Notícias

23
Mai/19

Embasa apresenta estação de esgoto para futura parceria para reuso do efluente tratado de LEM

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recepcionou na última sexta-feira (10), professores e técnicos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da Secretaria de Meio Ambiente para uma visita técnica às instalações da estação de tratamento de esgoto de Luís Eduardo Magalhães. As entidades vêm alinhando a elaboração do projeto em conjunto para o uso do efluente tratado para ser utilizado na produção de mudas no local. A Embasa coleta e trata os esgotos domésticos de cerca 15,3 mil imóveis, e a expectativa é investir para atingir até 2020 a cobertura de 68% da sede municipal.

Durante o encontro, o gerente de suporte técnico de esgoto da Embasa, Patrick Alves, repassou informações relacionadas à vazão de tratamento de esgoto, eficiência da estação de tratamento na remoção de cargas poluidoras e área que seria disponível para a implantação do projeto. “Para a implantação do viveiro, a Embasa cederia a área para o plantio das mudas dentro da estação de tratamento, bem como apoio técnico para a execução do projeto de reuso do efluente tratado. Caso seja implantado o projeto, o sistema de esgotamento de Luís Eduardo Magalhães seria um dos pioneiros deste tipo de ação em todo o Brasil, cujas concessionárias ainda estão começando a investir neste tipo de ação ”, explica.

A visita à estação de tratamento de esgoto foi fruto de uma primeira reunião realizada em abril entre os técnicos da Embasa e da UFOB, que também prevê a elaboração e assinatura de um acordo de cooperação técnica. O Diretor do Centro Multidisciplinar da UFOB de Luís Eduardo Magalhães, Bruno Mota Oliveira, explica que neste primeiro momento também será o objetivo de atrair os demais docentes que queiram relacionar as suas pesquisas ou áreas de atuação para formalizar o acordo vinculado a um plano de trabalho para futura submissão à Reitoria e definição de demais parcerias para captação de contrapartida de recurso para aplicação no projeto.

Investimentos - A Embasa continua investindo em melhorias da operação e aumento da cobertura do sistema de esgotamento sanitário de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Obras para a implantação de ramais prediais e caixas de inspeção estão sendo executadas no bairro Floraes Léa para posteriormente serem realizadas na região central de Luís Eduardo Magalhães. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu R$ 21,6 milhões em reparos do sistema – rede coletora, elevatórias e estação de tratamento – para garantir que os esgotos domésticos sejam coletados dos imóveis e sejam destinados para a estação de tratamento para retornar de forma segura ao meio ambiente.

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades