16
Jul/25 |
Barreiras reforça protagonismo do agro no município com plantio de mudas de cacau nas rotatórias centrais da cidade |
Com um gesto repleto de significado, o município de Barreiras reafirmou nesta terça-feira (15) seu protagonismo no cenário agrícola nacional e sua consolidação como uma nova fronteira da cacauicultura no Brasil. O prefeito Otoniel Teixeira, ao lado do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, realizou o plantio de 15 mudas de cacau em três das principais rotatórias da cidade — Galego Lanches, Câmara de Vereadores e Hotel Morubixaba — numa iniciativa que reforça o compromisso da gestão municipal com a diversificação de culturas e o incentivo à agricultura de alto valor agregado.
A atividade fez parte das ações comemorativas pelo sucesso da IV edição da Cacauicultura 4.0, evento que transformou Barreiras em ponto de encontro de produtores, investidores, pesquisadores e instituições de renome nacional e internacional. Estiveram presentes na atividade a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Rose Cerrato; o assessor da Secretaria Estadual de Agricultura, Paulo Baqueiro; os secretários municipais Joaquim Neto (Agricultura) e Demósthenes Júnior (Meio Ambiente); o vereador Tático Rocha, além de outras lideranças políticas, secretários e subsecretários municipais.
Para o prefeito Otoniel Teixeira, o ato representa não apenas a valorização de uma nova vocação econômica do município, mas também um chamado ao investimento. “Somos reconhecidos pela consultoria Urban Systems como a melhor cidade do Brasil para fazer negócios no agro, e agora, abraçamos também a cultura do cacau. Realizamos, em parceria com a Aiba, a quarta edição da Cacauicultura 4.0, com a presença de representantes de sete países. Foi um evento espetacular que mostrou ao Brasil e ao mundo o potencial do cacau do Oeste. Estamos de braços abertos para quem deseja investir, produzir e crescer conosco. Barreiras é, sem dúvida, a capital do agro, do futuro — e agora, também, a capital do cacau”, destacou.
O presidente da Aiba, Moisés Schmidt, também ressaltou a importância da expansão da cacauicultura para áreas não tradicionais e o papel de Barreiras nesse novo ciclo. “O cacau está se consolidando em novas fronteiras agrícolas, e o Cerrado Brasileiro tem assumido um papel de destaque nesse processo. Aqui em Barreiras, tudo começou há cerca de sete anos, com muita pesquisa, desenvolvimento, parceria com universidades e a CEPLAC à frente. O prefeito Otoniel abraçou essa causa desde o primeiro dia da sua gestão, e o que vemos hoje é o resultado desse compromisso conjunto entre poder público e iniciativa privada e este plantio simbólico no coração da cidade demonstra que Barreiras está aberta à cacauicultura, com tecnologia, produtividade e geração de oportunidades para homens e mulheres do campo. É um movimento de transformação real, com impactos para toda a região”, frisou.