Nesta segunda-feira, 19, teve início a Jornada de Instrução Militar (JIM) para os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2024, promovido pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC).
Às 18h, todos os alunos se apresentaram devidamente equipados, com todos os materiais necessários para o período de treinamento, momento em que foi realizada a conferência dos itens obrigatórios.
A JIM tem como principal objetivo proporcionar aos futuros soldados a vivência de operações policiais militares simuladas, em ambientes que exigem elevado nível de esforço físico e psicológico, conhecidos como psicofadiga. As atividades buscam simular com fidelidade o trabalho policial em áreas urbanas e rurais, desafiando os participantes a aplicarem técnicas de sobrevivência e a manterem a postura técnica e emocional adequada em cenários hostis, sempre em estrito respeito aos direitos humanos.
Com isso, a jornada visa fortalecer a capacidade de resposta em situações adversas, ampliando a resistência e a tolerância profissional dos alunos, aspectos fundamentais para o exercício da atividade policial.
Na manhã de segunda-feira (19), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Jaborandi, deflagrou uma operação para cumprir sete mandados judiciais relacionados à investigação dos crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa, dano, furto, esbulho possessório e porte ilegal de arma de fogo. Os delitos ocorreram na zona rural dos municípios de Jaborandi e Correntina. A ação teve como alvos sete imóveis localizados na Fazenda Brejo Verdes, na zona rural de Correntina, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Vara Plena de Coribe.
Na última sexta-feira, 16 de maio, dois investigados foram presos pela Polícia Federal no Rio de Janeiro ao tentarem embarcar em um voo comercial. Na mesma data, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de outro suspeito, em Correntina, com o objetivo de localizar uma espingarda calibre 12, registrada em nome da vítima de um dos crimes. No entanto, tanto a arma quanto o suspeito não foram localizados.
Entenda o caso:
Os crimes investigados remontam ao dia 5 de março, quando uma família foi surpreendida por cerca de 40 pessoas armadas ao chegar à Fazenda Vira Saia, na zona rural de Jaborandi. O grupo invadiu a propriedade, danificou veículos, agrediu fisicamente as vítimas e incendiou uma motocicleta. Também foi registrada a subtração de uma espingarda calibre 12. Parte dos autores foi identificada como integrante de uma associação local.
O inquérito encontra-se em fase de conclusão, e diligências continuam sendo realizadas para garantir a responsabilização de todos os envolvidos. A operação contou com a participação da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Cerrado), de equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santa Maria da Vitória), e da Polícia Militar, por meio da 30ª CIPM, Rondesp e Peto.
Na última segunda-feira (19) o governo federal, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), protocolou um plano de ação para regulação e fiscalização do acesso a tratamentos fármacos à base de Cannabis.
A proposta foi elaborada em cumprimento da decisão de novembro do ano passado do STJ (Superior Tribunal da Justiça), que autorizava a importação de sementes e cultivo de cânhamo para fins medicinais, e envolve diferentes instituições.
O objetivo do plano é normatizar todas as etapas e garantir acesso a Cannabis medicinal da produção ao tratamento dos pacientes, segundo nota publicada pela AGU. De acordo com o órgão, a regulamentação normativa deve ser finalizada até setembro de 2025.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoriza, com prescrição médica, a importação de produtos à base de Cannabis desde 2015. Já a regulamentação para comercialização da matéria-prima importada para fins medicinais ocorreu em 2019.
O Ministério da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Anvisa participam do plano de ação da AGU.
Segundo a pasta, cerca de 820 decisões judiciais foram atendidas pelo Ministério da Saúde em 2022 para ofertar produtos a base de Cannabis para pacientes que dependiam de tratamento medicinal a base da planta.
A AGU afirmou ainda que mais de 670 mil pessoas utilizem medicamento a base de cannabis para tratamento de doenças como esclerose múltipla, epilepsia e dor crônica.
De acordo com estudos, a Cannabis medicinal tem eficácia comprovada para casos de epilepsia e dor crônica. Outras condições como TEA (transtorno do espectro autista), síndrome de Tourette e transtornos demenciais e psiquiátricos ainda caminham em pesquisas que mostram melhora dos quadros com o uso da planta.
A equipe Rural 2 da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco iniciou, na segunda-feira (18), as atividades de campo da 51ª edição com a vistoria de um imóvel rural no município de Paratinga, no Oeste da Bahia. A ação resultou na identificação de um desmatamento irregular de aproximadamente 40 hectares, detectado por meio de imagens de satélite.
A operação foi realizada de forma integrada por representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA).
O técnico do Inema, Adelaido Sousa, explicou que a área foi identificada ainda na fase de planejamento da operação, por meio da plataforma MapBiomas. “Estamos em uma área recém-desmatada, com cerca de 40 hectares suprimidos. Esse local foi identificado por interpretação de imagens de satélite. Nosso trabalho é verificar se o desmatamento ocorreu de fato e se foi feito de forma regular. Neste caso, o desmatamento foi confirmado e vamos checar se o proprietário cumpriu todas as exigências legais junto aos órgãos ambientais”, esclareceu.
Durante a vistoria, também foi verificada a existência de vegetação nativa que não foi declarada no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), o que configura inconsistência cadastral. O técnico também alertou para a obrigatoriedade da Autorização por Procedimento Especial de Licenciamento (APE) para o exercício da atividade pecuária na propriedade, além de reforçar a importância da manutenção da Reserva Legal.
A inspeção foi acompanhada remotamente pelo proprietário do imóvel, com quem a equipe compartilhou orientações sobre a necessidade de regularização ambiental. Também acompanhando a equipe Rural, o técnico do Inema, Sérgio Amoedo, destacou o caráter educativo da abordagem.
“Quando identificamos áreas desmatadas por imagem de satélite, nosso papel em campo é orientar o proprietário sobre o que precisa ser regularizado. O uso da terra para pecuária, por exemplo, exige uma licença ambiental específica chamada APE, emitida pelo Inema. Nossa visita busca esclarecer essas exigências e garantir que a atividade rural seja compatível com a legislação ambiental”, explicou o técnico.
Outra observação feita pela equipe Rural foi sobre a necessidade do documento de outorga do uso do recurso hídrico. Sérgio explica que o imóvel possui um poço localizado logo na entrada da propriedade, e que o proprietário foi orientado de que é obrigatório possuir a outorga de direito de uso dos recursos hídricos ou, quando for o caso, a dispensa de outorga, documento também emitido pelo Inema. “A regularização desse uso é essencial para assegurar que a captação de água esteja conforme a legislação ambiental vigente”, reforçou Amoedo.
Na ocasião, também foi inspecionado, pela Adab, o depósito de produtos veterinários utilizado na atividade pecuária. A instituição poderá emitir notificação caso sejam encontradas irregularidades. A coordenadora da FPI na Bahia, promotora de Justiça Luciana Khoury, destacou a relevância dessa etapa para o fortalecimento da proteção ambiental na região do São Francisco.
“Estamos com muita expectativa, expectativa muito positiva, porque tem algum tempo que não estamos na região por conta do período todo de pandemia (…). Estamos com 27 equipes em campo, com mais de 200 profissionais, envolvendo 45 instituições, visitando nove municípios e atuando em diversas temáticas, como saneamento, impactos em propriedades rurais, mineração, fauna, agrotóxicos e patrimônio cultural. A FPI vem contribuir, sem dúvida nenhuma, com o enfrentamento das emergências climáticas, cuidando da água, da flora, da fauna e das populações que vivem nessa bacia tão importante”, afirmou Khoury.
Sobre a FPI do São Francisco - Criada em 2002, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco é uma iniciativa que reúne instituições do poder público e da sociedade civil para proteger o meio ambiente e promover ações integradas de fiscalização, educação socioambiental, saúde pública e valorização dos povos e comunidades tradicionais. Na Bahia, a FPI é coordenada pelo MP-BA, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o CREA-BA e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Órgãos e instituições que compõem a 51ª FPI
A 51ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco na Bahia conta com a participação de 45 instituições, entre elas a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Agência Peixe Vivo (APV), AGENDHA, AGERSA, Animallia, ANM, CBHSF, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA), CERB, CIPPA, Conselhos Federal e Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), CREA-BA, CRMV-BA, CRQ, DIVISA-SESAB, Fundação José Silveira (FJS), FBCA, FUNASA-MS, GERMEN, Ibama, Inema, Instituto HORI, IPHAN, Marinha do Brasil, Ministérios da Saúde (MS) e do Meio Ambiente (MMA), MP-BA, MPF, MPT, Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Polícia Militar da Bahia (PMBA), Seagri, Sefaz, Sepromi, Sesab, Bahiater/SDR, SIHS, SINTEC-BA, SSP, SDA-SDR, SUDEC, Uneb (DCT/OPARÁ), UFBA e UFRB.
Além de ações de fiscalização, a FPI se destaca também pelo caráter socioeducativo e pela escuta ativa das comunidades locais, promovendo uma abordagem preventiva e humanizada da proteção ambiental.
Dados recentes do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox/BA) confirmam que em todo estado baiano foram registrados 9.495 casos nos quatro primeiros meses do ano. Os acidentes com escorpiões representam 71,5% das notificações envolvendo animais peçonhentos no estado. Só em 2024 o estado teve mais de 24 mil casos.
Um estudo publicado na revista Frontiers in Public Health aponta um aumento de 250% nas picadas de escorpião no Brasil na última década. Para Sâmia Neves, professora de Medicina Veterinária da Universidade Salvador (Unifacs), esse aumento está relacionado a fatores como o desmatamento e a expansão urbana desordenada, resultantes na perda do habitat natural dos escorpiões, o acúmulo de entulho, que oferece esconderijo ideal para eles, e as mudanças climáticas.
“Outros fatores importantes são a redução dos predadores de escorpiões por conta das ações antrópicas e o poder de adaptação de algumas espécies”, explica a especialista.
Para prevenir acidentes, é essencial manter a casa limpa e organizada, vedar portas e janelas, usar repelentes e inspecionar calçados e roupas antes de usar. Em caso de picada, procure atendimento médico imediato, lave a área com água e sabão, mantenha a calma e aplique compressas frias.
Importante destacar que é recomendação médica não cortar ou sugar a picada, esses hábitos não são eficientes após um ataque do animal. As espécies de escorpião de maior relevância na Bahia são o escorpião-amarelo (T. serrulatus), o escorpião-marrom (T. bahiensis) e o escorpião-amarelo-do-nordeste (T. stigmurus). As informações foram divulgadas pelo Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.
Como parte das comemorações pelos 134 anos da Capital do Oeste, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, deu início nesta segunda-feira (19) ao projeto CRAS Noturno Itinerante. A proposta é descentralizar e ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais, levando atendimento a bairros e comunidades rurais no período da noite, facilitando o comparecimento de quem trabalha ou possui outras limitações durante o dia.
O bairro Baraúna foi o primeiro a receber a iniciativa, que contou com a oferta de diversos serviços essenciais, como os programas de habitação, CadÚnico, Bolsa Família, Acessuas Trabalho, CredBahia, além do atendimento do CRAM e CREAS. A ação levou ao território uma equipe completa dos equipamentos sociais, garantindo orientação, atualização cadastral e acesso a direitos de forma acolhedora e eficiente.
Para dona Maria dos Anjos, moradora da comunidade, a ação facilitou um processo importante. “Aproveitei para atualizar meus dados e fazer a inscrição no Minha Casa, Minha Vida. Foi uma alegria ter essa equipe aqui no nosso bairro. Isso agiliza muito a vida da gente e facilita o acesso a programas que normalmente só conseguimos indo até a sede”.
O casal Sebastião da Silva e Maria Jovelina também marcou presença. Eles utilizaram a oportunidade para garantir um direito adquirido com a idade. “Aproveitei esse horário mais acessível para fazer o cadastro da Carteira do Idoso. É um benefício importante, que dá direito à gratuidade no transporte e outros serviços. É muito bom saber que podemos contar com isso aqui perto de casa”, comentou dona Maria.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, acompanhou toda a ação ao lado da subsecretária Maritânia Gonçalves e da equipe técnica dos equipamentos. Ela destacou a importância do projeto e agradeceu o empenho dos servidores.
“Essa é uma estratégia pensada com muito cuidado para ampliar o alcance da assistência social. Atendimentos no período noturno representam uma oportunidade real para muitas famílias que não conseguem acessar os serviços durante o dia. Agradeço profundamente às equipes que estão se dedicando para que cada ação chegue com qualidade e acolhimento onde for necessária”, ressaltou.
Após a estreia na Baraúna, o CRAS Noturno Itinerante seguirá para as comunidades do Riachinho e do KM 30, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com a equidade no acesso às políticas públicas e a valorização de cada território.
Com o rastreamento 24h da Global System, você acompanha seu veículo em tempo real e tem mais segurança onde estiver.
✔️ Monitoramento 24 horas
✔️ Recuperação em caso de roubo
✔️ Mais tranquilidade para você e sua família
Proteja quem te leva mais longe!
📞 0800 606 8000 | 💬 Faça um orçamento agora.
#GlobalSystem #RastreamentoDeVeículos #Segurança24h #ProteçãoVeicular #Caminhonete #TranquilidadeParaVocê
20
Mai/25 |
Prefeitura de Barreiras abre seleção simplificada para contratação temporária na área da saúde |
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou o Edital nº 02/2025 para processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de profissionais para atuação exclusiva na rede municipal de saúde. A seleção, baseada na análise de títulos e experiência profissional, tem como objetivo suprir necessidades temporárias de interesse público em diferentes níveis de atendimento.
O processo contempla cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam entre R$ 1.625,78 e R$ 4.438,50. As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma digital, entre os dias 20 e 22 de maio, pelo site https://barreiras.portaleducanet.com.br. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
A contratação terá duração inicial de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, conforme a necessidade da administração pública. Os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular, com critérios que consideram tanto a formação acadêmica quanto o tempo de atuação na função pretendida.
Entre os cargos ofertados estão vagas para enfermeiros (inclusive obstetras e plantonistas), técnicos em enfermagem, motoristas de ambulância, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, agentes de portaria, auxiliares de serviços gerais, entre outros. O edital também prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência, desde que haja compatibilidade com as atribuições do cargo.
A documentação exigida para avaliação inclui comprovantes de escolaridade, tempo de serviço, certificados de cursos de aperfeiçoamento e registro profissional, conforme especificado para cada função. O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 30 de junho, no Diário Oficial do Município.
O certame está sendo organizado por uma comissão nomeada pela Secretaria de Saúde, conforme portaria publicada em 14 de maio de 2025, e integra as ações da gestão municipal voltadas à qualificação e reforço dos serviços públicos de saúde. Mais detalhes do certamente e outras informações pode ser conferidos no site oficial ou pelo endereço eletrônico https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2025/diario4415.pdf.
Em celebração aos 134 anos de Barreiras, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma grande ação de atendimento especializado à população. Ao longo desta semana, o Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida está sendo o espaço para diversos mutirões de saúde voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações começaram na segunda-feira (19) e seguem até o sábado (24), com oferta ampliada de exames e consultas em diferentes especialidades médicas. Já nos dois primeiros dias, os atendimentos em odontologia e ultrassonografia beneficiaram dezenas de pacientes que aguardavam na fila de espera.
Nesta quarta-feira (21), a programação continua com 70 vagas para ultrassonografia e 20 para atendimento odontológico, sendo parte das consultas pré-agendadas e outra parte por demanda livre. Na quinta-feira (22), a população contará com exames de ecocardiograma (80 vagas), ultrassonografia (70 vagas) e novamente 20 atendimentos odontológicos.
O mutirão segue na sexta-feira (23) com a realização de consultas oftalmológicas (30 vagas), ecocardiograma (80 vagas), exames de imagem e atendimentos odontológicos. O encerramento será no sábado (24), com uma programação ainda mais robusta: endoscopia digestiva (15 vagas), consultas com cardiologista (70 vagas), ecocardiogramas (80 vagas) e exames como MAPA, Holter e eletrocardiograma (ECG).
A secretária de Saúde, Larissa Barbosa, acompanhou de perto os atendimentos desta terça-feira (20), ao lado do coordenador do Centro de Especialidades, Alessandro Menezes. Ela destacou o compromisso da gestão em oferecer mais acesso e qualidade nos serviços de saúde, especialmente em datas comemorativas como o aniversário da cidade.
“Esta ação da Secretaria de Saúde reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do SUS e com a promoção da saúde como direito de todos os barreirenses. Estamos intensificando a oferta de atendimentos que já fazem parte da nossa rotina na rede de atenção à saúde, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços especializados. Essa é uma semana especial para Barreiras e estamos celebrando com ações concretas que cuidam das pessoas. Quem tiver interesse pode procurar sua unidade de referência e solicitar o encaminhamento para ser atendido aqui no Centro de Especialidades,” afirmou a secretária.
20
Mai/25 |
Prefeito Junior Marabá sanciona lei que doa terreno para construção do Batalhão da PM em LEM |
O subcomandante de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), Coronel Cristiano Gouveia, o vice-prefeito Franklin Willer, o prefeito Junior Marabá, a procuradora Geral do Município, Dra. Élese Mendes, o Capitão Leonardo e o engenheiro da PM, Maurício Rocha
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, sancionou nesta segunda-feira (19) o Projeto de Lei nº 1.167/2025, que autoriza a doação de uma área pública ao Governo do Estado da Bahia para a construção da sede do Batalhão da Polícia Militar no município. A área destinada à obra está localizada no bairro Solar do Oeste.
O prefeito destacou a importância estratégica da iniciativa: “Esse é um passo histórico para Luís Eduardo Magalhães. A construção do Batalhão vai fortalecer a presença da Polícia Militar na nossa cidade, garantindo mais estrutura para o trabalho dos policiais e mais segurança para a nossa população. Segurança pública se faz com investimento, planejamento e parceria, e é isso que estamos fazendo junto ao Governo do Estado”, afirmou.
Na semana passada, em visita à capital baiana, o vice-prefeito Franklin Willer, acompanhado do deputado estadual Antônio Henrique Júnior, foi recebido pelo comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Magalhães, que sinalizou positivamente para a construção do Batalhão no município.
A Prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, repudiou os atos do ex-diretor da Rádio Cultura, emissora comunitária local, que pertence a uma associação de Moradores do município.
Ao Portal A TARDE , a gestão municipal informou que o ex-diretor, Diogo Spengler, em represália à exoneração da esposa, como secretária de Cidadania, iniciou “diversos ataques” e o “cerceamento” de informações de interesse público municipal à população.
A Rádio Cultura, gerenciada por Diogo Spengler, pertence à Associação dos Moradores do Aracruz. Spengler é apontado pela Prefeitura, de ter feito uso da emissora como "forma política".
A gestão disse ainda que Spengler, censurou a fala dos parlamentares, durante uma entrevista sobre o IPTU do município.
Veja nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Comunicação do Município de Luís Eduardo Magalhães vem, por meio desta nota, tornar público o repúdio às ações praticadas pela Rádio Cultura FM, na pessoa de seu dirigente, que agiu com nítido desrespeito à população luiseduardense ao tentar impedir que realizem conhecimento sobre as ações da Secretaria Municipal de Educação, notadamente sobre a entrega do kit de material escolar e a disponibilização de transporte público escolar.
As informações e os fatos amplamente divulgados pela imprensa, que circularam no dia de hoje, demonstram a repreensão injustificada e insultante do diretor para com o repórter da Rádio Cultura, por ter realizado e exibido em uma entrevista do repórter com o Secretário Municipal de Educação Sr. Jefferson Café, na qual informou a população escolar sobre a entrega de materiais gratuitamente para os alunos da rede municipal de ensino, além das rotas de transporte escolar que são disponibilizadas pela Prefeitura.
Lamentamos a postura da Rádio, especialmente partindo de uma rádio comunitária, que nos termos da Lei Nº 9.612/98, deve seguir como princípio a promoção de atividades jornalísticas à comunidade, sem discriminação de convicções político-ideológico-partidárias.
João Ricardo Barreto
✅ Motor 3.0 V6 Diesel de 250 cv
✅ Tração 4x4 com 7 modos de condução
✅ Luxo e robustez em cada detalhe
🛣 Explore o desconhecido com conforto e segurança. Venha conferir na Ford Buriti!
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
20
Mai/25 |
LEM: Cidadania realiza caminhada de mobilização contra a violência sexual de crianças e adolescentes |
A Secretaria Municipal da Cidadania de Luís Eduardo Magalhães realizou, na tarde desta segunda-feira (19), a caminhada de mobilização e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, com concentração na Praça da Bíblia e percurso até a Praça da Escola Onero Costa.
Com o tema "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes", a mobilização integra as ações do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.
O evento marcou os 25 anos de mobilização nacional do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além de simbolizar a abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O objetivo da caminhada é sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção, denúncia e enfrentamento desse tipo de violência, reforçando o papel de cada cidadão na proteção da infância e adolescência.
A mobilização contou com a participação de representantes da rede de proteção, sociedade civil organizada, estudantes, instituições e comunidade em geral.
“Nesta segunda-feira fomos às ruas com um único objetivo: dizer não à violência sexual contra crianças e adolescentes. O Faça Bonito é um chamado à responsabilidade de todos nós — famílias, escolas, governo e sociedade. Se você presenciar ou suspeitar de algum tipo de abuso, denuncie. Disque 100. Proteger é um dever de todos!”, destacou a secretária da Cidadania, Cinthya Borges.
No último sábado, dia 17 de maio de 2025, Luís Eduardo Magalhães se tornou o cenário de um evento único e transformador voltado para gestantes e puérperas do município. A II Mobilização pela Saúde Mental Materna, realizada no SPA Open Hall, teve como objetivo promover o autocuidado, o bem-estar e a valorização da mulher, reunindo dezenas de mães para uma tarde de acolhimento e atividades dedicadas a elas.
Essa mobilização está alinhada com o Projeto de Lei 1121/2024, proposto pela vereadora Zezilia Martins, que institui no município o “Dia da Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna”. O projeto visa promover ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental das mães, uma temática de extrema relevância para a sociedade.
A Coordenação do evento esteve a cargo da vereadora Zezilia Martins, juntamente com as psicólogas Ana Paula e Luzia Michele. Juntas, elas lideraram uma equipe empenhada em proporcionar momentos de bem-estar para as participantes, reconhecendo a importância do cuidado emocional durante a gestação e o pós-parto. A programação foi repleta de atividades que vão desde massagens relaxantes e cuidados com a beleza até aulas de yoga, tudo pensado para proporcionar momentos de descontração e autocuidado.
20
Mai/25 |
HE-NET - Você merece a melhor conexão! |
20
Mai/25 |
Câmara de Barreiras realiza audiência pública sobre cidadania e conscientização contra a corrupção |
Diante da luta pela construção de uma sociedade mais justa e transparente, a Câmara Municipal de Barreiras realizou na segunda-feira (19), a audiência pública intitulada “Cidadania e Conscientização Contra a Corrupção”, no plenário da Casa.
O evento de suma importância, especialmente durante a Semana de Combate à Corrupção, foi uma iniciativa da vice-presidente da Câmara, Carmélia da Mata, e contou com a presença de órgãos essenciais como o Ministério Público do Estado da Bahia – MPE-BA (Dr. Rodolfo Cabral), o Tribunal de Contas dos Municípios -TCM (Fernando Esquivel), a Procuradoria Municipal (Versyani Roque), a Fazenda Pública (Dr. Maurício Barra) e a OAB-Subseção Barreiras (Drª. Bárbara Mariani). Além de representantes de Instituições de Ensino Superior (Uneb, Ufob e IFBA) e do Observatório Social (Cornélio Filho), que enfatizaram o compromisso coletivo no enfrentamento desse fenômeno que deteriora as bases da democracia e fragiliza a confiança pública e privada.
“Este espaço de escuta e construção coletiva reafirma o nosso compromisso com a cidadania, com a transparência e, sobretudo, com o respeito ao povo que representamos. A democracia se fortalece quando nos reunimos para debater, refletir e buscar juntos os melhores caminhos”, enfatizou a vereadora, Carmélia da Mata.
O debate sobre corrupção é imprescindível não apenas para conscientizar a sociedade, mas também para fomentar a formação de jovens estudantes, como os acadêmicos da turma de Orçamento Público da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Kelly Magalhães, que prestigiaram a audiência.
É fundamental que os futuros cidadãos entendam a relevância da transparência, do controle social e da educação para a integridade, pilares que sustentam a cultura de responsabilização e combate à impunidade. “Quando falamos de corrupção falamos de um trabalho que tem que ser feito cultivado pela participação da sociedade. Essa participação está sendo feita, estamos aqui hoje em nome da universidade pública. Uma universidade que constrói jovens ativos, pensantes e críticos e isso já é um grande passo, mas acredito que para combater a corrupção de forma universal é necessário abrir mais espaços para os jovens. Cativar jovens para que façam parte da sociedade, não só com políticas públicas dentro da universidade trazendo pautas que incentivam a política dentro interna e externa também”, pontuou a acadêmica da UNEB, Evely Giovana Damasceno.
Durante a audiência, foram apresentados os pontos fortes das discussões, que incluíram a necessidade de promover uma educação voltada para a ética e a cidadania, bem como formas práticas de engajamento da população na fiscalização das ações governamentais. O diálogo aberto entre diferentes instituições e a comunidade é um passo importante para a construção de uma sociedade mais consciente e ativa em sua participação democrática.
O juiz de direito da Fazenda da Pública, Maurício Barra, destacou a mudança de valores familiares, como um fator que contribui para o declínio da construção de valores morais. “Essa audiência pública tem um grande relevo na nossa sociedade porque estamos aqui para debater um tema que é um diferencial para que tenhamos uma sociedade mais equilibrada, correta, é o que a gente espera para as futuras gerações. Não só a educação, mas a sociedade tem falhado muito especialmente os lares, as famílias, os valores dentro de casa se perderam e a gente precisa reestabelecer isso. É importante que com exemplos a gente consiga ter uma sociedade melhor. Parabenizo a Câmara de Vereadores pela iniciativa da realização dessa audiência pública”, afirmou o Dr. Maurício Barra.
Os vereadores Allan Kardec, Delmah Pedra, Izabel Rosa, José Pereira Rosa e Rider Castro, participaram da audiência pública. O presidente da Câmara, Yure Ramon, estava ausente por motivos de saúde e mesmo distante, desejou um bom evento a todos os participantes.
A ata da Audiência Pública está disponível no site da Câmara Municipal de Barreiras/Portal da Transparência, link: AUD – CIDADANIA E CONSCIENTIZAÇÃO.
A manhã desta terça-feira (20) foi marcada por acolhimento, cuidado e informação no CRAS do bairro Jardim das Acácias. Em comemoração ao Mês das Mães, as mulheres assistidas pela unidade participaram de uma palestra sobre saúde da mulher e orientação e prevenção, conduzida pela enfermeira Tayelle Takamatsu.
A atividade proporcionou um momento de escuta, troca de experiências e orientações importantes sobre os cuidados com o corpo e a realização de exames preventivos.
Além da palestra, o dia foi ainda mais especial com a entrega da Cesta Cidadã, benefício eventual disponibilizado pela Secretaria Municipal da Cidadania. O Programa garante dignidade e segurança alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade. As participantes também foram recepcionadas com um delicioso café da manhã, preparado com carinho pela equipe do CRAS.
Duração: 6 Meses
Carga Horária: 720H/A
Curso Superior reconhecido e autorizado pelo MEC
Certificado de Ensino Superior
Valido para Concursos Públicos Municipais e Nacionais
100% online - Modalidade EAD
Aulas Quinzenais - 15 em 15 dias
Opção de escolha de horário para assistir as transmissões de LIVES ao vivo pelo aplicativo de reuniões Gratuito ZOOM de qualquer lugar do Brasil.
Opção de aulas gravadas - link fica à disposição para reposição de conteúdo.
Material didático: Gratuito
Requisito: Ensino Médio Completo Coordenação do curso Especialista em trânsito Josafa Arnaldo contato; 77-9.9998-0684
20
Mai/25 |
Solicitação de Comparecimento |
A Mauricéa Alimentos do Nordeste LTDA convoca o Sr. Edvaldo Ribeiro Martins a comparecer a empresa no endereço indicado abaixo, no prazo de 48hrs a partir dessa publicação. Procurar o setor de Recursos Humanos.
Endereço: Rod. BR 242, KM88. Centro Industrial do Cerrado – Fábrica de Rações (Em frente ao Grupo Coringa).
20
Mai/25 |
Solicitação de Comparecimento |
A Mauricéa Alimentos do Nordeste LTDA convoca a Sra. Raquel Ribeiro dos Santos a comparecer a empresa no endereço indicado abaixo, no prazo de 48hrs a partir dessa publicação. Procurar o setor de Recursos Humanos.
Endereço: Rod. BR 242, KM88. Centro Industrial do Cerrado – Fábrica de Rações (Em frente ao Grupo Coringa).