Na tarde desta quarta-feira, 06, uma guarnição da 85ª CIPM capturou um homem evadido do sistema prisional que possuía contra si mandado de prisão pela prática do crime de roubo.
A ação se deu quando a guarnição policial em rondas pelo Centro de Luís Eduardo Magalhães, realizou procedimentos de abordagem a um homem de 27 anos e após consultas nos bancos de dados criminais restou comprovado que havia um mandado de recaptura expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso.
O foragido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil local onde foi cumprida a ordem judicial.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista à agência de notícias Reuters, que só pretende ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando sentir que há disposição real para diálogo. Até lá, afirmou que não vai se humilhar.
Segundo o presidente, a intenção é debater o tarifaço com o Brics — grupo de países em desenvolvimento do qual o Brasil faz parte, junto com a China, a Rússia e a Índia, dentre outros.
Lula e Trump, rivais políticos, nunca conversaram.
A fala ocorre no momento em que o governo brasileiro enfrenta uma crise diplomática com os Estados Unidos após o anúncio de tarifas comerciais contra produtos brasileiros, medida adotada unilateralmente por Trump.
A tarifa anunciada por Trump entrou em vigor nesta quarta-feira. Os EUA cobram uma sobretaxa de 50% para entrada de produtos brasileiros no país, a mais alta cobrada pelo governo norte-americano.
Cerca de 35,9% das exportações brasileiras aos EUA serão afetadas, segundo estimativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
A medida prevê uma longa lista de exceções como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos. A carne e o café, contudo, estão entre os produtos afetados.
Ao ser questionado se a relação entre Brasil e Estados Unidos vive hoje o pior momento dos últimos 200 anos, Lula disse que a crise atual tem origem clara.
Nesta quarta, o Brasil acionou formalmente a OMC, a fim de iniciar um processo a respeito das tarifas. O governo brasileiro solicitou consultas aos EUA, etapa anterior à eventual abertura de um painel, mecanismo de julgamento dentro da organização.
A OMC, no entanto, está esvaziada e o próprio governo brasileiro entende que a chance de sucesso é pequena. No entanto, Lula, como defensor da OMC e do sistema multilateral, entendeu que era preciso fazer esse gesto.
Brics
Países do Brics, como a Índia, também têm sido alvo das tarifas de Trump. O presidente norte-americano alega que seu país tem déficits comerciais com essas nações. Não é o caso do Brasil, com quem os EUA têm superávit comercial.
“Vou tentar fazer uma discussão com eles [Brics] sobre como é que cada um está dentro da situação, qual é a implicação que tem em cada país, para a gente poder tomar uma decisão”, disse Lula.
“É importante lembrar que o Brics tem dez países no G20”, completou, em referência ao grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo.
Ataque à soberania
Um dos motivos alegados por Trump para o tarifaço em cima do Brasil é o processo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu aliado, é réu por tentativa de golpe de Estado. Trump chama o processo de “caça às bruxas”, apesar de seguir todos os trâmites da Justiça brasileira.
“Não é uma intromissão pequena, é o presidente da República dos EUA achando que pode ditar regras a um país soberano como o Brasil”, pontuou Lula.
O petista disse também que Trump tenta interferir no Brasil contra a regulação de empresas norte-americanas, a exemplo das gigantes de tecnologia, as chamadas “big techs”. Nesse momento, Lula destacou que o Brasil é um país soberano e que, assim como os Estados Unidos, tem o direito de estabelecer regras para o funcionamento de empresas que atuam no seu território.
Sem retaliação
Lula disse ainda não pretende retaliar os Estados Unidos com novas tarifas sobre produtos americanos, mesmo diante do tarifaço imposto por Washington a exportações brasileiras.
Uma sobretaxa aos itens norte-americanos poderia aumentar a inflação no Brasil.
“Não vou fazer, porque eu não quero ter o mesmo comportamento dele. Quero mostrar que, quando um não quer, dois não brigam. Eu não quero brigar com os EUA”, disse Lula.
Representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Trabalho, Saúde e Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras participaram, nesta quarta-feira (6), da Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, realizada no campus IX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento reuniu representantes de diversos municípios da Bacia do Rio Grande com o objetivo de debater as propostas aprovadas nas conferências municipais e definir as diretrizes que serão encaminhadas à Conferência Estadual.
Durante a conferência, foram discutidos seis eixos temáticos que abordam desde a participação política das mulheres até o direito ao território e à sustentabilidade. A secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel, atuou como mediadora do eixo 3, que trata da autonomia econômica e do mundo do trabalho — temática que propõe reflexões sobre as desigualdades enfrentadas pelas mulheres no mercado, como a sobrecarga provocada pelas múltiplas jornadas e a divisão sexual do trabalho.
Também estiveram presentes a secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Gomes Bastos, e a equipe técnica da pasta, incluindo a subsecretária Maritânia Gonçalves, a assessora Eliane Kedma, coordenadora do CRAM, Thailane Rocha, e a coordenadora do CRAS V, Lilian Castro, que compõem a delegação governamental eleita na Conferência Municipal de Barreiras. Participaram ainda as coordenadoras dos CRAS, do Centro POP, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), além das equipes da Proteção Social Básica e Especial.
A Secretaria Municipal de Saúde foi representada pelas coordenadoras Denny Samper, da Saúde Mental, e Emanuela Oliveira, do Centro de Atendimento à Mulher, reforçando ao lado da professora da Ufob, Tânia Aparecida, o compromisso intersetorial da gestão municipal com a formulação de políticas públicas para as mulheres, com destaque para o eixo 4 que abordou a discussão da Saúde Integral, Direitos Sexuais e Reprodutivos.
Conforme a secretária de Assistência Social, a conferência territorial representa um espaço de escuta e diálogo entre o poder público e a sociedade civil, voltado à construção coletiva de diretrizes que atendam às diversas realidades das mulheres da região. “Este evento reafirma o papel estratégico da conferência como instrumento democrático e participativo, orientado por princípios de equidade, respeito à diversidade e enfrentamento às desigualdades de gênero, raça, classe e território. As delegadas eleitas nas conferências municipais também participaram ativamente das discussões e votações na plenária, que contou com a presença de representantes governamentais, convidadas e ouvintes de toda a Bacia do Rio Grande”, ressaltou Ivanete Bastos.
Com o compromisso de fortalecer a política de assistência social e ampliar o diálogo com a população, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania, promoveu nesta segunda-feira (04) a 12ª Conferência Municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o tema: Construção, Proteção Social e Resistência. O evento, realizado na sede do Sindicato Rural, reuniu gestores públicos, trabalhadores do setor e usuários do SUAS.
A Conferência teve como objetivo avaliar os serviços atualmente ofertados no município e propor diretrizes para seu aprimoramento.
Durante o encontro, foram apresentados os principais programas da Secretaria da Cidadania voltados à proteção social de pessoas em situação de vulnerabilidade, como o Centro de Apoio à Mulher (CAM), o Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), o POP RUA e o Cesta Cidadã.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo funciona em uma loja ampla, moderna, climatizada, confortável e aconchegante para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
Na noite da última terça-feira, o 5,policiais militares da 84ª CIPM flagraram três homens furtando mais de 40 metros de fios de cobre da rede de iluminação pública, na BR-135, em frente ao Hotel Solar, em Barreiras.
A guarnição realizava patrulhamento quando percebeu a ação dos suspeitos, que tentaram esconder parte da fiação na vegetação às margens da rodovia. O trio foi abordado e identificado, sendo constatado que o furto deixou um trecho de mais de 1 km sem iluminação, comprometendo a segurança da via.
Os envolvidos e o material apreendido foram apresentados à autoridade competente para adoção das medidas cabíveis.
06
Ago/25 |
LEM: Colisão entre moto e caminhonete na BR 242, em frente a Bahia Farm Show, deixa um morto |
Na manhã desta quarta-feira (6), um grave acidente na BR-242, em frente ao Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, resultou na morte de Adenilton Barbosa da Silva, de 43 anos, residente do município. A colisão envolveu uma motocicleta e uma caminhonete, por volta das 9h.
De acordo com informações de familiares, Adenilton havia saído de casa por volta das 7h da manhã com destino a cidade de Barreiras, distante 90km do município, em busca de óleo para a van com a qual trabalhava realizando transporte de passageiros entre Luís Eduardo Magalhães e a cidade de Barra.
A tragédia ocorreu quando uma caminhonete, que trafegava no sentido oposto da via, tentou realizar uma conversão à esquerda para acessar o aeroporto local. Nesse momento, houve a colisão lateral violenta com a motocicleta conduzida por Adenilton.
Equipes do SAMU foram acionadas rapidamente, mas, infelizmente, ao chegarem ao local constataram o óbito da vítima, que sofreu múltiplas fraturas pelo corpo. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Luís Eduardo Magalhães após a realização da perícia.
Abalada, a família relatou que Adenilton era o principal provedor do lar e sempre se dedicava a ajudar todos ao seu redor. A esposa da vítima contou, emocionada, que teve um pressentimento ruim e chegou a pedir para que ele não realizasse a viagem naquele horário. Eles estavam construído uma residência no bairro Florais Léa IV.
O motorista da caminhonete envolvida no acidente foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) para prestar esclarecimentos. A SUTRANS sinalizou a área do acidente e realizou os procedimentos de registro da ocorrência.
Na Rede São Camilo, oferecemos um check-up completo e personalizado, feito para atender todas as suas necessidades com praticidade e eficiência.
Após a consulta médica inicial, nosso serviço de concierge cuidará de tudo para você, agendando todos os seus exames no mesmo dia, otimizando seu tempo e sua rotina.
Cuide da sua saúde de forma simples e sem complicações. Agende já o seu check-up!
📞 Telefone Concierge: (77) 99876-2895 ou 99918-6568
Rede São Camilo. Nós cuidamos de você.
Aproveite a inauguração da Espaço Decor em LEM e garanta condições especiais de pagamento para novos clientes. É a sua chance de transformar seu lar com muito estilo!
#EspaçoDecorLEM #PalhaIndiana #MóveisPlanejados #DecoraçãoNatural #ToqueRústicoChique #DesignDeInteriores
06
Ago/25 |
Aluga-se Mini Carregadeira |
06
Ago/25 |
Vagas de Emprego para LEM |
Empresa no ramo de Confecções:
Operadora de Caixa
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
_________________________
Empresa no ramo de Lavanderia:
Auxiliar de Lavanderia
- Ensino fundamental completo;
- Com ou sem experiência;
- Disponibilidade de horário;
_________________________
Empresa no ramo de Material de Escritório:
Vendedora
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
- Goste de trabalhar no setor de vendas;
_________________________
Empresa no ramo de Instituições financeiras:
Analista de Atendimento
- Ensino médio completo;
- Com experiência em vendas, consórcios, telemarketing ativo;
- Conhecimento em informática;
_________________________
Empresa no ramo de Clínica Veterinária:
Recepcionista
- Sexo feminino;
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Disponibilidade de horário para fazer hora extra;
- Conhecimento em informática;
- Gostar de animais;
_________________________
Empresa no ramo de Lojas de Variedades:
Operador Comercial/Promotor de serviços
- Maior de 18 anos;
- Ensino Médio completo;
- Disponibilidade de horário;
- Disponibilidade para trabalhar em escala 6x1;
_________________________
Empresa no ramo de Fabricação de Placas e Carimbos:
Designer gráfico e Atendente
- Cursos que incluam o coreldraw, como designer gráfico;
- Ter conhecimento em coreldraw ou designer gráfico;
- Ambos os sexos;
_________________________
Empresa no ramo de Clínica de Saúde:
Vaga para Técnico de coleta laboratorial
- Desejável experiência na área laboratorial;
- É necessária disponibilidade de horários flexíveis.
- Realizar atividades técnicas no âmbito da análise clínica e processo em Laboratório Clínico;
- Executar controle de qualidade constante;
- Executar análise e liberação de exames;
- Jornada de 06 horas segunda a sexta feira;
- Ambos os sexos;
Vaga para Auxiliar de Serviços Gerais
- Ensino médio completo;
- Experiência em serviços gerais em empresas;
- Conhecimento em produtos de limpeza e suas funções;
- Ter disponibilidade para atuar em horário comercial de segunda a sexta-feira.
_________________________
Empresa no ramo de Móveis e Eletrodomésticos:
Cobrador
- Sexo masculino;
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Transporte próprio (Moto);
- Habilitação;
_________________________
Empresa no ramo de Concessionária:
Vendedor Interno
- Ambos os sexos;
- Conhecimento em informática;
- Diferencial: Entender de moto;
- Ensino médio completo;
Montador de Motos
- Sexo masculino;
- Diferencial: Saber pilotar, não precisar CNH;
02 vagas para: Consultor de Vendas Externas
- Sexo masculino;
- Disponibilidade de horário;
- Experiência em Vendas;
________________________
Empresa no Ramo de Cosméticos:
03 Vendedoras
- Com ou sem experiência;
- Com curso de maquiagem profissional;
- Conhecimento em informática;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
Estagiário
- Conhecimento em informática;
- Ambos os sexos;
- Cursando ensino médio regular no período noturno;
- Acima de 16 anos;
Operadora de Caixa
- Com ou sem experiência;
- Conhecimento em informática;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
_________________________
Empresa no ramo de Escola de Cursos:
Professor de Informática
- Experiência na área;
- Formação tecnólogo ou superior na área;
Gerente Comercial
- Ensino médio completo/ensino superior será um diferencial;
- Habilidades com redes sociais e informática;
- Experiência na área/se tiver experiência em escola de cursos será um diferencial;
- Proativo/organizado;
- Preferencialmente sexo feminino;
Vendas
- Sexo feminino;
- Ensino médio completo;
- Experiência em vendas;
- Se tiver experiência em vendas de cursos ou que já tenha trabalhado em escola de cursos será um diferencial;
- Informática básica;
- Saiba trabalhar com redes sociais;
- Proativa / organizada / saiba lidar com metas.
LINK DO GRUPO EXCLUSIVO PARA AS VAGAS DE EMPREGO:
https://chat.whatsapp.com/Esfn4tgf34d1JZhwTKkCxM
Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica Federal. Tel: (77) 9.9850-3073.
06
Ago/25 |
Vagas de emprego para Barreiras |
VAGA VENDEDOR EXTERNO
- Experiências em vendas externas;
- Habilidades de comunicação;
- Disponibilidade para o trabalho externo.
OPERADORA DE CAIXA
Requisitos:
- Disponibilidade de horário;
- Proativa;
- Comprometida com o trabalho;
OPERADOR COMERCIAL
REQUISITOS:
- Ambos os sexos;
- Disponibilidade de horário;
- Ter experiência será um diferencial.
AUXILIAR DE COZINHA
REQUISITOS:
- Disponibilidade de horário;
- Experiência na função;
- Agilidade;
- Comprometida com o trabalho.
VAGA PARA REPOSITOR ESTOQUISTA
REQUISITOS:
- COM EXPERIÊNCIA SERÁ UM DIFERENCIAL;
- DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO.
CONSULTOR(a) DE VENDAS
- Experiência com vendas;
- Bom networking;
- Habilidades com negociação;
Treinamento e oportunidade de crescimento.
VAGA DE ALMOXARIFE DE OBRAS
NECESSARIO EXPERIÊNCIA
VAGA PARA VENDENDORA DE LOJA
REQUISITOS:
- ENSINO MEDIO COMPLETO;
- EXPERIÊNCIA EM VENDAS:
- SAIBA TRABALHAR EM EQUIPE.
INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO PARA: (77)98105-3297
INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO PARA: (77) 9.8105-3297
🚀 Aproveite essa oferta imperdível:
Matrícula por apenas R$ 99,90 💸
E você ainda garante material didático gratuito! ✅
⚠️ Escolha um dos nossos cursos profissionalizantes e dê um passo rumo ao seu futuro: ⚠️
🖥️ Informática
📚 Auxiliar Administrativo
⛽ Formação de Frentista
👩🏻💻 Operador de Caixa
💊 Atendente de Farmácia
🧴 Massoterapia
📞 Informações pelo WhatsApp:
(77) 9 9905-0094
Venha para a Referência Cursos Profissionalizantes — onde o seu futuro começa agora! ✅🚀
TRACKER - CONSULTE CONDIÇÕES
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 109.900
RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED PLUS
2023/2024
R$ 299.900,00
CONSULTE CONDIÇÕES
ARGO DRIVE 1.0
2022/2023
R$ 65.900
TIGGO 5X PRO 1.5 VVT TB FLEX AUT
2023/2024
R$ 123.900
ONIX 1.0 TURBO FLEX PREMIER AUT
2022/2022
R$ 81.900
C3 1.6 16V FLEX FEEL PACK AT6
2022/2023
13.000 KM
R$ 77.900
CRETA 1.0 TGDI FLEX PLATINUM AUTOMÁTICO
2021/2022
R$ 121.900
RANGE ROVER SPORT 4.4 HSE DYNAMIC 4X4 V8
2017/2017
DE R$ 276.204,00
Por R$ 220.000,00
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 111.900
TERRITORY 1.5 TTITANIUM - R$ 139.900
RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED+
2023/2024
R$ 312.900
MONTANA PREMIER AT TURBO
2023/2024
KM 5489
R$ 139.900
Confira mais seminovos em nossa loja.
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
A Bahia foi o segundo estado do Brasil com maior número de mortes violentas intencionais (MVI) de crianças e adolescentes em 2024, segundo dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública analisados pela reportagem do BNews. O estado registrou 12,2 casos a cada 100 mil habitantes de 0 a 17 anos, número que representa quase o triplo da média nacional.
Em 2024, o Brasil registrou 2.356 mortes violentas intencionais (MVI) de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, o que corresponde a uma taxa de 4,6 por 100 mil habitantes nessa faixa etária. O grupo mais afetado foi o de adolescentes de 12 a 17 anos, que concentrou 2.103 mortes, representando aproximadamente 89% do total.
Entre as principais causas, amarga o homicídio doloso, sendo o principal motivo das MVI entre crianças e adolescentes no Brasil. Em 2024, foram 1.910 casos, o que representa 81% do total. Em segundo lugar, aparecem as mortes decorrentes de intervenções policiais (MDIP), com 407 vítimas, sendo 404 adolescentes. Em 2023, elas representavam 16,6% das mortes violentas de adolescentes. No ano passado, essa proporção subiu para 19,2%, registrando um aumento de 15,7% na participação desse tipo de ocorrência dentro das MVI.
Em terceiro lugar, o crime de lesão corporal seguida de morte foi responsável pelo falecimento de 22 jovens, e por fim, o crime de latrocínio, registrando um total de 17 falecimentos.
Ao analisar as regiões do país com os piores percentuais, observa-se que os estados do Norte e, sobretudo, do Nordeste concentram as maiores taxas de mortes violentas intencionais entre crianças e adolescentes. Os destaques negativos são para essas regiões e as regiões listadas registraram taxas bem acima da média nacional, que é de 4,6 por 100 mil habitantes:
Conforme aponta o 19º Anuário, os dados de 2024 “delineiam um quadro de forte desigualdade regional, reforçando tendências já identificadas em anos anteriores”. As estatísticas revelam que a maioria das MVI entre crianças e adolescentes, de 10 e 17 anos, são negras, do sexo masculino e vivem em regiões periféricas.
De maneira detalhada, na faixa de 0 a 11 anos, os meninos já são maioria entre as vítimas (62,2%), uma diferença que se ampliou em relação a 2023, quando essa proporção era de 53,3%. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a disparidade é ainda mais evidente, quase 9 em cada 10 vítimas de MVI são do sexo masculino.
Fora do espaço público, o ambiente doméstico também tem sido palco para violência. Metade das mortes de crianças ocorrem dentro de casa, são 50,7% dos espaços de agressão e letalidade dos jovens. Já entre os adolescentes, o cenário se inverte, 64,3% das mortes acontecem em via pública. Dado que conforme o próprio estudo “evidência o envolvimento desses jovens em contextos de violência urbana, em geral”.
Para concretizar essas mortes, o anuário seccionou as principais ferramentas para encerrar essas vidas. No grupo de 0 a 11 anos, predomina a agressão (21,8%) e outros meios (36,3%), reflexo da incidência de mortes no contexto infrafamiliar. Armas de fogo, embora presentes, correspondem a 31,6%, percentual bem mais baixo que o observado entre adolescentes.
Já entre os adolescentes, o quadro é distinto: as armas de fogo respondem por 87,3% das MVI, revelando a centralidade da violência armada nesse grupo etário, reiterando a associação das mortes intencionais de adolescentes à dinâmica da violência urbana.
Ao analisar a distribuição das mortes violentas intencionais de adolescentes por idade simples e comparadas com o número de MDIP para esse mesmo recorte etário, observa-se que houve um crescimento acentuado tanto de MVI quanto de MDIP na adolescência, sobretudo a partir dos 14 anos.
Enquanto as mortes violentas sobem de 144 casos aos 14 anos para 900 aos 17 anos, as mortes em intervenções policiais também crescem, saindo de 15 casos aos 14 anos para 193 aos 17 anos, uma elevação mais de 12 vezes em apenas três anos.
Esse padrão evidencia que uma a cada cinco mortes violentas intencionais de adolescentes no país ocorreram em intervenções policiais”, pontou o ofício.
Além disso, os dados confirmam que dentro desse recorte a “brutal desigualdade racial na sociedade brasileira, em geral, e na letalidade contra crianças e adolescentes no Brasil, em particular”. Sobretudo, pelas vítimas negras representarem quase 65% dos casos de MVI.
“Esse percentual se agrava ainda mais entre adolescentes, quando a proporção de vítimas negras salta para 85,1%, enquanto as vítimas brancas correspondem a 14,4%. Ou seja, ao menos quatro a cada cinco adolescentes brasileiros vítimas de MVI em 2024 era negros. Tal disparidade corrobora o peso do racismo estrutural na distribuição da violência letal no país, reforçando a sobreposição entre juventude negra e maior risco de exposição a contextos de violência”, diz o anuário.
Ao menos quatro a cada cinco adolescentes brasileiros vítimas de MVI em 2024 era negros. Tal disparidade corrobora o peso do racismo estrutural na distribuição da violência letal no país.
Em entrevista ao BNews, a especialista e assessora de Advocacy da Iniciativa Negras por uma Nova Política Sobre Drogas, Sara Sacramento, destacou que essas mortes ocorrem a partir da ausência estatal.
“Esse percentual se agrava ainda mais entre adolescentes, quando a proporção de vítimas negras salta para 85,1%, enquanto as vítimas brancas correspondem a 14,4%. Ou seja, ao menos quatro a cada cinco adolescentes brasileiros vítimas de MVI em 2024 era negros. Tal disparidade corrobora o peso do racismo estrutural na distribuição da violência letal no país, reforçando a sobreposição entre juventude negra e maior risco de exposição a contextos de violência”, diz o anuário.
Ao menos quatro a cada cinco adolescentes brasileiros vítimas de MVI em 2024 era negros. Tal disparidade corrobora o peso do racismo estrutural na distribuição da violência letal no país.
Em entrevista ao BNews, a especialista e assessora de Advocacy da Iniciativa Negras por uma Nova Política Sobre Drogas, Sara Sacramento, destacou que essas mortes ocorrem a partir da ausência estatal.
“É muito importante observar que a disseminação dessas mortes ocorre desde o início da vida. Isso se relaciona diretamente com as políticas de ausência intencional do Estado e com a precarização da vida nas periferias do Brasil. A falta de acesso a direitos básicos nas comunidades contribui significativamente para a produção dessas mortes”, pontua a especialista.
“A ausência de acesso à saúde de qualidade, à água potável, ao saneamento, à alimentação adequada e à moradia digna faz com que as pessoas vão morrendo aos poucos. Ou seja, é uma necropolitica em sua segunda dimensão, são duas: fazer morrer e deixar morrer. O fazer morrer é aquilo que entendemos por morte letal promovida pelo Estado. O deixar morrer está relacionado as políticas de ausências. A precarização das políticas necessárias a subsistência humana”.
A Iniciativa Negra por Nova Política sobre Drogas é uma organização que atua desde 2015, e articula o desenvolvimento de uma agenda de justiça racial e econômica, promovendo
Além disso, o órgão destaca ainda que “a contratação de 6 mil novos profissionais da Segurança Pública e os investimentos em novos equipamentos garantiram a ampliação das ações de combate ao crime organizado”.
Veja nota na íntegra
A Secretaria da Segurança Pública ressalta que nos últimos dois anos as mortes violentas apresentaram reduções de 6% (2023) e de 8,2% (2024) na Bahia. No primeiro semestre de 2025, a queda nos registros de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte foi de 7,3%.
estaca ainda que a contratação de 6 mil novos profissionais da Segurança Pública e os investimentos em novos equipamentos garantiram a ampliação das ações de combate ao crime organizado.
Com relação aos casos de mortes decorrentes de intervenção policial, a SSP esclarece que todas as ocorrências são investigadas pela Polícia Civl e também pelas respectivas Corregedorias. Salienta ainda os investimentos em tecnologia e equipamentos de inteligência, visando a atuação sempre mais eficiente e dentro da legalidade.
Reitera, por fim, o compromisso dos investimentos contínuos nas Forças Policiais, ampliando as ações entre as Forças Estaduais e Federais, fechando o cerco contra o crime organizado.
ações em Direitos Humanos e políticas de combate as drogas.
Em nota, a Secretária de Segurança Pública (SSP), ressaltou “que nos últimos dois anos as mortes violentas apresentaram reduções de 6% (2023) e de 8,2% (2024) na Bahia. No primeiro semestre de 2025, a queda nos registros de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte foi de 7,3%”.
Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Estado da Bahia levaram os atendimentos da Instituição às ruas de Bom Jesus da Lapa. Até amanhã, dia 6, cidadãos locais e romeiros que participam da tradicional “Romaria de Bom Jesus da Lapa’ podem se dirigir à unidade móvel instalada pelo MPBA na Praça da Fé, no centro da cidade, para apresentar demandas relacionadas às áreas da saúde, criança e adolescente, segurança pública, consumidor, dentre outras. Os atendimentos foram iniciados na segunda-feira (4), acontecem hoje (5), até às 17h30, e amanhã (6), das 8h às 12h.
As equipes do MPBA, formadas pelos promotores de Justiça Alana Dias Rosendo Vasconcelos, Daniel Meireles Aberceb,Isabella Bastos Emmerick e Jurgen Wolfgang Fleischer e servidores, também está promovendo inspeções em unidades de saúde, com apoio de técnicos do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau). Além disso, fiscalizações em unidades de acolhimento para crianças e adolescentes, com equipe da Central de Assessoramento Técnico Interdisciplinar (Cati Regional Oeste) e em serviços instalados pelo Município para atendimento da romaria, com apoio da equipe da Central de Apoio Técnico (Ceat).
Ações de planejamento, organização e execução das políticas de segurança, meio ambiente e cidadania são efetivadas pelo Ministério Público durante o evento festivo religioso, que está sendo acompanhado por meio do procedimento administrativo instaurado pelo MPBA, em atuação conjunta com o Município de Bom Jesus da Lapa, Polícia Militar, Polícia Civil, Santuário do Bom Jesus, SAAE, Coelba, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, dentre outros órgãos e entidades.
Durante patrulhamento no município de Baianópolis, policiais militares do 4º Pelotão da 83ª CIPM recuperaram uma motocicleta CG Fan 160, de cor preta, que havia sido roubada na cidade de Barreiras.
O veículo foi abandonado por suspeitos após perseguição da guarnição, e ao ser verificado, constatou-se que os sinais identificadores do chassi haviam sido suprimidos. Com o apoio da equipe plantonista da Polícia Rodoviária Federal em Barreiras, foi possível identificar a motocicleta por outra numeração e confirmar que se tratava de um veículo com restrição de roubo.
A motocicleta foi apresentada na Delegacia Territorial para adoção das medidas legais e posteriormente entregue à proprietária.