Notícias

21
Jul/25

Prefeitura entrega rede elétrica, campo iluminado e estrada requalificada na comunidade Palmeiras, na zona rural de Barreiras

A noite deste domingo (20) marcou um novo capítulo de desenvolvimento na zona rural de Barreiras. O prefeito Otoniel Teixeira acompanhado da primeira-dama Chaliny Matutino e o vice-prefeito Túlio Viana, entregaram à comunidade de Palmeiras — localizada a cerca de 45 km da sede — três importantes obras que refletem diretamente na qualidade de vida da população: a rede de eletrificação rural, o campo de futebol com iluminação em LED e a requalificação da estrada de acesso. Comemorações, depoimentos emocionados e um clima de conquista tomaram conta do local, em uma festa que reuniu autoridades, moradores e lideranças comunitárias.

Estiveram presentes no evento o ex-prefeito Zito Barbosa, responsável pelo início das obras de eletrificação, ainda os vereadores Tatico Rocha e Valdimiro José; o secretário e a subsecretária de Infraestrutura, Bruno Castro e Luzeni Santos; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Balthazar Guimarães; o secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto; o ex-presidente da associação da comunidade, Júlio Serqueira, e a atual tesoureira da Associação dos Pequenos Produtores e Moradores da Comunidade de Palmeiras, Rose Barreto.

A rede de eletrificação entregue em Palmeiras faz parte de um conjunto de ações iniciado em 2020, que já beneficiou diversas localidades rurais, como Cabeceira do Sucuriú, Marimba, Cachoeira do Acaba Vida, São Vicente, Brejo Seco, Riacho Dantas e Mangabeira, nas regiões do Rio Branco e Rio de Janeiro. A Palmeiras foi a última a ser contemplada, por depender da finalização do licenciamento ambiental e da ligação por parte da Coelba. Foram instalados mais de 13 mil metros de ramal de média tensão e cerca de 2.300 metros de ramal de baixa tensão, com 18 transformadores posicionados em pontos estratégicos.

Em seu pronunciamento, ele destacou o simbolismo da entrega e a continuidade do trabalho iniciado na gestão anterior. “É uma noite de muita alegria estar aqui em uma comunidade rural entregando obras tão importantes. Essa rede de eletrificação começou na gestão do prefeito Zito Barbosa, e nós demos continuidade. Hoje, dia 20 de julho de 2025, a comunidade Palmeiras passa a ter acesso à energia elétrica. Também entregamos a requalificação da estrada e um campo de futebol com iluminação em LED, possibilitando lazer e integração social. A partir de hoje, as famílias poderão adquirir uma geladeira e tomar água e um suco gelado. Isso é dignidade e qualidade de vida no campo. Essa é uma obra 100% executada com recursos do município. Barreiras segue avançando e esse é o nosso compromisso com a nossa população, porque confiança se retribui com rabalho”, citou o gestor que foi surpreendido com um bolo de aniversário durante o evento — a data é comemorada nesta segunda-feira (21).

O vice-prefeito Túlio Viana também celebrou a transformação vivida pela comunidade.  “É uma entrega histórica. A eletrificação rural representa dignidade e segurança. O campo iluminado é um espaço para o esporte e a convivência. E a estrada requalificada amplia a mobilidade e o acesso. Estamos felizes em fazer parte desse momento, com a certeza de que Barreiras continuará trabalhando pelo povo, sobretudo pela zona rural”, destacou.

A noite festiva foi encerrada ao som da cantora Índia Rô, que animou o público em clima de celebração. Moradores da comunidade emocionaram-se ao falar sobre a nova realidade. Júlio Serqueira, ex-presidente da associação e liderança local, resumiu o sentimento coletivo.

“É uma coisa inexplicável. Vivíamos no século XVIII, sem geladeira, sem energia, sem nada. Agora, chegou o progresso. A energia é um divisor de águas, vai mudar tudo. A estrada está excelente, o campo iluminado é um presente para nossa juventude. Só temos a agradecer à Prefeitura, ao prefeito Otoniel e ao ex-prefeito Zito por essa transformação. É um novo tempo”, disse emocionado.

A moradora Júlia Lima, que retornou à comunidade após anos longe, também se emocionou. “Para nós, donas de casa, sem energia é quase impossível ter qualidade de vida. Eu já tinha desistido de morar aqui, mas agora estou voltando. A energia chegou e com ela a esperança”, disse. Já Nilson dos Santos, de 57 anos, comemorou em frente à própria casa ao lado de sua esposa Rosicléia Ribeiro. “Esperei por essa energia a vida toda. Agora, graças a Deus, ela chegou. Estou muito feliz e esperançoso com esse novo tempo que chegou. A estrada ficou maravilhosa e o campo é um presente pra todos nós”, disse.

Fonte:Dircom PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades