29
Jul/25 |
Blitzes educativas orientam motoristas sobre transporte do algodão no Oeste da Bahia |
Com foco na prevenção e no combate ao bicudo-do-algodoeiro, quatro blitzes educativas realizadas nos dias 16, 17, 22 e 23 de julho abordaram 107 caminhões, em rodovias do Oeste da Bahia, nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Correntina. A ação integra a campanha “Não Perca o Foco Contra o Bicudo”, promovida pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e com apoio da Polícia Militar.
Durante as abordagens, motoristas foram instruídos sobre boas práticas no transporte do algodão. “O resultado foi bastante significativo. Eles foram orientados sobre o uso de lona ou envelopamento dos caminhões e a limpeza completa dos veículos após o descarregamento”, destacou Antonio Carlos Araújo, gerente do Programa Fitossanitário da Abapa.
As equipes também distribuíram cartilhas e adesivos educativos, além de alertarem para os riscos do transporte de materiais como calcário e gesso, que podem conter sementes de algodão e provocar o surgimento de tigueras, plantas voluntárias que favorecem a proliferação de pragas e doenças.
“As blitzes educativas têm como objetivo orientar os transportadores de algodão e seus subprodutos sobre a importância do transporte adequado, visando garantir a redução da disseminação do bicudo na região Oeste da Bahia”, afirmou Nailton Almeida, fiscal estadual agropecuário da Adab. A portaria Adab 201, de 6 de setembro de 2019, estabelece as medidas sanitárias corretas para o transporte da fibra.