Na última sexta-feira (16), os técnicos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participaram de uma feira de ciências dedicada à cultura do algodão promovida pelos estudantes do Colégio Maria Edith, no distrito de Roda Velha, em São Desidério. Para demonstrar todo o processo de plantio, colheita e beneficiamento do algodão, foi construída uma sala específica que reforçou aos participantes a importância da cotonicultura para o desenvolvimento socioeconômico do oeste da Bahia.
Ao agradecer a participação da Abapa no evento, o diretor do Colégio Maria Edith Rhoden, Jonas Fantin, enfatizou a importância da entidade no suporte à informação para o desenvolvimento da temática sobre o algodão durante a Feira. “Houve a participação dos estudantes e familiares que acreditam na importância da agricultura para o desenvolvimento econômico e social do distrito da Roda Velha e de toda a região”, afirma. Durante a ação, os profissionais da Abapa estiveram no local e demonstraram a importância da cotonicultura para a Bahia, que é o segundo maior produtor de fibra do Brasil.
Na oportunidade, o gerente do Centro de Análise de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, foi até a escola e mostrou as etapas e onde os profissionais do mercado podem estar envolvidos. “Temos, por exemplo, mão de obra que vem atestando a qualidade do algodão, a exemplo do laboratório, e nas indústrias algodoeiras, onde é separado o caroço da pluma antes de serem comercializados para o mercado interno e externo”, explica. Já Elvis Rodrigues, do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, pilar social e de capacitação da Abapa, falou sobre as atividades, infraestrutura e funcionamento dos cursos que vem aperfeiçoando a mão de obra que contribui com o avanço e sucesso da produção de algodão.
Para o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, esta aproximação da entidade com os mais diversos setores da sociedade tem sido fundamental para o desenvolvimento da cotonicultura do estado. “Por meio dos seus projetos institucionais para incentivar a produção de algodão, estamos levando também mais conhecimento e divulgação sobre a importância da cadeia produtiva do algodão para gerar mais emprego, renda e qualidade de vida para quem também vive nas cidades”, afirma. Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pela Abapa para promover o desenvolvimento da cotonicultura baiana, acesse o site: www.abapa.com.br
22
Nov/18 |
Vem para o Marabá, vem! |
22
Nov/18 |
Melhorias na obra de reconstrução do Anel da Soja reivindicadas pelo prefeito Oziel são autorizadas |
A reconstrução do Anel da Soja (BA 460) com recapeamento em CBUQ foi autorizada pelo Governador Rui Costa em atendimento às solicitações do Prefeito Oziel Oliveira juntamente com os produtores da região. A obra ja está sendo executada e tem tranquilizado seus usuários. Mas, o Prefeito Oziel Oliveira ouvindo os produtores, levou ao Governador algumas solicitações para melhorar ainda mais as condições da estrada que é tão importante para a região produtora, não só da Bahia como dos estados limítrofes.
Hoje, 22 de novembro, o prefeito recebeu o Engenheiro do Governo do Estado, Dr. Jader Coelho, e engenheiros da Construtora Jurema que comunicaram o atendimento das solicitações do prefeito pelo Governador e serão executadas na continuidade da obra:
-Construção de rotatória entre as BAs 460 e 469 nas Placas.
A reconstrução dos 10 Km que vão do posto fiscal á divisa com Tocantins.
- Construção de refúgios de drenagem ao longo da estrada, evitando a umidade do solo e consequente deterioração da malha viária.
“Já agradecemos ao Governador Rui Costa pela obra de qualidade que vem sendo executada, agora com estas melhoras ficamos ainda mais tranquilos pois teremos mais segurança na nossa estrada ,” disse o prefeito Oziel Oliveira que acertou com os engenheiros os últimos detalhes dos andamentos das obras.
O encontro contou com a presença de xeputada Estadual eleita Jusmari Oliveira que acompanhava com os engenheiros a evolução das obras.
A NINO AUTO PEÇAS informa que está com uma nova frota de sucatas para melhor atender você cliente amigo.
Disponibilizamos peças originais seminovas de todas as marcas com garantia.
NINO AUTO PEÇAS - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77
22
Nov/18 |
LEM: Moradora faz desabafo sobre a insegurança e falta de iluminação pública no Florais Léa |
Uma moradora do bairro Florais Léa entrou em contato com a redação do Blog do Sigi Vilars para denunciar a falta de segurança e problemas de iluminação pública no local. “Esqueceram de nós aqui principalmente na Avenida Ibitiara, já resido aqui há seis anos e até agora nada”, disse.
Indignada, ela falou sobre a importância de se aplicar corretamente os tributos pagos pela população. “A iluminação pública é um dever dos municípios, que investem o dinheiro que é cobrado dos moradores na taxa de energia elétrica. A iluminação eficiente contribui para se ter a sensação de segurança. Para nós uma rua bem iluminada já coíbe ação de ladrão”, afirmou.
Uma outra situação que preocupa os moradores do bairro são os constantes assaltos. “Os roubos vêm nos apavorando a cada dia, teve um grande crescimento constante aqui na avenida. Todos os dias amigos e vizinhos comentam... Fui assaltado, roubaram a minha moto, roubaram meu celular, roubaram minha bicicleta”, contou.
A internauta relatou a truculência dos criminosos. “Inclusive esses dias assaltaram minha tia, derrubaram ela da bicicleta e carregaram sua bolsa. Eu gostaria que as autoridades de Luís Eduardo Magalhães olhassem para nós, andamos com medo todos os dias, não se vê policiamento nessas ruas. Estamos apavorados e queremos nossos direitos como moradores por que pagamos nossos impostos”, desabafou.
O Coordenador de Polícia da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), sediada em Bom Jesus da Lapa, Jackson Trindade responsável pela investigação do desaparecimento do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Eduardo Pereira do Santos, de 64 anos, ocorrido no dia 21 de junho de 2018, concedeu entrevista ao site Notícias da Lapa na manhã desta quinta-feira (22).
Na ocasião, o chefe da 24ª COORPIN falou sobre o caso e da possibilidade do corpo encontrado em avançado estado de decomposição na última terça-feira (20), foi encontrada nas proximidades da Lagoa da Lapa, próxima a Gruta, ser do sindicalista. “Quase cinco meses depois, a Polícia Civil, através de um agente policial nosso, conseguiu localizar um corpo, que supostamente possa ser do senhor Eduardo Pereira dos Santos. Isso, ontem, o Delegado Dr. Marcos Aurélio tomou as medidas iniciais com o Dr. Geraldo Almeida e no local onde o corpo foi encontrado, levou a Polícia Técnica para fazer o levantamento cadavérico e a perícia. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) aqui de Bom Jesus da Lapa, o qual será submetido ao exame de necropsia, para tentarmos identifica-lo, certamente por DNA ou outros meios científicos, que possam identificar se realmente é o corpo do senhor Eduardo, que até então estava desaparecido”.
Questionado sobre a possível causa da morte, o delegado Jackson Trindade falou sobre o assunto. “Sabemos que aparentemente se trata de um suicídio, só que a Polícia Civil irá aprofundar bastante as investigações, para ficar tudo bem claro, bem esclarecido, para que não paire nenhum tipo de dúvida, e nem um tipo de questionamento. Para que isso aconteça, iremos contar com o brilhante trabalho da Polícia Técnica daqui de Bom Jesus da Lapa, que tem pessoas qualificadas, que algumas vezes não tem alguns recursos, mas que pode ser encaminhado para a capital do estado. Já até conversamos com o Coordenador do DPT, Benigno, nesse sentido.”
Somente após realização de exames de DNA vai poder determinar se o corpo encontrado é realmente do sindicalista desaparecido. “As investigações continuarão nesse sentido, para buscarmos descobrir qual foi a verdadeira causa da morte, o que vai nos dizer também, que é o exame cadavérico, vai tentar determinar a causa mortis dessa pessoa. A Polícia Civil continuará à frente das investigações, dando continuidade para esclarecer o caso.”
No local foram encontrados documentos e celulares, que levam a polícia acreditar que de fato seja de Eduardo Pereira do Santos. “No entanto, será aguardada uma prova científica para confirmar, já que os devidos exames, já foram solicitados pelos delegados que conduzem o caso”, ressaltou.
.
Um homem de 55 anos sofreu uma tentativa de homicídio na manhã desta quinta-feira (22), por volta das 10h45, em frente a um bar de sua propriedade, na Rua Itagimirim, nas proximidades da Rua Canavieiras, no bairro Santa Cruz III, em Luís Eduardo Magalhães.
Segundo informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, a vítima identificada como Antônio Agostinho da Silva foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta que invadiram o local e efetuaram os disparos. A vítima caiu ferido ao lado de uma mesa de sinuca.
Socorristas de uma Unidade Avançada do SAMU (USA) esteve no local e prestou atendimento a vítima que apresentava pelo menos quatro perfurações de arma de fogo. Agostinho foi de imediato socorrido para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras.
Uma equipe da Polícia Militar (PM) esteve no local e registrou o crime, além de colher informações que possam ajudar a identificar a autoria e motivação da tentativa de homicídio.
