05
Ago/25 |
Primeira estudante surda da UFOB realiza defesa de Trabalho de Conclusão de Curso |
A estudante Gilvana Gomes Pimentel, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, é a primeira pessoa surda a ingressar e também defender o Trabalho de Conclusão de Curso na UFOB. Em banca ocorrida nesta segunda (4), no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras-BA, ela foi aprovada com nota máxima.
Intitulado "Mãos cansadas": memorial de uma estudante surda sobre a sua experiência de escolarização, o trabalho foi feito pelo método de pesquisa narrativa autobiográfica, na qual a estudante relata em primeira pessoa a sua trajetória de escolarização, desde a Educação Básica até a graduação. No trabalho, são apresentadas as dificuldades encontradas e as estratégias encontradas para superá-las.
Orientado pelo professor Claudemir Teixeira, o trabalho foi todo escrito manualmente a lápis em caderno, com estrutura Libras, primeira língua da estudante surda. Na sequência, foi transcrito para o formato digital e organizado para a norma técnica da Língua Portuguesa.
A banca contou com a participação da professora Anne Gabriele Lima Sousa de Carvalho, do Centro das Humanidades, e do professor Theo Araújo Santos, do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde.