Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
09
Jul/25

CIPPA/Lençóis resgata animais silvestres mantidos em cativeiro em Santa Rita de Cássia

Durante patrulhamento nos bairros de Santa Rita de Cássia, a guarnição da CIPPA/Lençóis realizou o resgate de 21 animais silvestres mantidos irregularmente em cativeiro.

A ação foi motivada por denúncias anônimas indicando a existência de animais silvestres em duas residências distintas da cidade. Em ambos os locais, os moradores autorizaram a entrada da equipe e o resgate dos animais. Por não serem os responsáveis diretos pela manutenção dos animais, não houve aplicação de sanção legal no momento.

Fonte:Ascom CIPPA/Lençóis
()
09
Jul/25

Governo do Estado destina três veículos para a saúde do município de Oliveira dos Brejinhos

Durante encontro com representantes da Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, no território de identidade do Velho Chico, na tarde desta terça-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues destinou para a saúde municipal, uma ambulância, um microônibus e um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A agenda, que também reuniu secretários estaduais em Salvador, teve como objetivo tratar das demandas emergenciais para o desenvolvimento do município.

O governador reafirmou o compromisso de seguir investindo nos municípios baianos e destacou que ações como essas, representam avanços concretos na melhoria da qualidade de vida da população. “Trabalhamos para garantir que o desenvolvimento chegue a todos os cantos da Bahia. Nesta agenda, analisamos demandas de saúde, a construção de uma rodoviária, abastecimento de água para os povoados, reestruturação da feira livre, além de ações para a segurança e a infraestrutura, colocadas como prioritárias pelo prefeito”, pontuou o governador.

Oliveira dos Brejinhos tem uma população de mais de 20 mil habitantes e recebeu R$ 57 milhões de investimentos do Governo do Estado, entre 2023 e 2025. Na educação,  houve a construção do Colégio de Tempo Integral Tiradentes; para a prática esportiva e lazer, a reforma do Estádio Municipal João Ferreira Leal e para a mobilidade e infraestrutura, a pavimentação das ruas da sede, de povoados e da rodovia BR-242, no acesso ao distrito de Ipubaça.

Ainda foram realizadas diversas obras de abastecimento de água e está em andamento, o projeto para a recuperação da Barragem de Girau. Para o desenvolvimento agrícola e produção, foram construídas unidades de produção de ração, beneficiamento de frutas e de mandioca.

Para o prefeito do município, Ferrugem, a parceria com o Governo do Estado é fundamental para melhorar a qualidade de vida da comunidade e impulsionar o desenvolvimento local. “Gratidão a toda equipe pela vontade ajudar o nosso município. Deixamos essa reunião satisfeitos com o resultado. Saímos daqui com esses três veículos, presentes para a nossa saúde. Tenho certeza de que Oliveira dos Brejinhos vai avançar ainda mais”, afirmou o gestor municipal.

Fonte:Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA - foto: Joá Souza/GOV BA
()
09
Jul/25

Em nova reunião representantes da Prefeitura de Barreiras e comissão de pastores e líderes religiosos avançam na organização do Dia do Evangélico 2025

A Prefeitura de Barreiras realizou, nesta terça-feira (8), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, mais uma reunião de planejamento para o Dia do Evangélico, celebrado em agosto. A Comissão Permanente de Eventos, juntamente com secretários municipais e representantes das igrejas evangélicas, discutiu detalhes da programação que será ampliada este ano, com atividades voltadas à comunidade evangélica e à população em geral.

Estiveram presentes na reunião as secretárias Gislaine Barbosa (Administração) e Ivanete Bastos (Assistência Social), subsecretária Luzani Santos (Infraestrutura), secretário Gulla (Cultura e Turismo), além dos assessores André Vasco e Vinícius Melo, e a representante da Secretaria de Saúde, Tayna Castro. O vereador Zé do Sorvete, Íris Neta e o pastor Adenes Oliveira, também participaram do encontro.

Durante o diálogo, foram abordadas ações integradas entre as secretarias para a realização de uma programação que ultrapasse o campo religioso, promovendo também inclusão, cidadania e serviços sociais. A proposta é que o evento deste ano incorpore atendimentos à população, oficinas e atividades culturais, ampliando sua relevância comunitária.

“As comemorações pelo Dia do Evangélico já fazem parte do calendário de comemorações do nosso município, por isso, mais uma vez a Comissão Permanente de Eventos acompanha com atenção as etapas de execução desse planejamento, em articulação com as lideranças religiosas e as demais secretarias envolvidas. Será uma linda festa”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Gulla.

Fonte:Dircom PMB
()
08
Jul/25

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a polícia em Correntina

Após uma série de homicídios relacionados com o tráfico de drogas em Correntina e região, a CIPE CERRADO e 30 CIPM deflagraram uma operação visando reduzir os índices de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais) e por volta das 17h40 desta terça-feira, 8, um homem com as mesmas características do traficante indicado como o responsável pelo tráfico no bairro São Lázaro, em Correntina, adentrou rapidamente uma residência na travessa do Cruzeiro, ao perceber a aproximação das equipes policiais.

O homem foi acompanhado pelos policiais que deram voz de abordagem, porém, o rapaz optou por realizar disparos sequenciados de arma de fogo contra as guarnições, que reagiram prontamente à injusta agressão. O resistente caiu ao solo, foi desarmado e imediatamente socorrido ainda com sinais vitais para o Hospital Dr Lauro Joaquim de Araújo, onde seu óbito foi constatado.

No local, além do revólver utilizado contra os policiais, havia dois tabletes grandes de maconha. Todo o material foi apresentado na 1a DELEGACIA TERRITORIAL DE SANTA MARIA DA VITÓRIA, onde foi realizado o procedimento legal.

RESISTENTE:

▪️Homem de 21 anos.

MATERIAIS APREENDIDOS:

▪️ Um revólver calibre 32 com 5 munições deflagradas e 1 intacta;
▪️860 gramas de maconha;
▪️Um telefone celular.

Fonte:ASCOM CIPE/CERRADO
()
08
Jul/25

Lula é pior que Bolsonaro em gastos, segurança e impostos, diz pesquisa

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg evidencia reprovação de Lula em comparação com seu antecessor e rival

A pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (8), evidencia a reprovação do governo de Lula (PT) em comparação ao desempenho de seu rival e antecessor Jair Bolsonaro (PL). O petista é considerado pior na sua atuação nas políticas de gastos públicos e responsabilidade fiscal, de segurança pública; bem como na definição da carga fiscal e impostos, e na promoção de justiça e combate à corrupção.

Para 54% dos brasileiros entrevistados, Lula tem pior desempenho na condução da política de impostos e carga fiscal. Enquanto 41% avaliam que o petista é melhor que Bolsonaro na definição do impacto das taxações. E 5% consideram que ambos tiveram atuações iguais.

O segundo pior desempenho de Lula é na responsabilidade fiscal e controle de gastos, com 53% apontando o petista como pior que o ex-presidente. Neste quesito das despesas e equilíbrio das contas, Bolsonaro é apontado como pior por 43% dos entrevistados. E 4% não veem diferença.

Lula também foi considerado pior que Bolsonaro por 52% dos entrevistados, nas políticas de segurança pública, na promoção de justiça e no combate à corrupção. Na segurança, 40% ainda consideram Lula melhor que Bolsonaro, e 8% igual. E na justiça e no cerco à corrupção, a minoria de 45% apontam o petista como melhor, com 3% igualando seus desempenhos.

Outras áreas em que Lula é pior que Bolsonaro são: meio ambiente e agricultura (51% pior); educação, investimento, infraestrutura e obras públicas (50%); indústria e energia (48%); saúde, transporte, estradas e aeroportos (47%);

Lula supera Bolsonaro sendo apontado como melhor nas áreas de: relações internacionais, ambiente de negócios e emprego, comércio internacional, direitos humanos e igualdade racial, políticas sociais e redução da pobreza (48% melhor); moradia, turismo, cultura e eventos (47% melhor).

A pesquisa ouviu 2.621 pessoas, entre os dias 27 de junho e 30 de junho. E tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos; com nível de confiança de 95%.

Fonte:DIÁRIO DO PODER
()
08
Jul/25

Ele já está entre nós! Novo Nissan Kicks com versão a partir de R$ 159.990

Fonte:Publicidade
()
08
Jul/25

Faça um curso Superior Sequencial de Gestão de Trânsito

Duração: 6 Meses
Carga Horária: 720H/A
Curso Superior reconhecido e autorizado pelo MEC
Certificado de Ensino Superior
Valido para Concursos Públicos Municipais e Nacionais
100% online - Modalidade EAD
Aulas Quinzenais - 15 em 15 dias

Opção de escolha de horário para assistir as transmissões de LIVES ao vivo pelo aplicativo de reuniões Gratuito ZOOM de qualquer lugar do Brasil.
Opção de aulas gravadas - link fica à disposição para reposição de conteúdo.
Material didático: Gratuito
Requisito: Ensino Médio Completo Coordenação do curso Especialista em trânsito Josafa Arnaldo contato; 77-9.9998-0684

Fonte:Informe Publicitário
()
08
Jul/25

Equipes do Consultório na Rua levam cuidado e acolhimento a pessoas em situação de rua em Barreiras

Na manhã desta terça-feira (8), as equipes do Consultório na Rua estiveram mais uma vez no Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB), onde acontece a tradicional feira livre da cidade. A ação faz parte do cronograma semanal do programa, que leva atendimento de saúde e suporte social à população em situação de rua, com presença itinerante em locais estratégicos.

Em Barreiras, quase 300 pessoas estão cadastradas no sistema de saúde como moradores em situação de rua. A maioria não possui documentos pessoais, o que impõe desafios ao acesso formal aos serviços públicos. Ainda assim, as equipes atuam de forma acolhedora e profissional para garantir a essas pessoas o direito à saúde e à dignidade.

A enfermeira Mirths Nunes, integrante da equipe, destaca que a construção do vínculo com essa população é um processo lento, mas essencial. “São pessoas em grande parte marcadas pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, com histórico de abandono e traumas. O vínculo de confiança precisa ser construído aos poucos, respeitando os limites e o tempo de cada um”, afirma.

Segundo ela, além dos atendimentos realizados diretamente nas ruas, como testes rápidos, curativos e encaminhamentos, o trabalho também envolve a inserção dos pacientes nos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Nosso papel é abrir caminhos para que essas pessoas, muitas vezes invisíveis à sociedade, sejam vistas e cuidadas”, completa.

A secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, reforça o compromisso da gestão com o atendimento humanizado e a reinserção social dessa população. “Nosso propósito é promover um processo de reinserção social que respeite a dignidade de cada indivíduo. A saúde humanizada, nesse contexto, não é apenas uma diretriz, é um compromisso com a inclusão e com os direitos humanos”, destaca.

Consultório na Rua – Criado em 2011 como parte da Política Nacional de Atenção Básica, o Consultório na Rua é formado por equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos e técnicos de enfermagem. Em Barreiras, essas equipes se revezam em pontos de circulação e permanência da população em situação de rua, oferecendo atendimento direto e articulado com a rede municipal de saúde.

Fonte:DIRCOM, prefeitura de Barreiras
()
08
Jul/25

Formação reforça compromisso com a leitura e a escrita na educação infantil em LEM

Na tarde desta segunda-feira, 7 de julho, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no auditório da Unifaahf a cerimônia de encerramento da formação do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). A iniciativa integra a política pública Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), e tem como foco o fortalecimento da prática pedagógica das professoras que atuam com crianças da pré-escola, entre 4 e 5 anos.

Entre julho de 2024 e julho de 2025, 160 professores da rede municipal participaram da formação, voltada para o letramento e o desenvolvimento de múltiplas linguagens, respeitando as especificidades das faixas etárias atendidas.

Para o secretário municipal de Educação, Jefferson Café, a formação continuada é uma das prioridades da gestão."Cuidar da leitura é cuidar do futuro. Investir na formação dos nossos educadores é garantir que as nossas crianças tenham acesso ao aprendizado de forma lúdica, estruturada e respeitosa. A base começa na Educação Infantil, e é nela que concentramos nossos esforços", afirmou.

A articuladora do programa no município, professora Talita Silva, celebrou o envolvimento das educadoras e a importância da iniciativa para o fortalecimento da prática docente.



"Essa formação valoriza a escuta, a troca de saberes e o protagonismo das professoras da pré-escola. É um processo que reflete diretamente no desenvolvimento das nossas crianças, ampliando as possibilidades de linguagem, expressão e leitura de mundo", destacou.

A professora Eryneide Ferreira, da Escola Municipal Ivo Hering, uma das formandas, falou com emoção sobre o impacto da formação na sua prática diária. "Voltar para a sala de aula com novos olhares e estratégias é transformador. A formação nos empodera e nos inspira a fazer a diferença desde os primeiros anos da vida escolar das crianças", compartilhou.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
08
Jul/25

Em LEM você conta agora com o "Platta Laboratório de Análises Clínicas"

Fonte:Publicidade
()
08
Jul/25

Por que escolher a nova L200 Triton Katana?

Seja para encarar desafios ou aproveitar o dia a dia, a Nova Triton é a escolha certa!

Completamente renovada: novo chassi, novo motor, novas tecnologias, maior e melhor conforto interno e novos itens de segurança para você.

Desempenho incrível em qualquer terreno!

💺 Conforto premium para o dia a dia e para as grandes aventuras.
⚡ Tecnologia de ponta para sua segurança e conectividade.

Com a Mitsubishi, o caminho é sempre seu! 🚘✨

📍 Visite a Fama Motors e descubra toda a linha Mitsubishi feita para você.

📱LEM (77) 99864-4128
📱Barreiras (77) 99828-8887

#Mitsubishi #mitsubishimotors #triton #luiseduardomagalhaes #barreiras

Fonte:Informe Publicitário
()
08
Jul/25

AMBSEG Engenharia ambiental e segurança do trabalho

Fonte:Publicidade
()
08
Jul/25

Constantino Catarino de Souza sem aula: estudantes denunciam abandono e cobram providências ao Estado

Estudantes do Colégio Estadual Constantino Catarino de Souza denunciam uma grave situação estrutural que tem impedido a realização de aulas na unidade, localizada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

De acordo com um estudante da instituição, o cenário é de completo abandono. A escola está sem porteiro, sem equipe de limpeza, enfrentando problemas no abastecimento de água e sem condições mínimas de funcionamento. A rotina escolar está paralisada, e os alunos seguem sem previsão de retorno às atividades regulares.

“Esse cenário não é novo, não é pontual e já foi comunicado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia e ao NTE11 (Núcleo Territorial de Educação). Todos já têm ciência do problema, mas até agora nada foi resolvido”, afirma o estudante.

Os alunos cobram providências urgentes das autoridades estaduais e reforça que a falta de estrutura está prejudicando diretamente os estudantes, que têm o direito constitucional à educação.

Nas redes sociais, os alunos têm se mobilizado com a hashtag #QueremosAula, pedindo atenção do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito.

“Precisamos de aula! Precisamos de respeito! A educação pública pede socorro!”, diz o manifesto publicado pelos alunos.

A reportagem procurou o Núcleo Territorial de Educação (NTE11) e a Secretaria Estadual de Educação para um posicionamento oficial, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

Enquanto isso, os estudantes continuam sem aula, aguardando que o poder público cumpra seu papel e garanta o mínimo necessário para que a escola volte a funcionar.

O repórter Weslei Santos procurou a unidade escolar que confirmou as denúncias e provavelmente as aulas retornarão após ajustes e contrato de novos funcionários, na próxima quinta-feira (10).

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
08
Jul/25

Prefeitura de Barreiras prepara Rua Anísio Teixeira para recebe obras de pavimentação asfáltica e melhorias na infraestrutura

A Rua Anísio Teixeira, no bairro São Miguel, está recebendo uma série de melhorias que integram o cronograma de obras executado pela Prefeitura de Barreiras. Os serviços estão sendo conduzidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes e incluem intervenções que vão desde a limpeza da via até a pavimentação completa do trecho.

Com acesso direto a importantes corredores urbanos como as avenidas José Bonifácio, Souza Moreira e o bairro Santa Luzia, a Rua Anísio Teixeira será contemplada com mais de 400 metros de pavimentação asfáltica, além da sinalização vertical e horizontal. Os serviços de base e sub-base já estão em andamento, preparando o solo para receber o novo asfalto.

Além da pavimentação da via principal, quatro travessas paralelas também serão beneficiadas com as obras, somando mais 200 metros lineares de pavimento. As intervenções visam melhorar a mobilidade urbana, facilitar o tráfego e valorizar a área residencial.

O prefeito Otoniel Teixeira destacou a importância do investimento. “A Rua Anísio Teixeira faz uma importante ligação da Avenida Clériston Andrade até a Avenida Souza Moreira, e no trecho entre a Av. JB e a Souza Moreira, ainda não conta com pavimentação asfáltica, o que tem sido uma demanda recorrente dos moradores. Seguindo nosso planejamento, vamos dotar também esse trecho de infraestrutura com a nova pavimentação, assim como a sinalização que irá melhorar a mobilidade em toda essa região, proporcionando um trânsito mais seguro e mais qualidade de vida à população”, destacou o gestor.

Fonte:Dircom PMB
()
08
Jul/25

Prefeitura de Barreiras inicia implantação do novo Sistema de Drenagem de Águas Pluviais na Rua Alberto Coimbra

A Prefeitura de Barreiras está executando uma importante intervenção de infraestrutura urbana na Rua Alberto Coimbra, popularmente conhecida como Rua da Feira. A obra consiste na implantação do novo Sistema de Drenagem de Águas Pluviais, com o objetivo de solucionar problemas históricos de acúmulo de água e mau cheiro no local.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, prevê a substituição de toda a rede antiga de drenagem, que se encontrava obstruída e, de forma irregular, recebia também o descarte de esgoto — o que contribuía para o odor forte percebido por quem circulava ou trabalhava na região.

“Estamos refazendo todo o sistema drenagem de águas pluviais desta rua que estava com a rede antiga entupida e, além disso, havia ligações irregulares de esgoto. Isso estava comprometendo o funcionamento do sistema e causando o mau cheiro. Agora, além da nova rede, orientamos os moradores e comerciantes a regularizarem suas ligações junto à Embasa, para que o problema não volte a ocorrer”, explicou o secretário de Infraestrutura, Bruno Castro.

Acompanhando a obra de perto, o prefeito Otoniel Teixeira destacou o compromisso da gestão em acabar com o mal cheiro e corrigir o problema do esgoto que corria na sarjeta da rua. “Essa é uma obra de elevado importância para todos que frequentam essa movimentada rua da nossa cidade, acesso principal da Feira Livre e o pulsante comércio desse setor que concentra inúmeras lojas, com essa intervenção vamos resolver o problema do esgoto correndo a céu aberto e proporcionar mais qualidade de vida a todos que frequentam a feira e o comércio da Alberto Coimbra”, pontuou.

Com previsão de conclusão em até 30 dias, a obra envolve a instalação de mais de 250 metros de nova tubulação, criação de pontos de captação de água pluvial e a construção de poços de visita — estruturas que facilitam a manutenção da rede. Homens e máquinas estão mobilizados para acelerar os trabalhos e minimizar os impactos no comércio local.

Fonte:Dircom PMB
()
08
Jul/25

CIPPA Lençóis localiza e destrói fornos ilegais de carvão e apreende motosserra em Serra do Ramalho

Nesta segunda-feira, 7, durante patrulhamento na zona rural do município de Serra do Ramalho, a Guarnição da CIPPA/Lençóis identificou e destruiu quatro fornos utilizados ilegalmente para produção de carvão vegetal, ação configurada como crime ambiental conforme a Lei 9.605/98.N

Nas proximidades de dois fornos, foram encontrados aproximadamente 40m³ de carvão pronto para comercialização, além da identificação de uma área de extração seletiva de madeira nativa, especialmente da espécie angico.

Uma motosserra, localizada na área de extração, foi apreendida e apresentada à Delegacia de Polícia de Serra do Ramalho, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Material apreendido:

▪️ 01 motosserra

▪️ 04 fornos ilegais destruídos

▪️ Aproximadamente 40m³ de carvão vegetal. 

A CIPPA/Lençóis reafirma seu compromisso com a proteção da vegetação nativa e o combate ao desmatamento ilegal, atuando com firmeza em todo o Oeste Baiano.

📲 Informações, sugestões ou críticas? Envie para a nossa Ouvidoria: (75) 99951-5994

Fonte:Ascom CIPPA Lençóis
()
08
Jul/25

Grande indústria de aço chega em Luís Eduardo Magalhães

Luís Eduardo Magalhães acaba de receber um novo reforço para sua economia: a Cedisa, uma grande beneficiadora e distribuidora de aço , acaba de inaugurar sua unidade na cidade. Com 50 anos de atuação no mercado, a empresa é referência nacional no setor e tem papel estratégico no fornecimento de aço para a indústria, construção civil e agronegócio.

A chegada da Cedisa ao município representa um marco importante para o desenvolvimento da região oeste da Bahia. Com uma estrutura moderna e capacidade de atendimento em larga escala, a nova unidade fortalece a cadeia produtiva local e amplia o acesso a materiais essenciais para obras, projetos industriais e atividades agrícolas.

A escolha por Luís Eduardo Magalhães não foi por acaso. A cidade está no centro de uma das regiões mais produtivas do Brasil, com forte presença do agronegócio e grande potencial logístico. A presença da Cedisa promete impulsionar ainda mais o crescimento local, gerando empregos, movimentando a economia e oferecendo soluções que atendem às demandas de diferentes segmentos produtivos.

Com a nova operação em funcionamento, a expectativa é de que a cidade fortaleça ainda mais sua posição como polo de desenvolvimento regional. A chegada de uma indústria desse porte reforça a atratividade de Luís Eduardo Magalhães para novos investimentos e sinaliza um momento positivo para diversos setores da economia local.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
08
Jul/25

LEM oficializa adesão à ANCITI e fortalece agenda de cidades inteligentes e inovação pública

Luís Eduardo Magalhães oficializou nesta terça-feira (08), sua adesão à Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI). A assinatura do termo de filiação foi realizada na sede da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel), na capital pernambucana, com a presença do vice-prefeito Franklin Willer, que representou o município no ato.

Reconhecida como um polo de tecnologia agrícola e referência nacional no agronegócio, Luís Eduardo Magalhães dá agora um passo estratégico para se consolidar também como uma cidade de inovação digital. A entrada na ANCITI marca o fortalecimento da política municipal voltada à transformação digital da gestão pública, ao uso de dados na formulação de políticas públicas e à modernização dos serviços oferecidos à população.

O município já vem demonstrando seu protagonismo no cenário digital, com destaque para o lançamento do Conecta LEM, aplicativo que centraliza diversos serviços públicos em uma única plataforma, facilitando o dia a dia do cidadão. Além disso, está em andamento o processo de criação da Secretaria de Eficiência Digital, que reforça o compromisso da gestão com a inovação, a transparência e a melhoria contínua dos serviços públicos.


O presidente da ANCITI, Bernardo D’Almeida e o vice-prefeito Franklin Willer

“A transformação digital é um caminho sem volta, e Luís Eduardo Magalhães está determinado a ser referência na Bahia. Já demos passos importantes com o Conecta LEM e agora avançamos com a adesão à ANCITI, conectando nossa cidade a uma rede de inovação colaborativa. Estamos construindo um modelo de gestão mais eficiente, transparente e voltado para as reais necessidades da população”, destacou o vice-prefeito Franklin Willer.

Com a adesão à ANCITI, a cidade terá acesso a grupos técnicos especializados, capacitações, eventos de boas práticas, parcerias institucionais e projetos colaborativos em diversas áreas da transformação digital.

“A chegada de Luís Eduardo Magalhães reforça nosso compromisso de construir cidades mais inteligentes por meio da colaboração entre entes públicos. O município tem um enorme potencial e certamente contribuirá com a rede nacional de inovação pública”, afirmou Bernardo D’Almeida, presidente da ANCITI.

Sobre a ANCITI
A ANCITI é uma entidade nacional que reúne atualmente mais de 100 municípios brasileiros comprometidos com a modernização da gestão pública por meio da tecnologia, da inovação e do uso estratégico de dados. Entre os associados estão importantes capitais como São Paulo, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, além de cidades de médio porte que se destacam por boas práticas em governo digital.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
08
Jul/25

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes

Fonte:Publicidade
()
08
Jul/25

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
08
Jul/25

Residencial Luggi - O primeiro condominío de casas inteligentes em Barreiras

Fonte:Publicidade
()
08
Jul/25

CIPPA Lençóis resgata 54 animais silvestres em LEM

Nesta segunda-feira, 7, durante patrulhamento no bairro Solar dos Buritis, em Luís Eduardo Magalhães, a Guarnição da CIPPA/Lençóis identificou a manutenção ilegal de aves silvestres em cativeiro, prática que configura crime ambiental, conforme o Art. 29 da Lei 9.605/98.

Durante a averiguação no local, foram localizadas diversas gaiolas com 54 pássaros silvestres. Diante da situação de saúde delicada das moradoras da residência, não foi possível realizar a condução imediata à delegacia. Os animais foram resgatados e entregues à SEMUS do município, que ficou responsável por avaliar e destinar corretamente os animais.

Aves resgatadas:

🔹 08 cardeais

🔹 05 curiós

🔹 04 pássaros pretos

🔹 01 sofreu

🔹 04 trinca-ferros

🔹 02 canários-da-terra

🔹 05 pintassilgos

🔹 02 golinhos

🔹 02 patativas

🔹 05 azulões

🔹 15 baianinhos

🔹 01 encontro

As aves foram recebidas pelos técnicos da SEMUS, que adotarão os procedimentos legais para identificação do responsável e apuração do caso.

A CIPPA/Lençóis segue atuando na proteção da fauna silvestre e no combate aos crimes ambientais em todo o Oeste Baiano.

📲 Envie informações, sugestões ou críticas para a Ouvidoria: (75) 99951-5994

Fonte:Ascom CIPPA Lençóis
()
08
Jul/25

Chocolate da Bahia: Produção de excelência que conquistou o mundo

Oeste baiano, produtores executam projetos que apostam em alta densidade (1.600 árvores/hectare), irrigação e clones selecionados para produtividades

Neste 7 de julho, Dia Mundial do Chocolate, a Bahia tem motivos de sobra para comemorar. Maior produtora de cacau e principal exportador de seus derivados no Brasil, o estado também vem se destacando mundialmente pela qualidade do chocolate. O desempenho nas exportações comprova a força do setor, no primeiro semestre de 2025 o estado alcançou US$ 254 milhões de dólares nas vendas ao exterior, representando um crescimento expressivo de 41,32% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os resultados demonstram o empenho dos produtores e do apoio contínuo e políticas públicas de incentivo à produção, modernização e sustentabilidade, lideradas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, destaca que essa é uma data para celebrar e reconhecer o trabalho de produtores, empreendedores e comerciantes. “Com políticas assertivas, novas tecnologias de produção e de controle fitossanitário, o setor tem alcançado altos níveis de competitividade e reconhecimento internacional. Mais do que um alimento querido em todas as partes do planeta, o chocolate baiano é sinônimo de tradição, inovação e desenvolvimento econômico e sustentável”.

Com reconhecimento crescente, o chocolate produzido na Bahia vem conquistando prêmios nacionais e internacionais. Em 2024, marcas do Consórcio Cabruca, que reúne produtores de chocolates do Sul da Bahia, conquistaram 15 medalhas na Academy of Chocolate (Londres), mais importante premiação mundial do setor.

Por trás de cada cacaueiro, amêndoa e barra de chocolate premiado, há histórias de luta, tradição e transformação. No Sul da Bahia, o cacau não é apenas uma cultura agrícola é um modo de vida transmitido entre gerações, que resistiu e superou as crises impostas pela vassoura-de-bruxa.

O cacau se reinventa com inovação tecnológica, padrões de qualidade, cooperativismo e olhar estratégico para o mercado internacional. E quem vivencia essa virada de página é o produtor Fausto Pinheiro que cresceu entre as lavouras na cidade de Ilhéus, tanto viu o pai viver os tempos dourados, como o tempo das adversidades. Agora ele preside a Câmara Setorial do Cacau, representando milhares de famílias que transformaram o trabalho da terra em chocolate que encanta o mundo.

“Hoje, a Bahia é o único lugar do mundo onde temos uma cadeia produtiva completa, da planta à barra de chocolate, passando por produção, beneficiamento e indústria. Isso só foi possível graças aos investimentos em tecnologia, na diversificação das culturas e ao aprimoramento genético das nossas plantas”, ressaltou o produtor.

Responsável pela Fazenda São Rafael, Fausto ressaltou ainda que essa evolução fez com que o estado deixasse de ser apenas fornecedor de matéria-prima, agregando alto valor com o chocolate e o Nibs 100% de Cacau, com selos de origem e qualidade. “Estamos entendendo melhor o mercado internacional, vendendo em momentos mais estratégicos e diretamente para a indústria, o que garante melhor retorno para os produtores. Temos hoje mais de 120 marcas atuando no estado, entre pequenas indústrias, cooperativas e empreendimentos familiares”, completou.

Essa excelência tem impulsionado as exportações, países como Argentina, Estados Unidos, Chile e Holanda, estão entre os principais destinos do cacau e seus derivados, levando o sabor da Bahia para as prateleiras e confeitarias mais exigentes do planeta.

Bahia harmoniza técnicas ancestrais com modernidade

Com sistema Cabruca e Orgânico, no sul do estado, os produtores revitalizaram lavouras após a crise da vassoura-de-bruxa na década de 90. O uso de adubos orgânicos e controle biológico, alcançaram frutos finos e aromáticos, base para chocolates 100% orgânicos.

Já no Oeste baiano, produtores executam projetos que apostam em alta densidade (1.600 árvores/hectare), irrigação e clones selecionados para produtividades de até 3.000 kg/há, dez vezes acima da média nacional.

“Da cabruca às fazendas high-tech, da fermentação artesanal aos prêmios internacionais, o estado pratica um modelo único onde volume e qualidade coexistem. Com investimentos em tecnologia e sustentabilidade, a cacauicultura baiana não apenas enfrenta crises, mas as transforma em oportunidades para consolidar o Brasil como potência do setor”, completou o diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri, Assis Pinheiro Filho.

Fonte:Ascom Seagri
()
08
Jul/25

Oeste da Bahia: Municípios de Angical, Catolândia, Mansidão e Wanderley tem de 249 a 1.095 dias sem homicídios

Fonte:Ascom PM
()
08
Jul/25

Juízes vão ganhar aumento de 20% em Barreiras e outras cidades baianas onde colegas não querem trabalhar

Em ao menos oito cidades baianas, quase nenhum juiz federal quer trabalhar. Por isso, aqueles que se mudarem para os municípios do interior ganharão benefícios: aumento de 20% do salário e prioridade quando vagas de transferência surgirem. Os incentivos foram aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), que determinam os requisitos que as cidades devem cumprir para receber os magistrados com salários turbinados em, pelo menos, R$ 8 mil.

Em ao menos oito cidades baianas, quase nenhum juiz federal quer trabalhar. Por isso, aqueles que se mudarem para os municípios do interior ganharão benefícios: aumento de 20% do salário e prioridade quando vagas de transferência surgirem. Os incentivos foram aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), que determinam os requisitos que as cidades devem cumprir para receber os magistrados com salários turbinados em, pelo menos, R$ 8 mil.

As resoluções dos conselhos estabelecem como critérios a dificuldade de acesso aos municípios, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o fato de a cidade estar sem juiz titular há três anos. Os juízes federais que assumirem as comarcas baianas com essas características terão direito aos benefícios. A medida também vale para servidores com outros cargos. 

Cabe às segundas instâncias decidir quais cidades serão contempladas. Na última quinta-feira (3), o Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1) listou os municípios baianos onde os juízes federais receberão os aumentos. São elas: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Campo Formoso, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Jequié e Teixeira de Freitas - que passam a ser reconhecidas como localidades de difícil provimento.

Na prática, os juízes federais serão mais bem remunerados se concordarem em se mudar e atuar nas cidades onde os colegas não querem trabalhar por motivos que vão desde a distância da capital até o acúmulo de funções. "Em teoria, cada comarca deveria ter um juiz titular. Quando isso não acontece, o magistrado de outra cidade acumula as funções e também despacha os processos do município vizinho", explica o juiz Tardelli Boaventura, que integra a diretoria da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). 

 

Tardelli já viveu essa situação na pele. Ele é juiz titular da comarca de Senhor do Bonfim e assumiu os processos da cidade de Itiúba, localizada a 60 quilômetros de distância, quando o cargo ficou vago depois que a juíza titular foi promovida. "Eu tirava um dia da semana para ir até a cidade, fazer as audiências e despachos. Neste dia, era fila de advogados e de pessoas para atender", conta. Nos outros quatro dias da semana, os 33,8 mil habitantes do municípios ficavam desassistidos. 

Para evitar situações como essa, foi elaborada a Política Pública de Estímulo à Lotação e à Permanência de Magistradas(os), que vai garantir os pagamentos extras e outros benefícios aos servidores. "A política busca garantir maior eficiência na prestação jurisdicional em áreas remotas e vulneráveis, oferecendo incentivos à interiorização da Justiça Federal", diz o TRF1, em nota. A reportagem entrou em contato com o tribunal, que não se manifestou sobre a escolha das oito cidades baianas. 

Vai funcionar? 

Um juiz federal em início de carreira recebe por mês R$ 39.753,21, segundo informações do Conselho da Justiça Federal. Portanto, o valor extra recebido para atuar nas oito cidades baianas citadas chega próximo aos R$ 8 mil. Porém, na visão de Tardelli Boaventura, outro benefício deve atrair mais juízes para o interior da Bahia. 

Trata-se da preferência na lista de remoção (NR). Isso significa que quando surgirem oportunidades de transferência, os juízes beneficiados sairão na frente. "Muitas vezes, no início das carreiras, os magistrados não têm família constituída e, com incentivos assim, podem ser estimulados a ir para o interior", pontua. Para ter prioridade na mudança de comarcas, os juízes federais deverão permanecer nas cidades por, no mínimo, três anos seguidos. 

Eles também deverão residir nas cidades onde vão trabalhar. O CNJ prevê, na resolução 620/2025, que os pagamentos sejam interrompidos caso os juízes deixem de morar nos municípios. A residência fora da comarca só é permitida se for por razões de segurança física e se for por necessidade de filhos com até 12 anos. 

Quando um juiz é nomeado, a escolha da comarca (cidade ou região onde atuará) é feita com base em critérios como classificação em concurso público ou na ordem de antiguidade, dependendo da legislação específica de cada tribunal.

Amazonas: Tabatinga

Amapá: Laranjal do Jari e Oiapoque

Piauí: Corrente e São Raimundo Nonato

Mato Grosso: Cáceres e Juína

Rondônia: Ji-Paraná e Vilhena

Tocantins: Araguaína

Acre: Cruzeiro do Sul

 

Fonte:Correio da Bahia
()