06
Ago/25 |
Barreiras participa da Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres com representação ativa de secretarias e delegadas eleitas |
Representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Trabalho, Saúde e Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras participaram, nesta quarta-feira (6), da Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, realizada no campus IX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento reuniu representantes de diversos municípios da Bacia do Rio Grande com o objetivo de debater as propostas aprovadas nas conferências municipais e definir as diretrizes que serão encaminhadas à Conferência Estadual.
Durante a conferência, foram discutidos seis eixos temáticos que abordam desde a participação política das mulheres até o direito ao território e à sustentabilidade. A secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel, atuou como mediadora do eixo 3, que trata da autonomia econômica e do mundo do trabalho — temática que propõe reflexões sobre as desigualdades enfrentadas pelas mulheres no mercado, como a sobrecarga provocada pelas múltiplas jornadas e a divisão sexual do trabalho.
Também estiveram presentes a secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Gomes Bastos, e a equipe técnica da pasta, incluindo a subsecretária Maritânia Gonçalves, a assessora Eliane Kedma, coordenadora do CRAM, Thailane Rocha, e a coordenadora do CRAS V, Lilian Castro, que compõem a delegação governamental eleita na Conferência Municipal de Barreiras. Participaram ainda as coordenadoras dos CRAS, do Centro POP, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), além das equipes da Proteção Social Básica e Especial.
A Secretaria Municipal de Saúde foi representada pelas coordenadoras Denny Samper, da Saúde Mental, e Emanuela Oliveira, do Centro de Atendimento à Mulher, reforçando ao lado da professora da Ufob, Tânia Aparecida, o compromisso intersetorial da gestão municipal com a formulação de políticas públicas para as mulheres, com destaque para o eixo 4 que abordou a discussão da Saúde Integral, Direitos Sexuais e Reprodutivos.
Conforme a secretária de Assistência Social, a conferência territorial representa um espaço de escuta e diálogo entre o poder público e a sociedade civil, voltado à construção coletiva de diretrizes que atendam às diversas realidades das mulheres da região. “Este evento reafirma o papel estratégico da conferência como instrumento democrático e participativo, orientado por princípios de equidade, respeito à diversidade e enfrentamento às desigualdades de gênero, raça, classe e território. As delegadas eleitas nas conferências municipais também participaram ativamente das discussões e votações na plenária, que contou com a presença de representantes governamentais, convidadas e ouvintes de toda a Bacia do Rio Grande”, ressaltou Ivanete Bastos.