Notícias

01
Ago/25

Barreiras sediará Conferências Territorial de Políticas para as Mulheres na próxima quarta-feira

Evento mobiliza sociedade e poder público para avaliar e propor avanços na igualdade de gênero, etapa crucial para a formulação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) realiza, na próxima quarta-feira, dia 6 de março, a 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (5ª CTPM) em Barreiras. O encontro ocorrerá no auditório da Uneb, a partir das 8h, no Território de Identidade da Bacia do Rio Grande.

O objetivo central é promover um amplo debate e escuta, envolvendo o poder público, movimentos de mulheres, feministas e a sociedade civil, para avaliar políticas existentes, propor novas ações e definir prioridades que fortaleçam a democracia e a igualdade.

A conferência de Barreiras integra um ciclo preparatório fundamental. Sob o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas”, a 5ª CTPM antecede a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM), programada para 27 a 29 de agosto em Salvador, e a 5ª Conferência Nacional (5ª CNPM), que acontecerá em Brasília no mês de setembro.

As discussões serão organizadas em cinco eixos temáticos estratégicos:

  • Participação política paritária e fortalecimento da democracia;
  • Enfrentamento às violências de gênero;
  • Autonomia econômica e mundo do trabalho;
  • Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos;
  • Educação não-sexista e cultura igualitária.

A SPM organiza as conferências territoriais em colaboração com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e a Coordenação dos Territórios de Identidade da Bahia. Durante o evento em Barreiras, serão eleitas as delegadas que representarão a região na 5ª Conferência Estadual. A expectativa é estimular a criação e o fortalecimento de Conselhos e Organismos de Políticas para as Mulheres nos municípios baianos, além de contribuir diretamente para a elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

Fonte:Caso de Política
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades