14
Ago/25 |
LEM e Barreiras: Cursos voltados à aviação agrícola estão com inscrições abertas |
Com foco em segurança, tecnologia e qualificação profissional, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realiza, neste mês de agosto, dois cursos voltados à aviação agrícola, área estratégica para o agronegócio. As capacitações, que estão com inscrições abertas, reúnem profissionais em uma programação teórica e prática sobre a operação segura e eficiente de aeronaves no campo. Organizada pelo Centro de Treinamento da Abapa, a iniciativa contempla o Curso de Executor de Aviação Agrícola (CEAA), de 18 a 23 de agosto, e o Curso de Coordenador de Aviação Agrícola (CCAA), de 25 a 30 de agosto. As aulas teóricas serão realizadas na sede do Centro de Treinamento (CT) da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães/BA, enquanto as atividades práticas ocorrerão na base da ABA/Manutenção de Aeronaves, em Barreiras/BA.
Os cursos atendem aos critérios estabelecidos pela Instrução Normativa 002/2008 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e têm como objetivo capacitar os profissionais diretamente envolvidos na aplicação de produtos fitossanitários por meio de aeronaves agrícolas. O coordenador é responsável pelo planejamento e supervisão das operações, sendo uma figura estratégica para a sustentabilidade das propriedades. Já o executor atua em solo, avaliando as condições da aplicação aérea e decidindo, inclusive, sobre a autorização da operação.
“As atividades aeroagrícolas não se resumem apenas às ações de suporte à agricultura, mas também ao combate a incêndios, repovoamento de rios e controle de vetores de doenças. Estes eventos são fruto de uma colaboração contínua entre o CT da Abapa e nossos parceiros, garantindo que esses profissionais continuem a entregar o melhor de si e de seus modernos equipamentos, dado o impacto significativo desse setor para o agronegócio nacional”, destaca o gerente do CT da Abapa, Douglas Fernandes.
Durante a formação, os participantes terão acesso a conteúdos técnicos sobre aeronaves com motores a pistão e a turbina, dimensões adequadas de pistas, preenchimento do hopper (reservatório de calda), manobras, alijamento e protocolos de resposta a panes. As aulas são ministradas por instrutores homologados por grandes fabricantes do setor, como Air Tractor, Embraer e Thrush.
A ação conta com o apoio da Sabri – Sabedoria Agrícola, ABA – Manutenção de Aeronaves, Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e reforça o compromisso da Abapa com a formação técnica de excelência e a segurança das operações aéreas no campo.