Notícias

19
Mai/25

SAMU na BA: o que muda com as novas ambulâncias e cidades atendidas

Samu na BA: o que muda com as novas ambulâncias e cidades atendidas


Coordenador do Samu em Salvador, Ivan Paiva Filho diz que a ampliação está atrelada à grande demanda do serviço

No ano em que completa a maioridade na Bahia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) finalmente chegou a todas as regiões do estado. Moradores de municípios da Chapada Diamantina, última sem cobertura do programa, passaram a contar com o serviço 192 desde o final de março, quando mais 35 ambulâncias foram destinadas ao estado pelo Ministério da Saúde - somando um total de 232 unidades.

“Com essas novas unidades, completamos a universalização da cobertura regional do SAMU”, afirmou à época a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, destacando que a expansão só foi possível pela união entre Governo Federal, Estado e municípios. Segundo o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), o Samu agora alcança 333 municípios baianos, com uma cobertura populacional de 91%.

Entre as novas cidades atendidas estão Lençóis, Mucugê, Piatã, Itaberaba, Abaíra, Iaçu e Nilo Peçanha. “Nosso objetivo é a universalização do Samu em toda a Bahia para que toda a população esteja coberta pelo serviço”, reforça Stela Souza, presidente do COSEMS. Ela explica que o conselho trabalha em parceria com a Sesab para viabilizar os recursos financeiros para estruturação do serviço, cessão de ambulâncias, parte do custeio e dimensionamento das equipes de trabalho.

Além da expansão, as novas unidades estão ajudando a renovar a frota de Feira de Santana e Salvador, que receberam, respectivamente, 4 e 17 ambulâncias na última remessa. As da capital chegam simbolicamente no ano em que o SAMU completa 20 anos, no dia 18 de julho, com uma média de 300 atendimentos diários realizados nas 62 ambulâncias, triados entre as mil ligações que chegam à Central de Regulação.

Fonte:A TARDE
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades