Notícias

22
Jul/25

Financiamentos de veículos caem no primeiro semestre de 2025

Segundo dados da B3, a queda, em comparação com 2024, foi puxada por veículos leves, caminhões e ônibus, motos apresentaram alta

Na contramão dos emplacamentos – que apresentaram alta de 6,99% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2024 –, os financiamentos de veículos no Brasil apresentaram queda nos seis primeiros meses, quando comparado com o ano passado.

Segundo dados da B3, a bolsa de valores de São Paulo, de janeiro a junho, houve uma queda de 0,7% nos financiamentos de veículos no Brasil. Esse número abrange as vendas a prazo de automóveis leves, pesados (caminhões e ônibus) e motos em todo o país, incluindo tanto transações de veículos novos quanto usados..

O levantamento da bolsa de valores aponta ainda que, no primeiro semestre deste ano, ocorreram 3,4 milhões de vendas financiadas de veículos, entre novos e usados. E que a redução de 0,7% implica o valor absoluto de 24 mil unidades a menos do que em 2024.

Entre os veículos leves (automóveis e comerciais leves), houve uma queda de 2,6% em relação aos seis primeiros meses de 2024. O financiamento de veículos pesados caiu 4,6% no mesmo período. O dado geral só não foi pior porque as motocicletas tiveram uma alta de 4,4%.

“Os resultados mostram que, diante de um cenário macroeconômico mais adverso, o mercado de financiamento de veículos continua enfrentando dificuldades para retomar o ritmo de crescimento e alcançar os níveis observados no ano anterior, com destaque para a retração mais acentuada no segmento de automóveis e comerciais leves usados neste primeiro semestre”, aponta Daniel Takatohi, superintendente de produtos de financiamento na B3.

Em junho, o financiamento de veículos totais apresentou uma redução de 7% na comparação com o mês de maio. A maior retração neste período ocorreu na venda de motos, com 6,1% a menos no número de vendas. As negociações financiadas de automóveis leves caíram 4,7%, enquanto as de veículos pesados subiram 5,8%.

Fonte:DIÁRIO DO PODER
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades