Notícias

01
Jan/23

'Que a gente se livre deste mal que é a fome', diz Jerônimo após ser empossado como governador

Jerônimo lembrou sua origem humilde e disse que é resultado de lutas, sonhos e projetos coletivos



O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, declarou em seu discurso de posse, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, na manhã deste domingo (1), que a prioridade central de seu governo será o combate à pobreza e à fome.

No discurso, Jerônimo lembrou sua origem humilde e disse que é resultado de lutas, sonhos e projetos coletivos.

“Trago no rosto os traços genuínos do povo brasileiro e, na alma, as marcas de séculos de história do nosso país - e ela nos conta que, em outros tempos, seria impensável que homens como eu, viessem algum dia a governar esse Estado”.


Além do combate à fome, Jerônimo declarou que enfrentamento ao desemprego será priorizado.

"É compromisso meu empregar a nossa energia para promover inclusão por meio de uma política objetiva de desenvolvimento social e econômico que gere trabalho e renda para o nosso povo”, afirmou.

O governador também afirmou que seu governo pretende combater todas as formas de preconceito e discriminação. Para Jerônimo, “é inaceitável que a sociedade ainda conviva com uma violência tão sistemática contra  mulheres, indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, os negros e todos os grupos sociais historicamente excluídos”.

"Esse tempo todo, estamos falando de reconhecimento e afirmação de direitos. Esse é o sentido que move cada ação nossa e isso está refletido na composição da nossa equipe de secretárias e secretários de Estado. Buscamos em nosso governo assegurar a presença de novos perfis políticos, muitos dos quais, filhos do interior da Bahia”, declarou.

Ao final do discurso, o governador convidou familiares para subirem à tribuna e ficarem a seu lado. Depois, Jerônimo se emocionou ao ser abraçado por Jaques Wagner, ex-governador do Estado.

Depois de empossado, Jerônimo passou as tropas em revista na área externa da Alba. Em seguida, fez um pronunciamento à imprensa em que reforçou seus compromissos de campanha.

"A nossa missão é combater a fome e garantir que não ela volte. E pra isso é importante acharmos formas definitivas, sustentáveis, o emprego, o trabalho e a renda será perseguido dia a dia pra que as pessoas possam ter a dignidade dinheiro no bolso, escolheu o que comer, o que comprar, o que vestir".

Além disso, o governador declarou que, encerrado o período eleitoral, o momento é de união e esperança.

"Essa vitória não é de Jerônimo, de Geraldo, nem de Otto. Essa vitória é da Bahia. Nossa mensagem é para o povo da Bahia: as eleições acabaram. Os palanques já foram desmontados".

"É importante a unidade para que a gente consiga realizar as ações de governo. A  missão de todos é proteger o povo brasileiro é garantir que a gente se livre deste mal que é a fome", concluiu.

Após a transmissão do cargo, o governador e o vice viajaram para Brasília, para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

A comitiva permanece em Brasília até segunda-feira (2) para acompanhar a posse de Rui Costa como Ministro Chefe da Casa Civil e de Margareth Menezes no Ministério da Cultura.

Na manhã de terça-feira (3) serão empossados os secretários do novo governo da Bahia. Segundo Jerônimo, até o final da próxima semana já devem ser anunciadas as primeiras ações de governo, incluindo agenda dos primeiros 100 dias de governo.

Fonte:G1/Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades