Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
21
Mai/25

Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE

Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.

Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.

Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl

Iago Ivens (77) 9.9805-3561

Fonte:Informe Publicitário
()
21
Mai/25

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
21
Mai/25

UNIPEÇAS Centro Automotivo Porto Seguro


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
21
Mai/25

Bombeiros do 17º BBM ministram instrução de salvamento em altura durante jornada de formação militar

Na última terça-feira (20), os bombeiros do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) ministraram instruções teóricas e práticas de salvamento em altura, nós e amarrações, além de orientação e navegação para os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2024. A atividade integrou a Jornada de Instrução Militar (JIM), promovida pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC), com ações realizadas nas dependências do 17º BBM e no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha.

A JIM tem como objetivo proporcionar aos futuros soldados a vivência de operações policiais militares simuladas, em ambientes que exigem alto grau de esforço físico e resistência psicológica, conhecidos como cenários de psicofadiga. As atividades são desenvolvidas para reproduzir com fidelidade situações enfrentadas no cotidiano da atuação policial, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Durante a jornada, os alunos são desafiados a aplicar técnicas de sobrevivência e manter o controle emocional e a postura profissional em condições adversas, sempre respeitando os direitos humanos. A participação dos bombeiros do 17º BBM contribuiu para ampliar o conhecimento técnico dos participantes, reforçando a integração entre as forças de segurança pública.

Fonte:17º BBM
()
21
Mai/25

FPI combate tráfico de aves e promove ações educativas em Bom Jesus da Lapa

Nesta terça-feira (20), segundo dia da 51ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, a equipe Fauna intensificou sua atuação em Bom Jesus da Lapa, com uma agenda voltada à fiscalização e à educação ambiental. O objetivo foi combater o tráfico e o cativeiro ilegal de animais silvestres, além de conscientizar a população sobre a importância da conservação da biodiversidade local.

Participaram da operação técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da ONG Animallia, do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/PM).

Uma das frentes da ação percorreu residências para fiscalizar criadores amadores de passeriformes, especialmente aqueles cadastrados no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass).

A bióloga do Inema, Karine Machado, explicou que o trabalho consistiu em verificar se o número e a espécie dos animais coincidem com os registros oficiais. “Analisamos todas as aves nas gaiolas, conferimos as anilhas, verificamos possíveis adulterações e avaliamos as condições dos animais. Caso sejam identificados maus-tratos ou a presença de aves não autorizadas no plantel, são adotadas as medidas cabíveis”, afirmou.

Além dos criadores regularizados, a equipe também atendeu denúncias anônimas de cativeiros ilegais. Nesses casos, a abordagem é orientativa, com explicações sobre os critérios legais para criação e incentivo à entrega voluntária, evitando sanções previstas na legislação.

Em uma das ocorrências, foram encontrados 11 pássaros sem anilha, supostamente mantidos para comercialização clandestina. “Esses animais foram retirados da natureza e estavam sendo vendidos. Isso configura tráfico de fauna silvestre. Muitas vezes, não se trata apenas de manter o animal em casa, mas de integrar uma rede ilegal de comércio”, alertou a bióloga.

Segundo a ONG Animallia, os animais resgatados passam por avaliação e quarentena. “Aqueles em boas condições físicas e comportamentais são encaminhados para programas de soltura em áreas autorizadas e com ocorrência comprovada da espécie. Os que não têm condições de retorno à natureza são destinados a criadores conservacionistas ou a centros de reabilitação, como o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista”, explicou Andreza Amaral, bióloga da organização.

“A prioridade é sempre reintegrar o animal ao seu habitat. Quando isso não é possível, buscamos garantir qualidade de vida, especialmente para as espécies gregárias, que dependem do convívio em grupo para se manterem saudáveis”, acrescentou Andreza.

As solturas ocorrem em áreas cadastradas pelo Inema, conhecidas como Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), com monitoramento técnico especializado.

Mobilização nas escolas
Paralelamente à fiscalização, outra parte da equipe Fauna realizou atividades educativas em escolas de Bom Jesus da Lapa, com palestras, rodas de conversa e jogos interativos sobre conservação ambiental e os impactos do tráfico de fauna.

A bióloga Samantha Grimaldi, do Inema, destacou que a educação ambiental é um pilar fundamental da FPI. “A FPI não se resume à fiscalização. É também um momento de sensibilização. Levamos às escolas informações sobre o Velho Chico, a fauna, a flora e o papel de cada cidadão na preservação desse patrimônio”, afirmou.

Já a bióloga Aldenir Ferreira, da Animallia, reforçou o caráter pedagógico das ações com os estudantes. “Falamos sobre os impactos do tráfico, sobre a importância do rio São Francisco e da biodiversidade local. Depois, aplicamos um jogo que recapitula as ações da FPI no município, de forma lúdica e participativa, para mostrar que todos podem contribuir com a defesa do rio”, completou.

A força-tarefa da FPI segue com atividades em diversas frentes nos próximos dias, unindo fiscalização, educação e conscientização ambiental.

Sobre a FPI do São Francisco
Criada em 2002, a Fiscalização Preventiva Integrada é uma iniciativa que reúne instituições do poder público e da sociedade civil com o objetivo de proteger o meio ambiente e promover ações integradas de fiscalização, educação socioambiental, saúde pública e valorização de povos e comunidades tradicionais. Na Bahia, a FPI é coordenada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Órgãos e instituições participantes da 51ª FPI
A 51ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco na Bahia conta com a participação de 45 instituições, entre elas a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Agência Peixe Vivo (APV), AGENDHA, AGERSA, Animallia, ANM, CBHSF, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA), CERB, CIPPA, Conselhos Federal e Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), CREA-BA, CRMV-BA, CRQ, DIVISA-SESAB, Fundação José Silveira (FJS), FBCA, FUNASA-MS, GERMEN, IBAMA, INEMA, Instituto HORI, IPHAN, Marinha do Brasil, Ministérios da Saúde (MS) e do Meio Ambiente (MMA), MP-BA, MPF, MPT, Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Polícia Militar da Bahia (PMBA), SEAGRI, SEFAZ, SEPROMI, SESAB, Bahiater/SDR, SIHS, SINTEC-BA, SSP, SDA-SDR, SUDEC, UNEB (DCT/OPARÁ), UFBA e UFRB.

Fonte:Ascom/Sema
()
21
Mai/25

Bahia amplia vacinação contra a gripe para toda a população

cconfira cidades em que imunizantes já estão disponíveis. Todos os municípios estão autorizados a vacinar pessoas que não estão nos grupos prioritários. No entanto, cada cidade tem autonomia para definir início desta vacinação, considerando estoques.

 

A Bahia ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Esta ação visa aumentar a cobertura vacinal e proteger ainda mais as pessoas contra as complicações e formas graves da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), todos os municípios estão autorizados a vacinar pessoas que não estão nos grupos prioritários. No entanto, cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para definir o início desta vacinação, considerando os estoques.

O g1 apurou que a vacinação já foi ampliada em cidades como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Serrinha, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Fonte:G1
()
21
Mai/25

Montagem da Bahia Farm Show 2025 tem início e reforça expectativas para público de mais de 100 mil pessoas

Com a montagem dos estandes já em andamento, a Bahia Farm Show 2025 dá início à contagem regressiva para a sua 19ª edição, consolidada como uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do Brasil. O evento, que será realizado entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA), deve atrair mais de 100 mil visitantes, vindos de diversas regiões do país e do exterior.

A movimentação no complexo, que conta com uma área de 246 mil metros quadrados, já é intensa. Equipes de montagem trabalham para erguer as estruturas que abrigarão 434 expositores que representarão mais de mil marcas, incluindo fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, soluções em irrigação, sementes, fertilizantes, aviação agrícola e tecnologias voltadas à conectividade e gestão no campo.

O diretor da Bahia Farm Show, Alan Malinski, reforça que a infraestrutura logística é reconhecida pelos expositores e visitantes como um dos grandes diferenciais dentre as demais feiras agrícolas. “O espaço foi planejado para garantir fluidez no acesso com a grande circulação de veículos e pessoas, com amplas áreas de estacionamento, ruas internas asfaltadas e sinalizadas, sendo parte delas sombreadas, e paisagismo que proporciona mais conforto aos visitantes”, afirma.

Além da exposição de tecnologias de ponta, que estarão distribuídas na área externa e em três galpões cobertos, a Bahia Farm Show 2025 também proporcionará uma programação técnica e comercial preparada para atrair agricultores, profissionais e estudantes da área agrícola. Estão previstas palestras, fóruns e painéis com especialistas renomados, abordando temas como agricultura sustentável, inovação no campo, uso racional da água e tendências de mercado.

“A Bahia Farm Show não é apenas uma vitrine de tecnologias, mas um ponto de encontro estratégico para o fechamento de negócios, troca de conhecimento e o estabelecimento de parcerias que valorizam o desenvolvimento do agronegócio nacional”, destaca o presidente da feira e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt.

Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a próxima edição da feira se consolidará como palco de inovações e oportunidades no setor agrícola, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região. A feira agrícola também trará como destaque uma área voltada para a agricultura familiar, com comercialização de produtos regionais, além de leilões de gado de corte, demonstrações de campo e treinamentos técnicos, dentre outros.

Realização | A Bahia Farm Show 2025 é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e da Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba). 

Fonte:Assessoria de Imprensa – Bahia Farm Show
()
21
Mai/25

OAB-BA Empossa Novos Membros da Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor

A presidente da OAB-Ba, Daniela Borges, empossou os novos integrantes da Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor para o triênio 2025-2027, durante uma solenidade na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Terceiro Setor abrange organizações sem fins lucrativos, como ONGs, associações e fundações, que promovem o bem-estar social e atendem demandas que, muitas vezes, não são supridas pelo governo de forma eficaz.

Michel Beto Torres, reconduzido ao cargo, destacou a importância dessas organizações: “Elas funcionam como uma ponte entre as necessidades da população e as ações do governo." Torres ressaltou que as parcerias entre o poder público e as ONGs têm se mostrado ferramentas eficazes para enfrentar problemas sociais em várias regiões do Brasil, oferecendo agilidade e capacidade única de mobilização comunitária.

Fonte:Da Assessoria de Comunicação
()
21
Mai/25

Vaga de emprego para Avicultor na Mauricéa

Interessados enviar currículo para o e-mail: [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
21
Mai/25

Vaga de Emprego para Armazenista

Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
21
Mai/25

Vagas de Emprego para LEM

Empresa no ramo de Clínica Veterinária:
Motorista
- Sem restrições de horários;
- Não ter medo de cães e gatos;
- Habilitação B;

Empresa no ramo de Loja de Confecções:
Operadora de Caixa
- Com experiência;
- Acima de 18 anos;
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;

Empresa no ramo de Hidráulica:
Serviços Gerais
- Com experiência;
- Acima de 18 anos;
- Residir em LEM;

Vendedor Telemarketing
- Experiência em peças agrícolas;
- Sexo masculino;
- Acima de 18 anos;
- Ensino médio completo;

Empresa no ramo do Silos:
Auxiliar Administrativo (setor de compras)
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Proativa, comunicativa, organizada, aptidão para negociações (pois irá realizar orçamentos), emissão em notas fiscais;
- Sexo feminino;
- Experiência no setor será um diferencial;
- Se não tiver experiência, mas ser uma pessoa comunicativa e com desenvoltura para a área será um diferencial;
Auxiliar de RH
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Folha de ponto e atividades de envolvem a mesma (como cálculos de benefícios), recrutamento e seleção, admissão e demissão, arquivo de documentos, resolução de conflitos, auxiliar e esclarecer dúvidas sobre o setor do RH, planejamento de carreira, auxiliar em escalas de trabalho, gestão de ponto biométrico;
- Aptidão para comunicação;
- Sexo feminino;
Técnico em segurança do trabalho
- Experiência na área;
- Habilitação A/B;
- Experiência em NR33 e NR35;

Empresa no ramo do Agro:
Setor de Compras
- Formação técnica em Administração ou estar cursando;
- Experiência comprovada na área de compras;
- Perfil proativo, com boa comunicação e capacidade de negociação;
- Organização, agilidade e atenção aos detalhes são diferenciais importantes;
- Sexo feminino;

Empresa no ramo de Oficina de motos:
Consultor De Serviços
- Ambos os sexos;
- Informática básica;
- Ensino médio completo;
- Saiba pilotar (não precisa ter CNH);
Auxiliar Mecânico
- Com ou sem experiência;
- Saiba pilotar (não precisa ter CNH);
- Ensino médio completo;
Montador De Motos
- Com experiência;
- Saiba pilotar (não precisa ter CNH);
- Ensino médio completo;

Empresa no ramo de restaurante:
Auxiliar De Cozinha
- Experiência em cozinha;
- Disponibilidade de horário (16h as 00:30h);
- Ambos os sexos;
- Segunda a Sábado (Folga domingo);
Monitora de brinquedoteca
- Com ou sem experiência;
- Disponibilidade de horário (16h as 00:30h);
- Sexo feminino;
- Goste de crianças;
- Segunda a Sábado (Folga domingo);

Empresa no ramo de Academia:
Serviços Gerais
- Com experiência comprovada em carteira.
Professor de Musculação
- Ensino superior completo em Educação física - bacharel;
- Cref ativo;

Empresa no ramo de Construtora:
Pedreiro/Servente
- Com experiência comprovada em carteira.

Empresa no ramo de Industria:
Auxiliar de Projetos
- Ambos os sexos;
- Escolaridade: técnico em meio ambiente ou áreas afins;
- Habilitação A/B;
- Técnico de Segurança do Trabalho

Empresa no ramo de Imobiliária:
Auxiliar Administrativo
- Sexo Feminino;
- Conhecimento em informática;
- Ensino médio completo;
- Se tiver superior em Administração (será um diferencial);
- Com experiência em rotinas administrativas;

Empresa no ramo de Colchões:
Estoquista/Auxiliar de Entregas
- Sexo masculino;
- Noção de informática;

Empresa no ramo de Cafeteria:
Atendente/Vendas
- Ensino médio completo;
- Com experiência em atendimento;
- Conhecimento em informática;
- Disponibilidade de horário;
- Goste de café;

Empresa no ramo de Auto Peças:
Auxiliar de Vendas
- Ensino médio completo;
- Com experiência em vendas;
- Conhecimento em informática;
- Residir nas proximidades dos bairros: Tropical ville, Jardim das Acácias, Jardim Paraíso, Jardim das Oliveiras.

Empresa no ramo de Rastreamento e Proteção Veicular:
Marketing
- Com experiência;
- CLT ou MEI;

Empresa no ramo de Materiais de Escritórios:
Vendedora
- Com ou sem experiência;
- Ensino médio completo;
- Responsabilidade;
- Conhecimento em informática;

Empresa no ramo de Comércio Varejista de Estofados:
02 vagas para Estágio em Expedição/Estoque
- Está cursando ensino médio, técnico ou superior em logística, administração ou áreas afins;
- Conhecimento em informática;
- Horário: segunda a sábado, das 08h às 13h ou das 13 às 18h;
- Atividades: Estoque/Separação de produtos/suporte na expedição e controle de mercadorias;

Empresa no ramo de Escola de Cursos:
Gerente Comercial
- Ensino médio completo/ensino superior será um diferencial;
- Habilidades com redes sociais e informática;
- Experiência na área/se tiver experiência em escola de cursos será um diferencial;
- Proativo/organizado;
Vendas
- Sexo feminino;
- Ensino médio completo;
- Experiência em vendas;
- Se tiver experiência em vendas de cursos ou que já tenha trabalhado em escola de cursos será um diferencial;
- Informática básica;
- Saiba trabalhar com redes sociais;
- Proativa/organizada/saiba lidar com metas .

Empresa no ramo de Higienização:
03 vagas para Lavador de Carros
- Com ou sem experiência;
- Sexo masculino;

Empresa no ramo de Transportadora:
2 vagas para Auxiliar Administrativo
- Com experiência;
- Conhecimento em informática (planilhas, sistemas);
- Boa comunicação, saiba lidar com prazos, processos e responsabilidade;
- Ensino médio completo;

Empresa no ramo de Recarga de Cartuchos e Equipamentos de Informática:
Vendedor Externo
- Com ou sem experiência, mas com força de vontade para aprender;
- Sexo masculino;
- Habilitação B;
- Bom conhecimento na cidade;
Auxiliar Técnico para atendimento externo
- Com ou sem experiência, mas com força de vontade para aprender;
- Sexo masculino;
- Habilitação B;
- Bom conhecimento na cidade;
- Conhecimento em informática;
- Ter facilidade em aprender sobre concerto de impressoras;

Empresa no ramo de Clínica Odontológica:
Auxiliar de saúde Bucal/Técnico em saúde bucal
- Com experiência mínima de 06 meses;

Empresa no ramo de Silos:
Auxiliar de montagem
- Com ou sem experiência, com responsabilidade;
- Habilitação A/B;
- Sexo masculino;
- Ensino Fundamental completo;

Empresa no Ramo de Cosméticos:
03 Vendedoras
- Com ou sem experiência;
- Com curso de maquiagem profissional;
- Conhecimento em informática;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
Estagiário
- Conhecimento em informática;
- Ambos os sexos;
- Cursando ensino médio regular no período noturno;
- Acima de 16 anos;
Operadora de Caixa
- Com ou sem experiência;
- Conhecimento em informática;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
01 Cabeleireira
- Com experiência;
- Com curso de colorimetria ou cursos na área;
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;

LINK DO GRUPO EXCLUSIVO PARA AS VAGAS DE EMPREGO:

https://chat.whatsapp.com/KpVSrZOEHbFKMjNQ433Ef8

Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica Federal. Tel: (77) 9.9850-3073.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
21
Mai/25

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população em LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que a vacinação contra a gripe já está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, em 15 salas de vacinação espalhadas pelo município. A Secretaria de Saúde reforça que todos devem comparecer à sala de vacinação com documento de identificação e, se possível, caderneta de vacinação.

A ampliação da campanha segue orientação do Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e proteger a população contra complicações da gripe, como infecções respiratórias graves e hospitalizações.

Confira as salas de vacinação disponíveis:
* Unidade de Saúde Ida Klein
* Luís Gustavo Rosa
* Moacir Marchesan
* Mimoso I
* Luís Yoshio Shirabe
* Paulo Rodolfo
* Jardim das Acácias
* Vereda Tropical
* Jardim das Oliveiras
* Alessandra Hillmann
* Antônio Carlos Faedo
* Nair Idite
* Oscar Doerner
* Oswaldo Cruz
* Conquista.

Fonte:SECOM; prefeitura de LEM
()
21
Mai/25

Comece sua trajetória para o mercado de trabalho com a Referência Cursos

Ter conhecimento em informática é um dos requisitos mais importante para quem está em busca do tão sonhado emprego.
Matrícula com valor promocional, apenas R$89,90 💸
✅ Curso com aulas presenciais e práticas;
✅ Um Computador por aluno;
✅ Professores preparados e qualificados;
✅ Certificado reconhecido nacionalmente;
✅ Materiais didáticos gratuitos;
✅ Prioridade de encaminhamento para as vagas de emprego;

São muitas vantagens para você se qualificar na melhor escola de cursos de Luís Eduardo Magalhães!
Garanta sua vaga (77) 9.9905-0094

Fonte:Informe Publicitário
()
21
Mai/25

Hoje tem Noite Oriental no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
()
21
Mai/25

Academia Lion a melhor de LEM!!!

Fonte: Publicidade
()
21
Mai/25

Seminovos com garantia TOPVEL; confira nossas ofertas



RANGE ROVER SPORT 4.4 HSE DYNAMIC 4X4 V8
2017/2017
DE R$ 276.204,00
Por R$ 220.000,00

TIGGO 5X 1.5 AUT
2023/2024
APENAS 20.396 KM
Valor : 109.900

MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 111.900



TERRITORY 1.5 TITANIUM AUT
2022/2023
R$ 149.900



HR-V EXL CVT 1.8 AUT
2020/2020
R$ 111.900

TRACKER PREMIER 1.2 AT
2022/2023
R$ 118.900



RENEGADE LONGITUDE T270
2022/2023
R$ 109.900



RANGER 3.0 V6 TURBO DIESEL CD LIMITED+ 4X4 AUTOMÁTICO
2023/2024 
33.874 KM
R$ 298.000



COMMANDER 1.3 T270 TURBO FLEX LIMITED AT6
2023/2023 Ano
FLEX 
24.551 KM
R$ 177.900

Tracker 1.2 turbo
23/24
KM 8.700
Branca
R$ 140.900

RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED+
2023/2024
R$ 312.900

MONTANA PREMIER AT TURBO
2023/2024
KM 5489
R$ 139.900



Onix Plus Premier 1.0 Turbo Automático
R$ 104.000 - transferência grátis!
2023/2023- Apenas 12.000 (Veículo Test-Drive)

TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
21
Mai/25

Oportunidade de negócio em Barreiras

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
21
Mai/25

Mês das Mães na JK!!!!


Fonte:Publicidade
()
21
Mai/25

Confira as ofertas do "Festival de Carnes" do Mercado Boa Vista

Loja 1: Rua Costa Rica - Vila Rica. Loja 2: Av. José Bonifácio - São Miguel. Loja 3: Rua Santa Custódia - Barreirinhas

Fonte:Publicidade
()
21
Mai/25

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
21
Mai/25

Barreiras: Início da Jornada de Instrução Militar para formação de soldados no 10º BEC

Nesta segunda-feira, 19, teve início a Jornada de Instrução Militar (JIM) para os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2024, promovido pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC).

Às 18h, todos os alunos se apresentaram devidamente equipados, com todos os materiais necessários para o período de treinamento, momento em que foi realizada a conferência dos itens obrigatórios.



A JIM tem como principal objetivo proporcionar aos futuros soldados a vivência de operações policiais militares simuladas, em ambientes que exigem elevado nível de esforço físico e psicológico, conhecidos como psicofadiga. As atividades buscam simular com fidelidade o trabalho policial em áreas urbanas e rurais, desafiando os participantes a aplicarem técnicas de sobrevivência e a manterem a postura técnica e emocional adequada em cenários hostis, sempre em estrito respeito aos direitos humanos.

Com isso, a jornada visa fortalecer a capacidade de resposta em situações adversas, ampliando a resistência e a tolerância profissional dos alunos, aspectos fundamentais para o exercício da atividade policial.

Fonte:10° BEIC/SCS
()
21
Mai/25

Operação cumpre mandados de busca e apreensão na zona rural de Correntina

Investigados por tentativa de homicídio, furto e associação criminosa são alvos de ação integrada das Polícias Civil e Militar

Na manhã de segunda-feira (19), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Jaborandi, deflagrou uma operação para cumprir sete mandados judiciais relacionados à investigação dos crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa, dano, furto, esbulho possessório e porte ilegal de arma de fogo. Os delitos ocorreram na zona rural dos municípios de Jaborandi e Correntina. A ação teve como alvos sete imóveis localizados na Fazenda Brejo Verdes, na zona rural de Correntina, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Vara Plena de Coribe.

Na última sexta-feira, 16 de maio, dois investigados foram presos pela Polícia Federal no Rio de Janeiro ao tentarem embarcar em um voo comercial. Na mesma data, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de outro suspeito, em Correntina, com o objetivo de localizar uma espingarda calibre 12, registrada em nome da vítima de um dos crimes. No entanto, tanto a arma quanto o suspeito não foram localizados.

Entenda o caso:

Os crimes investigados remontam ao dia 5 de março, quando uma família foi surpreendida por cerca de 40 pessoas armadas ao chegar à Fazenda Vira Saia, na zona rural de Jaborandi. O grupo invadiu a propriedade, danificou veículos, agrediu fisicamente as vítimas e incendiou uma motocicleta. Também foi registrada a subtração de uma espingarda calibre 12. Parte dos autores foi identificada como integrante de uma associação local.

O inquérito encontra-se em fase de conclusão, e diligências continuam sendo realizadas para garantir a responsabilização de todos os envolvidos. A operação contou com a participação da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Cerrado), de equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santa Maria da Vitória), e da Polícia Militar, por meio da 30ª CIPM, Rondesp e Peto.

Fonte:Marcela Correia/Ascom-PCBA
()
21
Mai/25

Governo Lula apresenta projeto para regulamentar acesso a remédios derivados de Cannabis

Na última segunda-feira (19) o governo federal, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), protocolou um plano de ação para regulação e fiscalização do acesso a tratamentos fármacos à base de Cannabis.

A proposta foi elaborada em cumprimento da decisão de novembro do ano passado do STJ (Superior Tribunal da Justiça), que autorizava a importação de sementes e cultivo de cânhamo para fins medicinais, e envolve diferentes instituições.

O objetivo do plano é normatizar todas as etapas e garantir acesso a Cannabis medicinal da produção ao tratamento dos pacientes, segundo nota publicada pela AGU. De acordo com o órgão, a regulamentação normativa deve ser finalizada até setembro de 2025.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoriza, com prescrição médica, a importação de produtos à base de Cannabis desde 2015. Já a regulamentação para comercialização da matéria-prima importada para fins medicinais ocorreu em 2019.

O Ministério da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Anvisa participam do plano de ação da AGU.

Segundo a pasta, cerca de 820 decisões judiciais foram atendidas pelo Ministério da Saúde em 2022 para ofertar produtos a base de Cannabis para pacientes que dependiam de tratamento medicinal a base da planta.

A AGU afirmou ainda que mais de 670 mil pessoas utilizem medicamento a base de cannabis para tratamento de doenças como esclerose múltipla, epilepsia e dor crônica.

De acordo com estudos, a Cannabis medicinal tem eficácia comprovada para casos de epilepsia e dor crônica. Outras condições como TEA (transtorno do espectro autista), síndrome de Tourette e transtornos demenciais e psiquiátricos ainda caminham em pesquisas que mostram melhora dos quadros com o uso da planta.

Fonte:Folha Press
()
21
Mai/25

Oeste da Bahia: Equipe Rural da FPI identifica desmatamento irregular em área de 40 hectares no primeiro dia de campo

A equipe Rural 2 da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco iniciou, na segunda-feira (18), as atividades de campo da 51ª edição com a vistoria de um imóvel rural no município de Paratinga, no Oeste da Bahia. A ação resultou na identificação de um desmatamento irregular de aproximadamente 40 hectares, detectado por meio de imagens de satélite.

A operação foi realizada de forma integrada por representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

O técnico do Inema, Adelaido Sousa, explicou que a área foi identificada ainda na fase de planejamento da operação, por meio da plataforma MapBiomas. “Estamos em uma área recém-desmatada, com cerca de 40 hectares suprimidos. Esse local foi identificado por interpretação de imagens de satélite. Nosso trabalho é verificar se o desmatamento ocorreu de fato e se foi feito de forma regular. Neste caso, o desmatamento foi confirmado e vamos checar se o proprietário cumpriu todas as exigências legais junto aos órgãos ambientais”, esclareceu.

Durante a vistoria, também foi verificada a existência de vegetação nativa que não foi declarada no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), o que configura inconsistência cadastral. O técnico também alertou para a obrigatoriedade da Autorização por Procedimento Especial de Licenciamento (APE) para o exercício da atividade pecuária na propriedade, além de reforçar a importância da manutenção da Reserva Legal.

A inspeção foi acompanhada remotamente pelo proprietário do imóvel, com quem a equipe compartilhou orientações sobre a necessidade de regularização ambiental. Também acompanhando a equipe Rural, o técnico do Inema, Sérgio Amoedo, destacou o caráter educativo da abordagem.

“Quando identificamos áreas desmatadas por imagem de satélite, nosso papel em campo é orientar o proprietário sobre o que precisa ser regularizado. O uso da terra para pecuária, por exemplo, exige uma licença ambiental específica chamada APE, emitida pelo Inema. Nossa visita busca esclarecer essas exigências e garantir que a atividade rural seja compatível com a legislação ambiental”, explicou o técnico.

Outra observação feita pela equipe Rural foi sobre a necessidade do documento de outorga do uso do recurso hídrico. Sérgio explica que o imóvel possui um poço localizado logo na entrada da propriedade, e que o proprietário foi orientado de que é obrigatório possuir a outorga de direito de uso dos recursos hídricos ou, quando for o caso, a dispensa de outorga, documento também emitido pelo Inema. “A regularização desse uso é essencial para assegurar que a captação de água esteja conforme a legislação ambiental vigente”, reforçou Amoedo.

Na ocasião, também foi inspecionado, pela Adab, o depósito de produtos veterinários utilizado na atividade pecuária. A instituição poderá emitir notificação caso sejam encontradas irregularidades. A coordenadora da FPI na Bahia, promotora de Justiça Luciana Khoury, destacou a relevância dessa etapa para o fortalecimento da proteção ambiental na região do São Francisco.

“Estamos com muita expectativa, expectativa muito positiva, porque tem algum tempo que não estamos na região por conta do período todo de pandemia (…). Estamos com 27 equipes em campo, com mais de 200 profissionais, envolvendo 45 instituições, visitando nove municípios e atuando em diversas temáticas, como saneamento, impactos em propriedades rurais, mineração, fauna, agrotóxicos e patrimônio cultural. A FPI vem contribuir, sem dúvida nenhuma, com o enfrentamento das emergências climáticas, cuidando da água, da flora, da fauna e das populações que vivem nessa bacia tão importante”, afirmou Khoury.

Sobre a FPI do São Francisco - Criada em 2002, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco é uma iniciativa que reúne instituições do poder público e da sociedade civil para proteger o meio ambiente e promover ações integradas de fiscalização, educação socioambiental, saúde pública e valorização dos povos e comunidades tradicionais. Na Bahia, a FPI é coordenada pelo MP-BA, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o CREA-BA e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Órgãos e instituições que compõem a 51ª FPI

A 51ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco na Bahia conta com a participação de 45 instituições, entre elas a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Agência Peixe Vivo (APV), AGENDHA, AGERSA, Animallia, ANM, CBHSF, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA), CERB, CIPPA, Conselhos Federal e Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), CREA-BA, CRMV-BA, CRQ, DIVISA-SESAB, Fundação José Silveira (FJS), FBCA, FUNASA-MS, GERMEN, Ibama, Inema, Instituto HORI, IPHAN, Marinha do Brasil, Ministérios da Saúde (MS) e do Meio Ambiente (MMA), MP-BA, MPF, MPT, Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Polícia Militar da Bahia (PMBA), Seagri, Sefaz, Sepromi, Sesab, Bahiater/SDR, SIHS, SINTEC-BA, SSP, SDA-SDR, SUDEC, Uneb (DCT/OPARÁ), UFBA e UFRB.

Além de ações de fiscalização, a FPI se destaca também pelo caráter socioeducativo e pela escuta ativa das comunidades locais, promovendo uma abordagem preventiva e humanizada da proteção ambiental.

Fonte:GOV BA
()
21
Mai/25

Bahia tem quase 9,5 mil casos de picadas de escorpião nos primeiros meses de 2025

Dados recentes do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox/BA) confirmam que em todo estado baiano foram registrados 9.495 casos nos quatro primeiros meses do ano. Os acidentes com escorpiões representam 71,5% das notificações envolvendo animais peçonhentos no estado. Só em 2024 o estado teve mais de 24 mil casos.

Um estudo publicado na revista Frontiers in Public Health aponta um aumento de 250% nas picadas de escorpião no Brasil na última década. Para Sâmia Neves, professora de Medicina Veterinária da Universidade Salvador (Unifacs), esse aumento está relacionado a fatores como o desmatamento e a expansão urbana desordenada, resultantes na perda do habitat natural dos escorpiões, o acúmulo de entulho, que oferece esconderijo ideal para eles, e as mudanças climáticas.

“Outros fatores importantes são a redução dos predadores de escorpiões por conta das ações antrópicas e o poder de adaptação de algumas espécies”, explica a especialista.

Para prevenir acidentes, é essencial manter a casa limpa e organizada, vedar portas e janelas, usar repelentes e inspecionar calçados e roupas antes de usar. Em caso de picada, procure atendimento médico imediato, lave a área com água e sabão, mantenha a calma e aplique compressas frias.

Importante destacar que é recomendação médica não cortar ou sugar a picada, esses hábitos não são eficientes após um ataque do animal. As espécies de escorpião de maior relevância na Bahia são o escorpião-amarelo (T. serrulatus), o escorpião-marrom (T. bahiensis) e o escorpião-amarelo-do-nordeste (T. stigmurus). As informações foram divulgadas pelo Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.

Fonte:Bahia Notícias
()