18
Jul/25 |
Prefeitura e Concessionária ilumina Barreiras, alertam para furtos de cabos que comprometem a iluminação pública e segurança da população |
A cidade de Barreiras enfrenta uma preocupante onda de furtos de cabos da rede de iluminação pública, que tem afetado diretamente a segurança da população e a prestação dos serviços essenciais. Nos últimos 30 dias, mais de 2.000 metros de cabos elétricos foram furtados em diferentes pontos do município, resultando na desativação de mais de 120 postes de iluminação.
Os crimes ocorrem, em sua maioria, durante a madrugada e têm se concentrado em áreas de grande circulação, como os trechos urbanos das rodovias BR-242 e BR-135. A ausência de iluminação nessas regiões cria zonas de escuridão que aumentam o risco de acidentes e a vulnerabilidade da população a ações criminosas.
A Concessionária Ilumina Barreiras, responsável pela gestão do Parque de Iluminação Pública no município, alerta para os impactos operacionais dessa prática criminosa. O volume de furtos tem exigido remanejamento de equipes técnicas, atrasando o cronograma de manutenção preventiva e as obras de modernização em outras áreas da cidade. Além disso, os prejuízos acumulados apenas em 2024 já superam R$ 40 mil, com seis boletins de ocorrência formalizados.
Casos emblemáticos foram registrados, como o furto na Praça Leizer Azevedo Jesuíno de Oliveira, no Centro Histórico, em janeiro, que resultou na prisão de um suspeito pela Polícia Militar. Em março, a Praça da Igreja Santo Antônio, no bairro Boa Sorte, teve toda a fiação subtraída, incluindo os disjuntores do quadro de energia, obrigando a paralisação dos serviços para o restabelecimento do sistema.
Para conter os prejuízos e dificultar novas ações criminosas, a concessionária está adotando medidas emergenciais, como a substituição dos cabos de cobre por alumínio — material de menor valor comercial — e o reforço da segurança das instalações, incluindo a concretagem das caixas de passagem. Conforme o secretário municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, Bruno Castro, a Ilumina Barreiras tem reforçado que todas as forças de segurança — Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil — foram acionadas e estão atuando nas investigações para identificar os autores dos furtos e os receptadores dos materiais, prática também tipificada como crime.
“Desde janeiro de 2024, Barreiras executa o maior projeto de modernização da iluminação pública da Bahia, com investimentos significativos em manutenção e telegestão. O avanço da PPP, no entanto, tem sido comprometido pelas ações criminosas. A população é orientada a colaborar, denunciando pelo telefone 0800 002 1755 qualquer movimentação suspeita na rede de iluminação pública aos canais de segurança. A preservação do patrimônio público é responsabilidade de todos e combater esses crimes é fundamental para garantir uma cidade mais segura e bem iluminada”, destacou Bruno Castro.