Entulhos
Tendo em vista as constantes reclamações de moradores de vários bairros de Luís Eduardo Magalhães, por reiteradas falhas no recolhimento do lixo nos dias programados vem sendo alvo de cobranças do vereador Filipe Fernandes para que a Prefeitura Municipal possa tomar as devidas providências. É comum ver pelas ruas de LEM uma grande quantidade de lixo na frente das casas.
Para agravar a situação os moradores têm que conviver com o acúmulo de entulhos e a falta da varrição das ruas em todos os bairros do município. Essa situação vem contribuindo para aumentar os problemas de saúde na população luiseduardense.
Ruas sujas
Em virtude dos fatos mencionados, os cidadãos questionam que os valores destinados no serviço de limpeza urbana são mais que suficientes, pois nos últimos dois anos foram gastos o montante de cerca de R$ 17 milhões de reais.
Um levantamento realizado pelo vereador Filipe Fernandes e também constatado em outros municípios que adotaram o próprio sistema de limpeza urbana, não dependendo da contratação de empresas privadas mostra que tiveram economias satisfatórias nos cofres públicos, além da melhor qualidade da prestação de serviço. Essas ações tornaram essas cidades modelo de referência de boa gestão e prestação de serviço.
22
Nov/18 |
Black Friday na IEOB |
Cursos Profissionalizantes por apenas R$ 69,90 - Informática, Vendas, Farmácia, Inglês e Muito Mais!
Corra e Faça sua Matrícula | (77) 3628-1760 (77) 99996-1555 - Rua Mato Grosso, 226 - Centro – LEM
Olá Sigi,
A população do bairro Mimoso I está cobrando o caminhão do lixo. Já tem uma semana que ele não passa por aqui. As lixeiras estão todas cheias, os cachorros ficam rasgando os sacos de lixo espalhando por toda a rua.
Deixo aqui o meu apelo para a prefeitura de LEM resolver o mais breve possível.
Att. Morador do M1
Resultado de insistente reivindicação de sua atuação política , a chegada da Delegada Especial da Mulher e a instalação do NAM - Núcleo de Atendimento a Mulher - no DISEP de Luís Eduardo Magalhães significa para a deputada eleita Jusmari Oliveira uma grande vitória.
Jusmari que em toda sua vida pública dedicou-se à luta no combate á violência contra a mulher e pela efetivação da lei Maria da Penha sendo, inclusive destacada no Congresso Nacional no acompanhamento de casos de repercussão nacional e que é a idealizadora do Projeto Borboleta que tem sido destaque no atendimento a mulheres agredidas e/ou violentadas no municipio, comemorou com entusiasmo a chegada da Dra. Elizangela.
A Delegada foi recepcionada oficialmente pelo prefeito Oziel, pelo delegado regional Rivaldo Luz e os delegados Joaquim Rodrigues, Leonardo Mendes de Almeida, por Jusmari Oliveira e pela Secretária de Governo do município Katerine Rios.
Na oportunidade Jusmari afirmou com a Dra. Elizangela o compromisso de apoio irrestrito à sua atuação e agradeceu de forma especial o apoio do delegado regional Dr. Rivaldo e do Prefeito Oziel Oliveira.
“Sem estes não teríamos realizado este intento. Nossa reivindicação junto ao Governador só pode ser viabilizada com o apoio dos dois, o delegado regional Dr. Rivaldo Luz e do prefeito Oziel Oliveira.”
Jusmari destacou também a atuação da ex-vereadora e atual Secretária Katerine Rios que fez varias indicações na busca da instalação da Delegacia da Mulher em Luís Eduardo Magalhães.
“O importante é termos os serviços especiais seja através do Núcleo ou de uma Delegacia. Dra. Elizangela é um alento na nossa luta e na parceria do Projeto Borboleta. A Delegacia virá em breve, não temos dúvida,” afirmou Jusmari.
O tema “Desafios e perspectivas do biomédico como protagonista no mercado de trabalho” norteou as apresentações do II Simpósio de Biomedicina da Faculdade São Francisco de Barreiras, realizado na manhã desta segunda-feira (19). O evento ocorreu no auditório João Altivo Bergamo, na sede da instituição, com quatro palestrantes que atuam em diferentes nichos de mercado, que vão desde a pesquisa, passando pelo ensino e chegando com força ao empreendedorismo. O objetivo dos organizadores foi lançar uma visão mais ampla sobre a Biomedicina no mercado de trabalho e despertar nos futuros profissionais o interesse pelas diversas formas de atuação.
“A coordenação do curso decidiu, junto com o colegiado, que a cada ano a turma do 6º semestre ficará responsável pela realização do Simpósio, com o Dia do Biomédico, 20 de novembro, como referência. O tema desse ano significa a ampliação do olhar sobre a profissão, porque a gente vê o biomédico por trás da atuação de vários profissionais da área médica. Eles solicitam o exame e nós, como habilitados, realizamos o laudo para o médico fazer o diagnóstico. Por tanto, o objetivo desse simpósio é mostrar como o biomédico pode ser protagonista, uma vez que a nossa função é ser o braço cientifico da medicina”, explicou Jéssica Pires, professora que coordenou o grupo de alunos que organizou o Simpósio.
O professor da Ufob Dr. Jaime Henrique Amorim, contou sua experiência como pesquisador e educador. Ele fez uma abordagem histórica e mercadológica do contexto que permitiu o surgimento do curso de Biomedicina no Brasil. “O curso de Biomedicina foi criado, no País, na década de 1960, devido à carência do desenvolvimento de produtos e tecnologias. Depois o biomédico conseguiu abraçar outros serviços, a exemplo das análises clínicas e recentemente a estética. Se formos analisar a história de várias epidemias, como o vírus da Zika, o desenvolvimento de diagnósticos, a própria detecção e caracterização de todas as etapas, o profissional biomédico estava presente, numa posição de liderança”, afirmou. Outros três biomédicos também ministraram palestras: Duílio Quinteiro, proprietário de uma rede de laboratórios de análises clínicas; Joana Lessa, responsável técnica por laboratório e Juliana Maciel, que trabalha com estética na biomedicina.
Karollyne Valéria, acadêmica do 8° semestre, está de acordo com a luta por uma valorização maior da profissão. Ela avaliou positivamente a realização do Simpósio e indicou os caminhos que pretende seguir.0 "O simpósio mostrou o mercado da Biomedicina com muita abrangência. Para quem está terminando o curso, é uma boa oportunidade para a gente conhecer mais as áreas antes de decidir em que devemos nos especializar. No meu caso já não há mais dúvidas, pretendo seguir na área de estética, montar minha clínica e trabalhar por conta própria", pontuou.
Em Luís Eduardo Magalhães, o cuidado com as pessoas da terceira idade também é prioridade! Com ações integradas nas áreas da saúde e da assistência social, a gestão do prefeito Oziel Oliveira possibilita mais qualidade de vida à população idosa do município.
No Programa Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa (PROMATI), os idosos contam com o atendimento especializado de um médico geriatra, que realiza consultas médicas toda quarta-feira, das 8h às 16h, na sede do Programa, localizado na Avenida Ayrton Senna, bairro Santa Cruz, ao lado do Mercado Municipal.
Além de promover terapias preventivas e realizar atendimentos médicos no local, o Dr. Carlos Perkuenny também realiza visitas domiciliares para atender os idosos que estão acamados, com restrição de movimentos ou que apresentam outras vulnerabilidades, objetivando prestar um atendimento humanizado e especializado para aqueles que mais precisam.
O PROMATI também conta mensalmente com a realização de palestras informativas e preventivas, ministradas por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos, sobre temas diversificados, a fim de prestar informações de qualidade voltadas à terceira idade e de sanar eventuais dúvidas que a maioria dos idosos possui nesta etapa de suas vidas.
Os serviços médicos na unidade ainda incluem verificação de pressão arterial, medição de glicose e peso corporal, além do agendamento de exames, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, efetuados pela Coordenação do Programa.
Além dos serviços acima descritos, também são realizados na unidade atividades de capoterapia, artesanato e intervenção com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) toda segunda-feira. Pilates e exercícios para incontinência urinária com acompanhamento de fisioterapeuta nas terças-feiras. Zumba e coral são oferecidos nas quartas-feiras. Nas quintas-feiras, acontecem os exercícios de coordenação e equilíbrio e também pilates. Já nas sextas-feiras, os idosos participam de atividades de zumba, artesanato, intervenção com o CRAS e tarde dançante com música ao vivo, dança, jogos, brincadeiras e dinâmicas socioeducativas.
“Acolher, informar e promover atividades que proporcionem a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da interação social para os idosos como parte de uma política inclusiva e que respeite as peculiaridades deste público. Neste caminho, a nossa gestão desenvolve ações voltadas para as pessoas da melhor idade de Luís Eduardo Magalhães. Além de possibilitar a convivência social, as ações somam para sensibilizar a sociedade no combate às diversas formas de violência contra a pessoa idosa”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.
22
Nov/18 |
Yellow Black Friday nas Lojas Aliança |