01
Set/25 |
Semana da Pátria é aberta oficialmente em Barreiras com tema Brasilidade |
A Prefeitura de Barreiras deu início, na manhã desta segunda-feira (1º), à programação da Semana da Pátria 2025. A solenidade de abertura foi realizada na Praça Castro Alves e reuniu autoridades, estudantes da Escola Municipal Dr. José da Costa Borges, professores e representantes da sociedade civil em um momento de valorização do civismo e da identidade nacional.
Com o tema “Brasilidade”, escolhido para nortear as atividades deste ano, a Semana da Pátria destaca a importância dos símbolos nacionais e do sentimento de pertencimento à cultura brasileira. O evento contou com a presença do vice-prefeito Túlio Viana, que representou o prefeito Otoniel Teixeira, além do secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, do secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, tenente-coronel Fábio Santana, do reitor da Uninassau, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e dos vereadores Adriano Stein e B.I. Ayres.
A execução do Hino Nacional e do Hino de Barreiras ficou a cargo da Banda Municipal 26 de Maio. Já o hasteamento dos pavilhões cívicos foi conduzido pelo coronel Warley Luiz da Silva, comandante do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (bandeira do Brasil); major Silvano Aquino, representando o comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste, coronel José Carlos Soares Mariano (bandeira da Bahia); e pelo vice-prefeito Túlio Viana (bandeira de Barreiras). “Esse é um momento de reafirmação de valores que fortalecem a cidadania e o sentimento de coletividade, fundamentais para a construção de uma sociedade melhor”, destacou o vice-prefeito.
De acordo com o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, o tema deste ano reforça a identidade nacional. “A Semana da Pátria é uma oportunidade de trabalharmos, junto às escolas, a valorização da nossa história, cultura e símbolos, incentivando o amor ao Brasil desde cedo nos nossos estudantes”, pontuou.
A programação segue durante toda a semana com desfiles nos bairros e comunidades rurais onde estão localizadas as unidades escolares. O ponto alto será no domingo (7), quando acontecerá o Desfile Cívico-Militar, às 7h, na Avenida Clériston Andrade, com a participação de cerca de 4 mil estudantes, militares e representantes de instituições.