16
Mai/25 |
Sudesb realiza palestra sobre ações de fomento em Bom Jesus da Lapa nesta sexta-feira (16) |
Disseminar pela Bahia as pautas de fomento ao esporte do Governo do Estado. Esse é o principal objetivo da palestra que será realizada pelos núcleos de Mais Mulheres no Esporte, Paradeposto e Saúde da Diretoria de Fomento da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta sexta-feira (16), em Bom Jesus da Lapa, no Território de Identidade do Velho Chico.
Das 7h30 às 12h, no auditório do Colégio Monsenhor Turíbio, serão apresentadas as principais ações e planos de atuação dos núcleos na palestra “Políticas do esporte: Mulher, Saúde e Paradesporto”. A proposta é interiorizar de forma mais ampla a atuação do fomento da autarquia estadual, compartilhando informações acerca da importância da mulher no esporte, da saúde no esporte e do fomento ao paradesporto.
O diretor de Fomento da Sudesb, Wilton Brandão, destaca a relevância da atividade, que possibilita aproximar os técnicos da autarquia estadual ao público de toda a Bahia. “Interiorizar nossas ações gera não só um maior conhecimento de como trabalhamos, mas também abre a mente de gestores municipais, membros de Organizações da Sociedade Civil e a comunidade como um todo. A partir desse gatilho, o esporte como uma importante ferramenta social nas suas variadas vertentes consegue ser ainda mais eficiente.”
Legado
No final do mês de março, a Sudesb participou do Evento Esportivo MSA em Marcionílio Souza, na região da Chapada Diamantina, que aconteceu nos dias 28 e 29 de março no Centro Cultural Renato Mercêz, com atividades práticas – de aulão e torneio de futebol feminino para mais de cem pessoas - e palestras para a população. No seminário, os núcleos apresentaram as suas respectivas ações para capacitar os agentes esportivos da cidade e região, com o objetivo da trazer a importância de colocar o corpo em movimento e superar os próprios limites.
Uma das atividades principais foi o torneio feminino, que contou com quatro equipes do município, em homenagem ao mês de celebração ao Fia Internacional da Mulher. Essa ação fez parte de um extenso programa de atuação do núcleo de Mais Mulheres no Esporte para destacar a pauta da inserção feminina no âmbito esportivo, desde a prática e a competição até a capacitação e a gestão esportiva.
Paradesporto
Já as ações de interiorização se intensificaram a partir do ano passado, quando o Núcleo de Paradesporto da Sudesb realizou uma série de clínicas pelo interior do estado. As atividades aconteceram em Senhor do Bonfim, Juazeiro, Caetité e finalizou em Salvador, com aulas teóricas de experiências reais e sobre as informações de diversas modalidades paradesportivas, no turno da manhã; e práticas desses esportes, pela tarde.
Com o objetivo de capacitar agentes esportivos, como alunos e profissionais de Educação Física mais a comunidade toda, Adelmare Junior, coordenador do Núcleo de Paradesporto comemora a realização do projeto. “O interior precisa receber eventos para propagar o paradesporto da melhor forma possível. É a inclusão da pessoa com deficiência no esporte no setor primário, que são as escolas, os clubes, as academias, os centros de reabilitação e demais espaços que recebem o público. O esporte é e sempre será uma importante ferramenta de inclusão. Por isso, nosso investimento em levar esse conhecimento e a prática por todos os cantos da nossa enorme Bahia”, pontua.
O projeto da Sudesb segue em 2025 com uma edição mais robusta, abrangendo oito cidades em diferentes Territórios de Identidade: Vitória da Conquista, em maio; Paulo Afonso, em junho; Juazeiro, em julho; Itabuna, em agosto; Irecê, em setembro; Porto Seguro, em outubro; Seabra, em novembro; e Camaçari, em dezembro. O primeiro evento acontece na próxima semana, entre os dias 23 e 24 de maio, na cidade do sudoeste baiano, aberto ao público.
Atividades em projetos sociais
Esse conhecimento pode ser propagado assim como já é desenvolvido pelos técnicos dos núcleos. Relacionando a prática esportiva com o cuidado à saúde, o núcleo de Saúde da Sudesb também promove seminários e palestras, destacando a importância dos cuidados com alimentação, preparação física, exames de rotinas, saúde mental, dentre outros, no meio esportivo, principalmente na área social tanto quanto o alto rendimento.
A atuação também é fortemente vinculada aos projetos sociais promovidos ou apoiados pela autarquia estadual, como o Esporte na Cidade, no Estádio de Pituaçu, o projeto de Núcleos de Esportes de Lutas e Combate, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia e na Arena de Esportes da Bahia, a Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), no Centro de Boxe e em Lauro de Freitas, por exemplo.