01
Set/25 |
Referência na Bahia Barreiras apresenta case de sucesso no Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar |
O município de Barreiras foi destaque no Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado entre os dias 20 e 22 de agosto, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Convidada pelo Centro de Colaboradores em Alimentação Escolar (CECANE/UFBA), a nutricionista responsável técnica do PNAE no município, Geisa Santos da Cruz, apresentou o tema “Do Oeste Baiano para o Brasil: o Sucesso de Barreiras na Jornada EAN”, destacando as conquistas do município e sua referência em Educação Alimentar e Nutricional.
Desde 2022, Barreiras vem sendo reconhecida nacionalmente por desenvolver ações inovadoras no âmbito do programa, sendo o único município da Bahia premiado em duas edições consecutivas da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional do FNDE, entre os 20 melhores relatos do país. As iniciativas “Cozinha de Gerações” (2022), que resgatou tradições alimentares familiares, e “História da Alimentação no Brasil” (2023), que refletiu sobre a cultura alimentar em perspectiva histórica, foram fundamentais para o reconhecimento.
Essas ações fazem parte do projeto interno Sinal Verde, coordenado pela Diretoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, que promove uma abordagem intersetorial, envolvendo diferentes atores sociais para integrar desde a produção até o consumo. “Construir uma sociedade mais saudável depende de como a Segurança Alimentar e Nutricional é tratada. Além de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada, é urgente valorizar as ações de Educação Alimentar e Nutricional, pois não basta comer: é preciso ter autonomia para fazer escolhas que nutram o corpo e contribuam para uma sociedade sustentável”, destacou Geisa.
Também participaram do encontro a nutricionista Pâmela Souza e a diretora do Departamento de Agricultura de Barreiras, Ingrid Karen, que apresentou as ações de estímulo à participação dos produtores rurais locais nas chamadas públicas do PNAE. A iniciativa busca ampliar o escoamento da produção agrícola e garantir alimentos frescos e de origem local para os estudantes da rede municipal.
A Prefeitura de Barreiras mantém o compromisso de ultrapassar a meta mínima exigida pelo PNAE — 30% dos itens da alimentação escolar provenientes da agricultura familiar — como forma de fortalecer a economia local e assegurar refeições mais saudáveis aos alunos da rede pública. O Encontro Estadual do PNAE reuniu representantes de municípios, instituições de ensino, conselheiros, agricultores familiares, nutricionistas e coordenadores de alimentação escolar. Com metodologias participativas, como oficinas, rodas de conversa e estudos de caso, o evento buscou qualificar a política de alimentação escolar e reforçar o papel do programa como instrumento de inclusão e promoção de hábitos alimentares saudáveis.