Notícias

12
Ago/25

Parceria avança na recuperação hidroambiental da microbacia do Ribeirão Boa Sorte em Barreiras

O Projeto de Recuperação Hidroambiental da Microbacia do Ribeirão Boa Sorte, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Barreiras – por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade –, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto Aiba, avança com a execução de obras e serviços voltados à redução de impactos ambientais identificados em diagnóstico realizado nas comunidades rurais do Cinturão Verde. A região é estratégica para a produção de hortifrutigranjeiros e o abastecimento da feira central da cidade.

O projeto tem como objetivo conservar água e solo, protegendo e melhorando a qualidade e a disponibilidade desses recursos essenciais. Para isso, adota práticas de manejo sustentável, como terraceamento, subsolagem, construção de barraginhas, plantio direto, recuperação de áreas degradadas, adequação de estradas, implantação de paliçadas de eucalipto para contenção de voçorocas e ações de educação ambiental.

Entre os serviços já executados, destacam-se a construção de 140 barraginhas nas comunidades de Bezerro, Mantiqueira, Boqueirão do Justino, Barra da Água Vermelha, Palmeiras e Boqueirão do Rodrigues. Outras localidades – como Boqueirão do Rodrigues, Canabrava, Tábua da Água Vermelha, Bom Jesus, e Riacho da Onça – ainda serão contempladas. No povoado de Bezerro, foi recuperada uma nascente.

As barraginhas, pequenas bacias escavadas no solo, captam água das chuvas e favorecem a infiltração, reduzindo a erosão e o assoreamento, além de aumentar a recarga hídrica. Essa técnica contribui para a segurança hídrica e o equilíbrio ambiental nas áreas rurais.

Para o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Mantiqueira e Adjacências, Willian Machado, o projeto é decisivo para o futuro da região. “É uma ação fundamental para a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar. Visa proteger os recursos naturais, garantindo uso eficiente e prevenindo a degradação, com benefícios para a agricultura, o meio ambiente e toda a sociedade”, afirmou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras destacou o engajamento das comunidades. “Fico muito satisfeito em ver que os moradores abraçaram o projeto. Ainda teremos novas etapas, como instalação de paliçadas, subsolagem, terraceamento, adequação de estradas, construção de passagens molhadas, ampliação das barraginhas e ações de educação ambiental”, ressaltou Demósthenes Júnior. 

Fonte:Dircom PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades