17
Jul/25 |
Carta de Trump a Bolsonaro: ‘espero que o governo do Brasil mude de rumo’ |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou carta aberta de apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após diversas manifestações de apoio desde antes da decisão de impor tarifas de 50% a produtos brasileiros.
A carta foi publicada por Bolsonaro na rede social ‘X’ algumas horas após ser veiculada a entrevista de Lula (PT) à CNN americana. Veja a íntegra da carta e a tradução abaixo.
No texto com assinatura de próprio punho, o americano afirma testemunhar o “terrível tratamento” recebido por Bolsonaro e que também não se surpreende ao ver Bolsonaro “liderando nas pesquisas”.
“Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão”, disse Trump, que confirma ter se manifestado contra o avanço da censura no Brasil através de falas públicas e também com a decisão de impor barreiras tarifárias de 50%.
O presidente americano encerra sua carta de apoio ao brasileiro dizendo esperar que o governo brasileiro pare de atacar oponentes políticos, mude de rumo e “ponha fim ao seu ridículo regime de censura”. E avisa: “Estarei acompanhando de perto“.
Tradução da carta de Donald Trump:
Tenho testemunhado o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária.
Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e ponha fim ao seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto