossa literatura faz história”. O evento reuniu autoridades, escritores, músicos, estudantes e entusiastas da cultura e das artes de Barreiras e região.

A presidente da ABL, professora Marilde Guedes, abriu a solenidade destacando as duas décadas de atuação da instituição na preservação e promoção da literatura e cultura locais. Ela enfatizou o papel da ABL como espaço de memória e produção artística, e agradeceu o apoio da comunidade e do poder público.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. O prefeito Otoniel Teixeira foi representado pelo chefe de gabinete, Júnior Sampaio. “A Prefeitura de Barreiras nos últimos oito anos nutriu fortes laços de parceria com a Academia Barreirense de Letras, com o prefeito Zito Barbosa tendo requalificando o antigo Paço Municipal e assinando o termo de tombamento do frontispício pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (SPHAM), deste majestoso prédio e disponibilizando-o para sediar a entidade. Dando continuidade a este forte vínculo e parceria, o prefeito Otoniel Teixeira, a quem temos a honra de representar nesta solenidade, prepara a doação deste imóvel para abrigar a sede definitiva da Academia, uma forma de reconhecimento e homenagem ao trabalho incansável dos nossos literatas pela valorização da nossa história e cultura. Assim, a ABL poderá expandir suas ações e continuar sendo um farol para as letras e artes em nossa cidade e região”, afirmou Júnior Sampaio.

Durante a solenidade, foram entregues homenagens a membros fundadores e personalidades que contribuíram para a trajetória da ABL. A programação cultural da noite incluiu apresentações musicais e declamações de poemas, evidenciando a riqueza artística da região. O evento integra as comemorações dos 134 anos de emancipação política de Barreiras, e prevê ainda a inauguração do Parque dos Imortais, um espaço dedicado a homenagear os membros da ABL que deixaram um legado duradouro para a cultura local e a Festa Literária de Barreiras (Flib) 2025, que começa nesta quinta-feira, (22).

Já nesta quarta-feira (21), a ABL realizou mais uma edição da Blitz Literária, iniciativa realizada em parceria com a Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e outras instituições, que promove o incentivo à leitura por meio de abordagens educativas e distribuição de livros à população e faz um chamamento para a Flib, que terá a abertura oficial nesta próxima quinta-feira (22), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha.

A ABL, fundada em 20 de maio de 2005, nasceu do desejo de escritores e intelectuais de Barreiras em criar uma instituição dedicada ao apoio e promoção da literatura e das artes locais. Ao longo de sua história, a Academia tem sido um pilar na preservação da memória cultural da cidade, participando ativamente de eventos literários e promovendo ações educativas e culturais para a comunidade.

Fonte:DIRCOM PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades