Além dos grãos e fibras cultivados na região, o agricultor do oeste baiano também é responsável por plantar esperança e solidariedade. Prova disso é o projeto da sede própria da Pastoral da Criança em Roda Velha, distrito de São Desidério. A entidade acaba de inaugurar o seu endereço na comunidade, graças à ajuda dos produtores rurais, que financiou a obra através do Fundesis (Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia).
O projeto da nova sede foi contemplado pelo edital 01/2017 e saiu do papel amparado por um acordo de cooperação técnica e financeira firmada com o Instituto Aiba, responsável pela gestão do Fundesis. Após meses de muita obra, a nova sede foi entregue nesta terça-feira (10), em uma cerimônia marcada por muita emoção. “É muito bom saber que há quem se preocupe com os mais necessitados. Na medida do possível, a Pastoral tenta nos dar suporte, mas à distância fica complicado. Agora, com a sede aqui, esse apoio será ainda melhor e mais eficaz”, comemora a dona de casa Raquel dos Santos, moradora da localidade beneficiada.
A equipe da Pastoral há cinco anos vinha desenvolvendo trabalhos com a comunidade, mas por não ter um “porto seguro”, tinha suas atividades limitadas. A coordenadora da Pastoral da Criança, Jocicleia Fernandes explicou como o projeto irá melhorar o trabalho realizado no local. ”Aqui na sede própria as ações da Pastoral serão ampliadas. Com esse espaço, poderemos realizar nossas atividades em ambiente adequado, com mais segurança para as famílias e para as crianças, além de poder proporcionar lazer, brincadeiras e até promover eventos para levantar fundos para própria Pastoral da Criança. Antes não tínhamos e fazíamos em órgãos particulares ou no meio da praça. Agora temos o nosso espaço e isso vai gerar muita segurança e o trabalho será 100% aproveitado”, avalia.
Com a inauguração da sede própria, já são 205 famílias cadastradas para serem contempladas com as atividades realizadas pela entidade de ação social da CNBB, que atua na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários para assumirem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, estendendo às famílias e a toda comunidade.
Missão, aliás, muito parecida com a do Fundesis, que em quase 12 anos vem promovendo uma verdadeira transformação social em toda região, financiando projetos em áreas essenciais como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, sustentabilidade, entre outros que beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos em vários municípios da região.
“Ao todo, já foram aplicados quase R$ 4 milhões em todos os 14 municípios do oeste da Bahia. As pessoas devem entender que o produtor rural se preocupa com o meio ambiente e com o ser humano, praticando a sua responsabilidade social, ou seja, o agronegócio não é apenas lavoura, é também ações socioambientais”, ponderou Romildo Nascimento, gerente da agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Luís Eduardo Magalhães. O BNB é parceiro dos produtores rurais no Fundesis, funcionando como agente catalisador dos recursos.
Doadores ativos do Fundesis, os agricultores Célio Zuttion e Marcelino Flores participaram de forma ainda mais engajada na realização da construção da sede da Pastoral em Roda Velha. “Eu fico emocionado não só em ver essas paredes levantadas, mas em constatar a união de todos que ajudaram a realizar essa importante obra. Isso aqui prova que não fazemos nada sozinhos e a comunidade de Roda Velha está de parabéns”, declarou Zuttion.
De acordo com a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé, a confiança dos associados da Aiba, do Banco do Nordeste, dos representes do município e da própria comunidade faz toda a diferença, pois não só acreditaram no projeto como também nutrem a esperança de uma sociedade melhor.“Acredito que a criança não é o futuro, a criança é o presente. Precisamos realmente acreditar nisso e proporcionar coisas boas para nossas crianças para que elas possam crescer e se desenvolver em prol de potencialidades humanas com capacidade de mudar sua comunidade, sua vida familiar e sua vida profissional. O Fundesis ajudou a dá o pontapé, mas quem faz isso aqui acontecer são vocês”, disse.
Na tarde desta quarta-feira, 11, pouco depois das 15h, dois homens e um mototaxista ficaram feridos após uma colisão envolvendo duas motocicletas no cruzamento das ruas Castro Alves e Pernambuco, no centro de LEM.
De acordo com informações, uma motocicleta Honda Bros onde estava dois ocupantes (Jodeilson Oliveira Farias, de 21 anos, e Darlan Carvalho Souza, de 22 anos), trafegava pela Rua Castro Alves, sentido praça da matriz, quando invadiu a preferencial do mototaxista João Marilton Rodrigues, de 49 anos, que trafegava pela Rua Pernambuco, sentido BR 242.
Duas equipes do SAMU socorreram as três vítimas para a UPA. A polícia militar registrou o acidente.
11
Abr/18 |
Venha conhecer o Pastel Nobre |
No final da manhã desta quarta-feira,11, por volta das 11h50, uma colisão envolvendo quatro veículos deixou duas pessoas feridas na Rua Paraíba, no bairro Mimoso I, na cidade de LEM.
De acordo com informações, uma condutora de um veículo GM Corsa se assustou com um motociclista que estava fazendo uma ultrapassagem e veio a ocorrer a colisão.
Em seguida o veículo Corsa ainda atingiu uma motocicleta onde estava Jorge Mendes Barbosa, de 33 anos. Ele estava parado no acostamento com sua moto quando foi atingido.
O veículo GM Corsa só parou ao colidir na traseira de uma caminhonete.
O motociclista Jorge Mendes e uma criança de 11 anos com corte nos lábios, ocupante do veículo, foram socorridos para a UPA.
O outro motoclista não permaneceu no local do acidente.
O Blog do Sigi Vilares, recebeu nesta quarta-feira, 11, várias reclamações de moradores do povoado de Brejo de Missão, zona rural do município de Angical. Eles alegam que todos os finas de semana, vários carros de som, estão tirando o sossego daquela comunidade. Em um dos relatos, o morador diz que no sábado, o movimento começa por volta das 20h e termina somente na manhã de domingo, por volta das 06h, impedindo que os moradores tenham uma boa noite de sono.
Os moradores pedem ajuda as autoridades, para que solucione o problema o quanto antes.
Nossa equipe, entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do município de Angical, de acordo com o secretário, Moysevaldo Almeida, a secretaria estará tomando as providências devidas nos próximos dias. O secretário adiantou, que irá fazer uma visita ao local e tentar resolver o problema com dialogo, conversando com os donos de bares, para que a situação não volte a acontecer.
No início da tarde desta quarta-feira,11, por volta das 12h, um motociclista deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Luís Eduardo Magalhães após sofrer um acidente de trânsito no povoado de Roda Velha de Baixo, no município de São Desidério.
De acordo com informações, o motociclista foi socorrido no local por uma ambulância do município e encaminhado para o posto de saúde de Roda Velha de Baixo e em seguida para o posto de Roda Velha de Cima para em seguida ser onde trasferido para LEM.
Não há detalhes de como ocorreu o acidente.
11
Abr/18 |
Venha para Árabe & Pizza!!! |
11
Abr/18 |
Promoção na MOBIL!!! |
11
Abr/18 |
Hoje no Picanha |
Na manhã desta quarta-feira, 11, por volta das 10h40, a reportagem do Blog do Sigi Vilares acompanhou a movimentação no canteiro de obras da construção das passarelas que estão sendo construídas na BR 242, altura da empresa Topvel (entre os bairros Jardim Paraíso e Jardim das Acácias) - em frente à antiga rodoviária, divisa do Florais Léa com o centro da cidade, e em frente ao posto Porto Brasil (divisa do Santa Cruz com o centro), em Luis Eduardo Magalhães.
De acordo com informações do encarregado do trecho, duas etapas da obra já foram concluídas, sendo elas: A locação e levantamento de níveis, locação e fundação. Agora virá a base de concreto e a estrutura metalica.
No local dos trabalhos, gabaritos de madeira já está dando visibilidade aos serviços e outra etapa de bate estaca já está dando início na altura do posto Porto Brasil.
Desde fevereiro de 2016, quando a estrutura do banco foi destruída por bandidos fortemente armados, a agência do Banco do Brasil na cidade de Angical não voltou a funcionar em sua total capacidade.
O maior problema enfrentado pela população, tem sido a falta frequente de cédulas, tanto nos caixas eletrônicos, quanto nos terminais internos. Diversos idosos, que recebem aposentadoria nesta instituição, têm enfrentado uma série de dificuldades para realizar o saque do benefício. Alguns deles, tem que se deslocar até Barreiras, para conseguir fazer o procedimento.
Atualmente os clientes só conseguem fazer saque, quando outros correntistas fazem deposito ou pagamento.
O banco não está viabilizando remessas junto a superintendência em Barreiras para atender a demanda de seus correntistas.
Na cidade existem dois correspondentes bancários da mesma instituição, mas o procedimento é o mesmo, principalmente pelo fato dos mesmos não terem a estrutura de segurança de uma agencia bancaria.
Alguns clientes são obrigados a ficar até duas horas na fila do banco, agourando que alguém chegue com dinheiro para fazer algum processo.
11
Abr/18 |
Você vai chorar de tanto rir🤣🤣🤣🤣 |
A Semana do Autismo terminou com uma grande conquista. Na Sessão desta terça-feira, 10, a Câmara de Barreiras aprovou por unanimidade o projeto 026/2018, de autoria da vereadora Graça Melo que desde o ano passado colabora de maneira efetiva com o fortalecimento das ações em prol dos autistas da cidade.
O projeto 026/2018 institui a inserção do símbolo do Autismo em órgãos públicos e privados. Todos aqueles que disponibilizam de atendimento prioritário devem colocar nas placas de indicação a fita “quebra-cabeça” – símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista. Com isto, a vereadora pretende igualar os Autistas aos demais beneficiários do atendimento prioritário.
“Estou muito feliz com esta aprovação, e agradeço aos colegas pela parceria. É necessário buscarmos, sempre, meios que facilitem a vida dessas pessoas e, acima de tudo que garantam os direitos de cada uma. A realização da Semana do Autismo em Barreiras foi muito importante para o crescimento de todos nós, que saímos ainda mais conscientes de que a luta em benefício dos Autistas, é diária”, disse Graça Melo.
A Semana do Autismo foi realizada de 02 a 08 de abril e teve uma programação bem diversificada. Contando com a participação da vereadora, aconteceram: Tribuna Popular na Câmara de Vereadores sobre o tema; roda de conversa com adolescentes autistas; tarde no cinema; trilha solidária em prol da Associação dos Amigos dos Autistas; formação para a equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho –debatendo Autismo e Diagnóstico Precoce; entrevistas em rádio, e também foi realizado um Bazar.
Quatro projetos de lei foram protocolados neste mês de abril, eles tratam sobre a advocacia, o ensino de matérias de direito nas escolas municipais e da identificação profissional dos procuradores do Município
Os Projetos de Lei 21/2018 e 24/2018 tratam, respectivamente, da autorização para o Município de Barreiras inserir na grade curricular das escolas públicas e privadas da cidade a disciplina de Noções Básicas de Direito, onde os alunos poderão compreender melhor matérias como os direitos humanos, direito constitucional e direitos do consumidor. O segundo projeto possibilita o Município criar carteiras funcionais para os dez procuradores municipais, que são os advogados responsáveis por defender o Município em ações judicias e extrajudiciais e não possuem, até o momento, nenhum documento de identidade profissional com o registro de Procuradores.
Já os Projetos de Lei 22/2018 e 23/2018 tratam das prerrogativas da advocacia. O primeiro institui o Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, que são os direitos que os profissionais possuem de exercer livremente a profissão, de ter acesso aos documentos e processos judiciais e administrativos, acompanhar seus clientes em investigações, ter respeitados a inviolabilidade do seu escritório e o sigilo entre advogado e clientes, direitos necessários para que possam proteger os direitos da população.
E o último, trata de determinação para que haja atendimento prioritário para os advogados que estejam representando seus clientes junto ao Município de Barreiras, ou seja, determina que a prerrogativa do atendimento prioritário seja respeitada pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, sempre que os advogados estejam representando clientes ou a sociedade barreirense, buscando informações e acesso aos processos administrativos e legislativos junto aos poderes executivo e legislativo da cidade.
“Queremos, com esses projetos, valorizar o trabalho dos profissionais do Direito que atuam em Barreiras, oferecendo a estes advogados condições de exercer sua função na forma autorizada pelo Estatuto da Advocacia. Importante ainda que nossos estudantes tenham contato com os princípios básicos do Direito, fundamentais em qualquer profissão e nas situações diárias de nossas vidas”, avaliou o vereador Carlos Costa.
Cópias dos quatro projetos de lei serão enviados para a Subseção da OAB em Barreiras e para a Seção da OAB no Estado da Bahia para que estas entidades tenham conhecimento das propostas e apoiem a aprovação dos projetos. Ao tomar conhecimento das propostas, o advogado e também servidor público da Prefeitura de Barreiras, Arnaldo Reis Trindade, parabenizou o vereador Carlos Costa e disse que “é necessário lutar pelo respeito às prerrogativas do advogado, pois o descumprimento destas garantias gera um ambiente de insegurança jurídica e viola o próprio direito de defesa do cidadão ferindo um dos objetivos fundamentais do nosso país que é a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Na última quarta-feira (4), na localidade de Alto da Boa Vista, zona rural de Barreiras, foi protegida a nascente que beneficia diretamente 20 famílias que dependem dessas águas para as atividades básicas e para a irrigação das lavouras. A recuperação da nascente marcou o fim de um curso sobre o tema realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para capacitar técnicos, sociedade civil e entidades representativas da área.
A nascente recuperada na comunidade é a primeira da parceria que prevê ainda a intervenção em outras 25 a 50 nascentes. O método ‘Caxambu’ abordado durante o curso, foi aplicado na parte prática, na Boa Vista. Ele consiste em uma limpeza do local da nascente e logo depois, a construção de uma espécie de caixa protetora com pedras e argila, evitando o acesso ao “veio d´água”, e onde geralmente se trata a água, por meio de cloro, para que os moradores beneficiados possam ter mais segurança no consumo.
“Diante da emergência dessa temática, a recuperação da nascente na comunidade da Boa Vista, é uma realidade que provoca mudanças e impactos positivos na qualidade de vida da população e conservação do meio ambiente. Além de medidas de proteção e isolamento da área para evitar o acesso de animais nas proximidades também realizou-se a conscientização ambiental dos moradores, que participaram de todo o processo de recuperação, proteção e preservação da nascente”, explica o secretário de meio ambiente, Demósthenes Júnior.
Integraram a ação, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, Aiba, Abapa, UFOB, Ong’s ambientais, Inema, Centro de Zoonoses, Bahiater e Embasa.
Morreu ontem, terça-feira, 10, no Hospital do Oeste, o barreirense William Lopes dos Santos, de 23 anos, vítima de golpes de faca após uma briga familiar no bairro Vila Brasil, em Barreiras.
Segundo informações, no dia 29 do mês passado o padrastro estaria agredindo a mãe de William, quando o jovem foi para defender sua mãe, acabou atingido pelo padrasto pelos golpes de faca.
Na ocasião, ele foi socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital do Oeste, mas após vários dias internados, ele não resistiu e morreu.
A indicação da Tribuna Popular foi feita pelo vereador Otoniel Teixeira
Hoje, quarta-feira, às 19h30, será realizada mais uma Tribuna Popular na Câmara de Barreiras. Desta vez, o foco é a atuação e as ações desenvolvidas pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão, em Barreiras e região. O diretor da ABAPA, João Carlos Jacobsen é quem vai fazer a explanação.
A indicação da Tribuna Popular foi feita pelo vereador Otoniel Teixeira (PDT), autor do projeto 003/2018, que está tramitando na Casa. A proposta torna a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, de Utilidade Pública.
A ABAPA tem como objetivo promover o algodão produzido na Bahia. O trabalho desenvolvido, já em duas décadas, tem alcançado bons resultados. O algodão é uma cultura forte que tem contribuído para o fortalecimento da economia do estado, em especial, da região Oeste.