Notícias

21
Mai/19

Juiz da comarca de Barreiras ministra palestra para estudantes na FASB



A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), convidou estudantes e profissionais do Direito para assistir a uma palestra com o juiz Dr. Oclei Alves da Silva, ocorrida na quinta-feira (16). Durante a apresentação, o magistrado, que é responsável pelo Juizado Especial e Criminal de Barreiras, contou sua trajetória, com o intuito de mostrar aos estudantes que a carreira no Direito enfrenta as mesmas dificuldades das demais profissões. O evento, realizado no auditório João Altivo Bergamo, na sede da FASB, é a primeira edição do projeto “Conversa Jurídica”, que vai convidar outros juristas para uma sessão de aproximação com ingressantes e concluintes do curso de Direito da instituição.

“Do ponto de vista do Judiciário da Bahia, há um grande interesse em promover a aproximação dos juízes com a sociedade. É evidente que a FASB, com toda a representatividade que tem para a região, também seja um dos promotores dessa aproximação, nos dando a oportunidade de realizar esse bate-papo com os alunos sobre as angústias que são naturais do percurso para se chegar a um lugar desejado”, disse o palestrante, que falou também sobre o empenho e o autoconhecimento para aumentar as chances de aprovação em um concurso ou exame. “Estudar é necessário, e todos estão aqui com o interesse por uma boa formação, por isso alertei para a necessidade de se planejar, aprimorar as estratégias, conhecer um pouco mais sobre si mesmo. Fazendo isso eles vão entender o ponto de desenvolvimento onde estão e a carga de estudos que ele deve colocar em prática, porque cada pessoa tem uma necessidade”, refletiu.

O professor Gledson Rocha, do curso de Direito foi o responsável pelo convite que permitiu a realização do encontro. “Foi muito positivo trazer um magistrado para estabelecer esse contato com os alunos e contar as dificuldades pelas quais passou até chegar ao grau de juiz. Os que estão começando na carreira jurídica precisam entender que as dificuldades existem, mas só depende do esforço de cada um para que os objetivos sejam alcançados. Dentro do Direito há outras carreiras, tão nobres quanto a magistratura, que também podem ser o espaço que esses estudantes precisam”, disse.

A coordenadora do curso de Direito da FASB, Cristiane Pacheco, falou sobre a palestra que deve ser a primeira de uma série. “A ideia de trazer Dr. Oclei, surgiu da necessidade de motivar os alunos. Em algum momento os estudantes pensam que as coisas são difíceis, que conquistar algo pode ser uma tarefa penosa. Então eles precisam ouvir pessoas que têm vasta experiência para entender que, de fato, há uma dificuldade natural para se alcançar um grande objetivo, mas pessoas comuns, como eles, conseguem chegar lá, então, é um sonho possível”. Ela elogiou o palestrante e destacou um ponto da apresentação. “Ele foi além do que esperávamos, dando dicas sobre a formulação de uma estratégia de estudos, para quem deseja passar em concursos”, surpreendeu-se.

“Eu acho proveitoso porque, assim que a gente entra na faculdade, acha que algumas profissões estão muito distantes, fora do nosso alcance. A magistratura é uma dessas. Com essa palestra a gente percebe que um juiz é uma pessoa igual a nós, que trilha seu caminho, enfrenta obstáculos e, apesar do distanciamento, consegue alcançar o objetivo. A ideia de trazer esses profissionais do Direito para conversar conosco e contar suas vivências é muito importante, nos mostra o caminho a ser percorrido”, disse o estudante Magno Souza dos Anjos.

Fonte: Araticum Comunicação
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades