18
Jul/25 |
Barreiras realiza 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com foco em igualdade, democracia e conquistas sociais |
Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todos”. O evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de instituições para discutir e propor avanços nas políticas públicas voltadas para as mulheres.
A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira; da secretária municipal de Assistência Social, Ivanete Bastos; da delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Marília Mattos; da primeira-dama Chaliny Matutino; de Ana Luísa Vilela, representante do Coletivo Mães pela Diversidade e Coletivo LGBTQIAPN+; e da coordenadora do CRAM, Thailane Rocha. Também prestigiaram a conferência os vereadores Valdimiro José, Delma Pedra, Silma Alves, Tetéia Chaves e Carmélia da Mata, além dos secretários Gula (Cultura) e Gislaine Barbosa (Administração), e outros subsecretários municipais.
Representando a sociedade civil organizada, a primeira-dama Chaliny Matutino destacou que o verdadeiro desenvolvimento de uma cidade só se concretiza com inclusão. “Só acreditamos no desenvolvimento quando há inclusão. E quando falamos em conquistas significa lembrar e valorizar as mulheres que vieram antes de nós e as que virão depois de nós”, afirmou, ressaltando o papel das políticas públicas na promoção da igualdade de direitos.
Durante a conferência, foram debatidos seis eixos centrais, com foco especial na ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. A delegada Marília Mattos ressaltou a importância de se discutir, de forma objetiva, a inserção feminina na política e nas decisões institucionais. “É preciso ampliar os acessos e refletir sobre os sistemas que, ainda hoje, dificultam essa inclusão efetiva”, afirmou.
Representando o Coletivo LGBTQIAPN+ e as mães da resistência, Ana Luísa Vilela reforçou a importância da escuta ativa e do reconhecimento das diversidades. “As conferências são momentos de reivindicação, mas, sobretudo, de conhecer o outro, de entender a realidade de quem está ao lado. É por meio dessa escuta que surgem as demandas, e por isso precisamos valorizar cada mulher em seu segmento”, disse.
A secretária Ivanete Bastos enfatizou que as propostas debatidas durante a conferência serão levadas à etapa estadual e, futuramente, podem retornar em forma de benefícios concretos para o município. “Realizamos pré-conferências em diversos pontos da cidade, inclusive na zona rural. Precisamos descentralizar as demandas e torná-las materializadas na forma de políticas públicas voltadas para melhorias, mais respeito e visibilidade às mulheres”, destacou.
O prefeito Otoniel Teixeira lembrou sua trajetória à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social entre 2009 e 2012, período em que realizou a 1ª e a 2ª conferência municipal dos direitos da mulher. “É uma alegria estar hoje aqui novamente, agora como prefeito, participando da 4ª conferência. A mulher precisa ter oportunidade de ocupar cargos com remuneração justa, e nosso governo tem compromisso com essa valorização. Somos uma gestão humanizada, que dialoga e pensa nas pessoas”, afirmou.
A conferência também contou com a presença de representantes da Defensoria Pública, Ronda Maria da Penha, Ministério Público, Polícia Técnica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e de instituições de ensino superior como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), universidade do Oeste da Bahia (Ufob) e UnidomPedro.