Notícias

15
Mai/25

Alunos de Tabocas do Brejo Velho vivenciam a recuperação de nascentes em oficina de Educação Ambiental

Uma ação de Educação Ambiental desenvolvida pelo Projeto Nascentes do Oeste envolveu 140 crianças da Escola Municipal de Cabeceirinha, em Tabocas do Brejo Velho, na última quarta-feira (14). A atividade, iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Prefeitura Municipal, teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da recuperação de nascentes.

Por meio de uma oficina de artes, os alunos aprenderam, de forma simples e criativa, técnicas essenciais como a identificação e delimitação de nascentes, o cercamento para impedir o acesso do gado, além da relevância do reflorestamento com espécies nativas nas matas ciliares.

Durante a atividade prática de visita à Nascente de Cabeceirinha, os participantes puderam explorar, ao longo do percurso, ferramentas de localização cartográfica, como imagens de satélite, GPS e rosa dos ventos. Também aprenderam a interpretar o terreno e a identificar cursos d’água, delimitando Áreas de Preservação Permanente (APPs).

A atividade foi encerrada com um momento de semeadura da semente de buriti – árvore símbolo do Cerrado –, no qual os alunos tiveram a oportunidade de semear utilizando a técnica conhecida como “lanço de sementes”. “A ação incentivou os alunos a refletirem sobre sua relação com o ambiente local, despertando a percepção individual da natureza. O resultado foi uma poderosa ferramenta de conexão com o território, fortalecendo o sentimento de pertencimento”, avaliou o coordenador do projeto e analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro.

Desde 2016, o Projeto Nascentes do Oeste desenvolve ações educativas e ambientais, reforçando o compromisso com a valorização dos recursos naturais da região do Cerrado baiano.

Fonte:Ascom Aiba
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades