Notícias

21
Nov/19

Com a chegada da Black Friday, Procon e MP estão alertas para os preços praticados no comércio de Barreiras

Um trabalho conjunto entre o Procon e o Ministério Público de Barreiras tem se intensificado entre as principais lojas da cidade. Trata-se de uma ação prévia à Black Friday, com o objetivo de evitar fraudes contra o consumidor durante a sexta-feira das promoções, próximo dia 29. Equipes do Procon estão percorrendo o comércio de Barreiras, realizando um levantamento de preços dos itens mais procurados pelos consumidores durante a Black Friday.

“Esse levantamento servirá de base para que no dia oficial das promoções possamos comparar os preços das mercadorias, se esses produtos foram colocados em promoção, ou, não. Se houve de fato uma promoção verdadeira para o consumidor porque o que acontece nesse período é que algumas empresas colocam valores maiores para então oferecer um falso desconto”, explica a coordenadora do Procon, Renata Alves de Oliveira.



As fiscalizações e orientações aos empresários, gerentes e vendedores prosseguirão até o dia 29. E segundo a coordenadora do Procon, além de observar os preços praticados nas lojas físicas, as equipes estão de olho também dos preços divulgados em sites e redes sociais das empresas de Barreiras, com a finalidade de acompanhar possíveis fraudes promocionais.

Paralelo a isso, o Ministério Público emitiu uma relação com recomendações aos consumidores e donos de 20 estabelecimentos. O material, enviado pelo Procon às lojas de Barreiras visa evitar práticas ilícitas de propagandas, falsos descontos e venda de produtos sem estoque, além de práticas de aumentos abusivos. Deve estar afixado em local de destaque e de fácil acesso dos consumidores, com orientações sobre preços e cuidados na hora da compra. Uma sugestão do Procon é que os consumidores façam uma lista com os preços dos produtos que pretendem adquirir e acompanhem os preços até o dia da Black Friday.

Pesquisa sobre a Black Friday - O Google divulgou no dia 8 desse mês, dados inéditos de uma pesquisa sobre comportamento do brasileiro na data, com realização da Provokers e participação de 1,5 mil entrevistados de todas as regiões do país. A Black Friday, diz o estudo é conhecida por 99% das pessoas e a intenção de compra para este ano aumentou 58% na comparação com o ano passado. O estudo indica uma sofisticação na forma como o consumidor se prepara para a data. Já são 69% os que já sabem em que categorias pretendem fazer as compras e a previsão de gasto médio do brasileiro é de R$ 1.330.

Fonte:Dircom/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades