29
Jul/25 |
Zambelli é detida após denúncia de deputado italiano |
A deputada federal Carla Zambelli (PL‑SP)foi detida nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália. A prisão ocorreu após a parlamentar ter sido localizada em um apartamento na capital italiana.
O deputado italiano Angelo Bonelli (Aliança Verdes e Esquerda) divulgou em sua conta no X (antigo Twitter) que forneceu à polícia italiana o endereço onde Zambelli estaria residindo.
Bonelli vinha questionando repetidamente o governo da Itália sobre a ausência de diligência na prisão de Carla Zambelli, mesmo após o mandado de prisão internacional emitido pelo STF brasileiro e a inclusão do nome dela na lista vermelha da Interpol. As interpelações foram encaminhadas aos ministérios do Interior, Justiça e Relações Exteriores do país.
Até semanas atrás, o ministro do interior da Itália, Matteo Piantedosi, informou oficialmente que Zambelli ainda não havia sido localizada, apesar das buscas em andamento e do conhecimento sobre sua entrada pela Itália desde o início de junho, quando desembarcou no Aeroporto de Fiumicino, em Roma.
Carla Zambelli foi condenada em maio de 2025 pelo STF a 10 anos de prisão pelos crimes de invasão de sistema informático e falsidade ideológica, ações ligadas ao ataque ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a decisão, deixou o país alegando cidadania italiana, foi incluída na lista internacional da Interpol e teve seu pedido de extradição formalizado junto ao governo italiano.