24
Jul/25 |
Curso promovido pelo CT em Barreiras atualiza profissionais de RH sobre legislação trabalhista |
Com foco na qualificação e atualização de profissionais que atuam na gestão de pessoas nas propriedades rurais de Barreiras, o Centro de Treinamento (CT) da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu, nos dias 17 e 18 de julho, o curso “Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias na Prática”. Realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a capacitação reuniu 20 participantes de diversas fazendas da região associadas à entidade.
De acordo com Douglas Fernandes, gerente do CT da Abapa, a iniciativa faz parte do Programa AgroLegal, que tem como objetivo fortalecer as competências técnicas e operacionais dos líderes, coordenadores e profissionais administrativos da entidade e seus associados. “O setor de Recursos Humanos precisa estar cada vez mais preparado para lidar com as constantes mudanças na legislação. Esses treinamentos são fundamentais para garantir segurança jurídica às propriedades”, destacou.
“Nossa parceria com a Abapa reforça a importância de investir em pessoas para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e da nossa região. Com o treinamento, queremos garantir o pleno domínio sobre as atualizações legislativas trabalhistas e previdenciárias, com aplicação prática direta no cotidiano”, disse Marco Cordeiro, gestor de negócios da IEL Bahia.
Durante dois dias, os participantes revisaram temas como Reforma Trabalhista, novas modalidades contratuais, mudanças na CLT, rotinas administrativas com foco em cálculos práticos de salário, férias e 13º, além de benefícios e afastamentos relacionados ao INSS. O conteúdo foi abordado de forma prática e interativa, estimulando a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas.
“Foi uma experiência muito rica. Não é comum ter esse tipo de treinamento, com espaço aberto para compartilhar dúvidas e debater temas do nosso dia a dia com tanta clareza. As palestrantes realmente se preocuparam em fazer com que a gente absorvesse o conteúdo”, avaliou Sue Hellen Rêgo Moraes, analista de departamento pessoal das fazendas Busato.
A colega de profissão, Catiana de Lima e Feitoza, que atua nas fazendas do grupo Horita, também reforçou a importância da capacitação. “Foi uma experiência de muito aprendizado e conhecimento. Com certeza os conteúdos abordados serão agregados e ajudarão em situações do nosso cotidiano.”