Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
15
Abr/24

Julgamento de Moro deixa em aberto precedente sobre gasto com segurança nas eleições

Embora não fosse o ponto central do julgamento no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná sobre o senador Sergio Moro (União Brasil), a utilização de recursos públicos geridos por partidos para pagamento de segurança pessoal de filiados foi um ponto contestado por juízes da corte regional ao longo dos seus votos.

Moro se tornou alvo de uma ação judicial no TRE, movida pelo PT e pelo PL, por suposto abuso de poder econômico no período da pré-campanha. A tese foi rejeitada ao final do julgamento, na terça-feira (9), pelo placar de 5 a 2. Os dois partidos anunciaram que vão recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No processo que foi concluído na semana passada, o cerne da discussão era se os gastos com segurança tinham ou não relação com a eleição de 2022 e se poderiam ou não ser incluídos no rol de despesas da pré-campanha de Moro, para análise de eventual gasto excessivo de verba partidária naquele período.

Mas, em paralelo a isso, mesmo juízes com votos divergentes anotaram durante seus argumentos que despesa com segurança pessoal não poderia ser paga com recursos públicos recebidos pelos partidos —via fundo partidário ou eleitoral—, indicando que isso poderia configurar uma ilegalidade.

O assunto poderá voltar a ser debatido no julgamento no TSE, que ainda não tem data para acontecer.

Procurados, os partidos União Brasil e Podemos, que abrigou Moro à época, defenderam que não há qualquer irregularidade nos gastos com segurança. “As contas do partido encontram-se absolutamente compatíveis com a legislação em vigor”, disse a União, em nota.

O Podemos argumenta que há precedentes sobre uso de recursos públicos em casos em que o filiado é uma figura pública e alvo de ameaças. Pelo mesmo motivo, o advogado de Moro, Gustavo Guedes, já havia declarado que também considera a utilização regular.

Em seu voto, o relator do caso, Luciano Carrasco Falavinha, entendeu que gasto com segurança não deveria constar na soma das despesas da pré-campanha de Moro. “Não desconheço que a lei eleitoral não prevê o pagamento de despesa com segurança particular como verba autorizada pelo fundo partidário”, observou.

Falavinha ainda citou um caso analisado pelo TRE do Distrito Federal, no fim de 2022, no qual a prestação de contas de uma candidata eleita foi aprovada com ressalvas em função da utilização do fundo partidário para pagamento de segurança, entre outros motivos. A decisão foi pelo ressarcimento ao erário dos valores gastos.

Por outro lado, o relator também citou um precedente favorável ao uso dos fundos para segurança. Ele se refere a uma decisão do TSE do fim de 2023, em que gastos com segurança foram considerados regulares na prestação de contas do PSOL, sigla da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em 2018 junto com o motorista Anderson Gomes. No julgamento no TSE, porém, foi ressaltada a questão da violência de gênero.

Voto contrário a Moro na corte paranaense, o juiz Julio Jacob Junior avaliou que a exceção aplicada ao PSOL não se estenderia ao caso do senador e foi mais enfático ao apontar o problema.

Jacob afirmou que gasto com segurança pessoal bancado com dinheiro público é considerado “indevido para todo o rol de candidaturas”. “Julgados como este podem ser encontrados em prestações de contas em todo o país e as poucas exceções a esta regra, quando admitidas, tinham como objeto a proteção das mulheres contra a violência de gênero”, disse Jacob.

O juiz também chamou atenção para o fato de a prestação de contas de campanha de Moro aparentemente trocar gasto com “segurança e transporte” por gasto com “transporte”, apenas.

“Soma-se a isso a pitoresca verificação trazida pela prova dos autos, no sentido de que, de forma deliberada, os gastos com segurança e transporte foram descritos na prestação de contas de campanha como gasto eminentemente de transporte, enquanto que, na emissão das notas fiscais em todo o período de pré-campanha, o termo segurança, que de fato é o principal objeto da contratação, era destacado”, disse o juiz.

“O que parece uma simples troca de expressões para o mesmo serviço tem para a Justiça Eleitoral uma relevância distinta. Isto porque dentre as despesas passíveis de serem consideradas no rol das despesas de campanha eleitoral não estão previstos gastos com segurança”, continuou ele.

Procurada, a defesa de Moro disse que não comentaria “trechos isolados dos votos”.

Diferentemente do relator, Jacob defendeu ainda que o gasto com segurança fosse incluído na soma da pré-campanha de Moro. Ele entende que, como a contratação de segurança foi uma exigência imposta por Moro logo no início da sua pré-candidatura, a despesa estaria diretamente relacionada ao pleito de 2022.

“O que para a defesa é tratado como um irrelevante eleitoral e para o ex-juiz uma afronta à integridade física sua e da sua família, para o cidadão representou um gasto de dinheiro público na ordem de mais de meio milhão de reais (R$ 591.181,91)”, afirmou.

Para Falavinha, a necessidade da contratação de serviços de segurança pessoal e de escolta armada “é compreensível”, já que Moro e sua família eram alvos de ameaças de facções.

Ele também considera “evidente que a contratação de segurança pessoal não possui aptidão a fomentar a candidatura e atrair votos”. “Ao revés, pode até mesmo representar obstáculo à aproximação com o eleitorado”, disse o relator, na linha do argumento apresentado pela defesa de Moro.

O advogado Waldir Franco Felix Junior, que atua com direito eleitoral, cita o precedente do PSOL e afirma que não há “óbice ao uso do fundo partidário para gastos com segurança de candidatos ou mesmo pré-candidatos”.

Ele acrescenta, contudo, que o emprego do dinheiro deve ser justificado, como uma “ameaça crível”, por exemplo.

Já o advogado Paulo Ferraz, membro da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), defende a regularidade dos gastos com base no artigo 44 da Lei dos Partidos Políticos, que define onde o dinheiro do fundo partidário pode ser aplicado. Ferraz cita que o uso para “pagamento de pessoal, a qualquer título” é permitido e que esse trecho da lei contemplaria os gastos com segurança.

“Há que se destacar que o fundo partidário é dinheiro público e, por isso, a fiscalização deve ser muito mais minuciosa.”

Fonte:Catarina Scortecci/Folhapress
()
15
Abr/24

LEM: Prefeitura realiza mutirão de pesagem do Bolsa Família dia 20


A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no dia 20 de abril, das 8h às 16h, mutirão de pesagem do Programa Bolsa Família, em todas as unidades de saúde da zona urbana da cidade, e nos centros de convivência e fortalecimento de vínculos dos bairros Sol do Cerrado e Vista Alegre.

Para realizar a pesagem é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, carteira de vacinação da criança, cartão do SUS e o cartão do Bolsa Família. A pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício.

Quem deve realizar a pesagem
- Famílias com crianças (meninos só até 07 anos);
- Famílias com mulheres entre 14 e 44 anos;
- Famílias com gestantes, nutrizes e lactantes

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
15
Abr/24

Clube de Vantagens da HE-NET - Ganhe até 50% de desconto em vários estabelecimentos

Fonte:Publicidade
()
15
Abr/24

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
15
Abr/24

É trabalho, é resultado pra vida da gente! É barreiras crescendo e seguindo em frente!

Fonte:Publicidade
()
15
Abr/24

Vagas de Emprego para LEM

Empresa no Ramo de Contabilidade:
Auxiliar Fiscal/Contábil
- Ensino superior em contabilidade;
- Com experiência (conhecer o sistema domínio);
- Com experiência;

Empresa no Ramo de Hotelaria:
Recepcionista
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade de horário;
- Transporte próprio;

Empresa no Ramo Ótica:
Office boy
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade para trabalhar comercial;
- Experiência com vendas;

Empresa no Ramo de Educação:
Serviços Gerais/Monitora
- Ensino médio incompleto;
- Com ou sem experiência;
- Boa comunicação;
- Saiba lidar com crianças;

Empresa no Ramo de Construtora:
Cobrança
- Ensino médio completo ou cursando superior;
- Com experiência na área;

Empresa no Ramo de Hamburgueria:
Garçom
- Experiência;
- Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana e a noite;

Empresa no Ramo de Terceirização:
Serviços Gerais
- Com ou sem Experiência.

Empresa no Ramo de Produtos de Beleza:
Vendedores
- Ensino Médio Completo;
- Com ou sem Experiência.

Empresa no Ramo de Clinica de Pet Shop:
Recepcionista
- Ensino Médio Completo;
- Com ou sem Experiência.
- Disponibilidade de horário.

Empresa no Ramo de Tecnologia:
Expedição
- Ensino médio completo;
- Informática Básica;
- Boa leitura e escrita;
- Agilidade e proatividade;

Empresa no Ramo de Distribuidora:
Motorista
- Com ou Sem Experiência;
- Trabalhar nas Câmaras Frias.

Ajudante de Motorista
- Com ou Sem Experiência;
- Trabalhar nas Câmaras Frias.

Auxiliar Administrativo
- Com Experiência;
- Conhecimento em TI;
- Conhecimento em IPI;

Empresa no Ramo de Restaurante:
Atendente de restaurante
- Com ou sem experiência;
- Disponibilidade para trabalhar das 16:00 as 00:50.

Empresa no Ramo de Decorações e Presentes:
Vendedora
- Ensino Médio Completo;
- Com Experiência.

Empresa no Ramo de Gráfica:
Design Gráfico
- Que Domine o Corel.

Empresa no Ramo de Ar Condicionado:
Atendente
- Ensino Médio Completo;
- Experiência em Atendimento ao Cliente;
- Habilidade com Informática;
- Afinidade com a Área de Refrigeração.

Empresa no Ramo de Calçados:
Vendedor
- Ensino Médio Completo;
- Habilidade com Informática Básica e Redes Sociais;
- Com ou Sem Experiência.

Empresa no Ramo de Distribuidora de Gás:
Entregador
- CNH A;
- Experiência com entregas;

Operador de Caixa
- Com experiência;

Empresa no Ramo de Material de Construção:
Auxiliar Fiscal
- Cursando ou formada em ciências contábeis ou áreas afins;
- Com experiência;

Auxiliar de Escritório
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;

Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, Fone: 77 9.9850-3073.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
15
Abr/24

Faça um curso de Maquiagem presencial e prático na Referência Cursos

Restam apenas 2 vagas. O curso terá início no dia 16/04, horário das 19 às 21h



Faça sua matricula via whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
15
Abr/24

Alerta de ofertas JK Veículos!!!





JK Veículos
Av. ACM - Centro de Barreiras
Telefones: 77 3611-0350 - 9.9137-1761 - 9.9954-0350

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
15
Abr/24

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.

Quem tem direito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

- Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

- Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Justificativa de ausência

Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente.

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

- Período de recursos: de 13 a 17 de maio

- Resultado dos recursos: 24 de maio

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.

Os resultados são listados como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte:Agência Brasil
()
15
Abr/24

Agora a Rede São Camilo tem atendimento diário na Unidade de Roda Velha

Contamos com laboratório, raio-X e consultas todos os dias. Dia 11 de abril o Dr. Thiago Maia, médico vascular, estará atendendo. O médico vascular é um especialista que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam o sistema circulatório, incluindo veias, artérias e vasos linfáticos.

Eles lidam com uma variedade de condições, como varizes, trombose venosa profunda, doença arterial periférica, aneurismas, entre outras.

Seu objetivo é garantir a saúde e o bom funcionamento do sistema vascular, ajudando os pacientes a manter uma circulação sanguínea adequada e prevenindo complicações graves, como ataques cardíacos e derrames.

Rede São Camilo, você conhece, você confia!

Fonte:Informe Publicitário
()
15
Abr/24

Vagas de emprego na Mauricéa

Interessados enviar currículo para o e-mail: [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
15
Abr/24

Seminovos com garantia TOPVEL; confira nossas ofertas

2018 HONDA WR-V
16V FLEXONE EX CVT (CVT) | 32157 Km
PREÇO R$ 77.900

2021 JEEP RENEGADE
16V TURBO DIESEL TRAILHAWK 4P 4X4 AUTOMÁTICO (Automatico) | 63021 Km
PREÇO R$ 129.900

2023 TOYOTA COROLLA CROSS
VVT-I HYBRID FLEX XRV CVT (CVT) | 17138 Km
PREÇO R$ 164.900

2020 VOLKSWAGEN FOX
MSI TOTAL FLEX XTREME 4P MANUAL (Manual) | 61342 Km
PREÇO R$ 64.900

2018 JEEP COMPASS
16V FLEX LONGITUDE AUTOMÁTICO (Automatico) | 71111 Km
PREÇO R$ 95.900



2022 CHEVROLET ONIX
TURBO FLEX PREMIER AUTOMÁTICO (Automatico) | 20338 Km
PREÇO R$ 89.900

MONTANA PREMIER 1.2 AT
2023/2023
3900 KM

R$ 136.900,00

TOPVEL Veículos: Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
15
Abr/24

Oportunidade de negócio em Barreiras

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
15
Abr/24

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
15
Abr/24

Riachão das Neves: Operação Oeste em Paz prende dupla em moto de posse de entorpecentes

No início da madrugada de ontem, domingo, 14, por volta da 0h10, a PM prendeu em flagrante dupla em motocicleta por porte de substâncias entorpecentes.

Durante rondas preventivas a crimes contra a vida e ao patrimônio, realizadas pela 86ª CIPM e delegadas pela Operação Oeste em Paz, dois indivíduos em fundada atitude suspeita tentaram empreender fuga em motocicleta ao perceber a aproximação da viatura policial. Prontamente, a Guarnição procedeu com a abordagem, encontrando com a dupla de motociclistas substâncias pronta para o uso análogo a maconha e cocaína, além de um um kit de narguilé.

Diante dos fatos, os envolvidos que informaram serem domiciliados em Barreiras, foram apresentados na Central de Flagrantes de Barreiras.

Substâncias apreendidas:

✅ 09 papelotes de pó branco análogo a cocaína.
✅ 02 papelotes maiores de substância análoga a maconha.
✅ 01 kit narguilé.

Fonte:86ª CIPM
()
15
Abr/24

85ª CIPM recupera moto roubada em São Desidério

Na noite de sábado, 13, por volta das 20h, a 85ª CIPM recuperou moto  com restrição de roubo, no centro da cidade de São Desidério.

Após consultas realizadas nos bancos de dados os policiais perceberam que se tratava de um veículo roubado, diante disto, dois homens juntamente com veículo foram apresentados no Plantão Regional da Polícia Civil em Barreiras para soluções cabíveis.

Fonte:Ascom/85ª CIPM
()
15
Abr/24

Novas ofertas do Grupo Marabá pra você economizar; confira!!!




Fonte:Publicidade
()
14
Abr/24

Atrações de destaque movimentam famoso São João de Irecê

Neste domingo (14), a Prefeitura de Irecê lançou o vídeo oficial do São João, na voz do forrozeiro Flávio Leandro, com as atrações da festa, que acontece entre 15 e 24 de junho.

Artistas consagrados do forró estarão na “Cidade do São João” em 2024. Dntre eles, João Gomes, Dorgival Dantas, Solange Almeida, Flávio Leandro e Bruno & Marrone. A lista continua com o “gigante” Léo Santana, Iguinho e Lulinha, Walkyria Santos, Pablo, Murilo Hulf, Raça Negra, Lauana Prado e Jonas Esticado.

“Você vai se apaixonar. Será o maior São João da Bahia”, garantiu o prefeito Elmo Vaz. “A Cidade do São ainda vai receber Sandra de Sá, Odair José, Timbalada, Ritchie e muito mais”, anunciou o gestor municipal.

De acordo com a Prefeitura, Irecê já se prepara para receber os turistas que escolherem a cidade como destino obrigatório nos festejos juninos. Ainda segundo a administração municipal, o São João da cidade celebra a cultura nordestina, valoriza tradições do sertão e movimenta o comércio, a rede hoteleira e diversos setores da cadeia produtiva – gerando emprego e renda para milhares de pessoas. Apenas em 2023, as festividades atraíram mais de meio milhão de espectadores e geraram incremento de R$ 150 milhões na economia.

“Vai ter desfile de carroças, festival gastronômico, concurso de quadrilhas, Trator do Forró, Mercadão, vila cenográfica, Barracão Zé Bigode e muito mais. Venha para a Cidade do São João”, reforçou o prefeito Elmo Vaz.

Fonte:Com informações do BNews
()
14
Abr/24

Barreiras: Mulher é esfaqueada por companheiro na Vila Brasil

Na tarde desta domingo, 14, uma mulher foi esfaqueada pelo companheiro de convívio no bairro Vila Brasil, em Barreiras. A mulher foi socorrida por uma equipe do SAMU caída em via pública e encaminhada para a UPA.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
14
Abr/24

ESSA PROMOÇÃO VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!🍔Espetáculo Lanches, um espetáculo de sabor!


X-Salada POR APENAS R$20,00
. Válida para compras no balcão, WhatsApp e em nosso Aplicativo.

Espetáculo Lanches, um espetáculo de sabores! Nossos lanches são prensados e montado com produtos de alta qualidade para trazer uma experiência ainda mais espetacular.
*Promoção Válida por tempo indeterminado ou enquanto durar o estoque. Podendo ser encerrada sem aviso prévio.

Valor é válido somente para o X-SALADA, sem poder ter alterações no pedido de sabores e/ou ingredientes.

📱77 99963-6673
🖱️https://www.espetaculolanches.com.br

Fonte:Publicidade
()
14
Abr/24

Barreiras: Jovem é morto a tiros no bairro Santa Luzia

Na noite de ontem, sábado, 14, um homem identificado por Isaque Pereira do Nascimento, 26 anos, foi morto a tiros por indivíduos na rua Cassemiro de Abreu, no bairro Santa Luzia, em Barreiras. O corpo do rapaz, ainda não identificado, foi encaminhado para o IML do DISEP.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
14
Abr/24

Motociclista morre em acidente de trânsito próximo a Sete Ilhas em Correntina

ca05e107-7cd2-444a-a5ef-7033aef01383

c79cd22b-f0a2-449a-8a71-564cc9010f8b

Na manhã de hoje, domingo, 14, por volta das 8h30, Ademilton da Rocha Brito, acabou vindo a óbito num acidente de moto que ocorreu nas proximidades das Sete Ilhas, em Correntina.

O mesmo chegou ser socorrido pelo SAMU para o hospital local, mas acabou não resistindo.

Não há maiores detalhes do que teria provocado o acidente de trânsito.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
14
Abr/24

Bombeiros Militares realizam inscrições para crianças no projeto Anjinhos da Praia em Sítio do Rio Grande em São Desidério

anjinhos144243

anjinhos144242

anjinhos14424

Na noite desta sexta-feira (12), a coordenadora do projeto Anjinhos da Praia, tenente-coronel BM Ana Fausta, e o comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Cedraz, estiveram no Distrito do Sítio do Rio Grande, em São Desidério. O objetivo da visita foi realizar as inscrições das crianças no projeto e reunir-se com os pais para explicar os detalhes da iniciativa, tirar dúvidas e apresentar o cronograma das atividades.

O projeto Anjinhos da Praia, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de abril, tem como foco principal promover a educação e a segurança aquática entre crianças com idades entre 7 e 12 anos. Durante as atividades, serão abordados temas relevantes como salvamento aquático, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, respeito aos símbolos nacionais e bullying. As brincadeiras lúdicas e divertidas, que serão realizadas em ambos os turnos, matutino e vespertino, garantem uma experiência enriquecedora para os participantes.

Fonte:17º BBM
()
14
Abr/24

ASCOM CIPRv/Barreiras participou da instrução de armamento e tiro ministrada pela RONDESP

ciprv1442412545

ciprv1442412

ciprv144241

ciprv14424

Na manhã de sexta-feira, 12, no 4° BEC em Barreiras, parte do efetivo da CIPrv/Barreiras participou de instrução de armamento e tiro ministrada pela RONDESP, por meio do Capitão Franciel, Sgt Anderson e Sgt Gefesson.

Na ocasião, os policiais da CIPRv/Barreiras foram instruídos sobre o manuseio da Carabina Arad 5,56 e ao final tiveram a oportunidade de efetuar disparos de treinamento.

Instruções desse tipo fazem parte das ações da CIPRv/Barreiras para aperfeiçoar ainda mais a sua tropa em prol da segurança da população do Oeste da Bahia.

Fonte:ASCOM CIPRv/Barreiras
()
13
Abr/24

Sabadouuuu, tá esperando o que para pedir seu combo de japa ?




#CorreMirmã🤭🏃🏻‍♀️
Faça ja seu pedido📱

Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00

Fonte: Publicidade
()