17
Jul/25 |
Qualifica CRAS Barreiras: Oficina de Marketing Pessoal ensina manicures a valorizar seu trabalho e se destacar no mercado |
Na tarde desta quarta-feira (16), alunas do curso de manicure e pedicure do Projeto Qualifica CRAS Barreiras participaram de uma oficina especial sobre marketing pessoal e currículo, realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em parceria com o Senai. O encontro aconteceu no auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macedo e reuniu a secretária da pasta, Ivanete Bastos e as mulheres que estão se qualificando para entrar no mercado de trabalho ou começar seu próprio negócio.
A atividade faz parte da segunda etapa do Qualifica CRAS, projeto da Prefeitura de Barreiras que oferece capacitação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além de aprender técnicas de design de unhas em gel, biossegurança e empreendedorismo, elas receberam dicas de como se apresentar melhor em entrevistas, organizar seu portfólio e divulgar seus serviços. “Antes, eu só sabia fazer o básico nas unhas, e agora, estou aprendendo a me vender também. Pensamos que só a técnica importa, mas mostrar que é profissional faz diferença para conseguir clientes”, disse Edite Queiroz, uma das participantes.
A oficina foi ministrada pela instrutora do Senai, professora Amanda Medrado, que explicou desde como montar um currículo simples e objetivo até formas de usar as redes sociais para atrair clientes. “Muitas delas já têm habilidades, mas não sabem como valorizar seu trabalho. Nosso objetivo é ajudá-las a ganhar confiança e entender que podem cobrar pelo que fazem”, explicou a professora.
Além do conteúdo teórico, as alunas receberam uma apostila com modelos de currículo e puderam tirar dúvidas sobre preços, atendimento e como administrar uma pequena empresa. Para muitas, essa foi a primeira vez que pensaram no serviço de manicure como uma carreira. “Eu nunca imaginei que poderia ter meu próprio negócio”, contou Izabel Pereira, outra aluna do curso. “Agora vejo que posso trabalhar em casa, fazer meu horário e ainda ajudar em casa. Isso muda tudo”.
O Qualifica CRAS Barreiras está preparando as 150 alunas mulheres, oferecendo não apenas capacitação, mas também kits com materiais para que elas possam começar a trabalhar assim que concluírem as aulas. A próxima etapa do projeto inclui mais encontros sobre empreendedorismo e novas parcerias para ampliar as oportunidades de renda. Para a secretária Ivanete Bastos, iniciativas como essa são essenciais para promover a independência. “Quando uma mulher aprende uma profissão e descobre como ganhar dinheiro com isso, ela transforma não só a própria vida, mas a de toda a família”, afirmou.