Notícias

17
Ago/18

Seabra lança Roteiro Histórico Cultural com Estrada Real e Café Especia



A Prefeitura Municipal de Seabra, e a Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Meio Ambiente, estará lançando oficialmente neste sábado, 18, o Roteiro Histórico Cultural de Seabra Com Estrada Real e Café Especial.

“O roteiro contempla as comunidades que se originaram a partir da construção da Estrada Real no ano de 1725. Na época foi exigido que Vilas fossem construídas ao longo da Estrada e que estas deveriam ficar no máximo a três léguas de distância. Foi assim surgiu a Vila Agrícola de Campestre; um aglomerado urbano com 46 casas, quase todas residenciais, marcada pela Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição”, conta a turismóloga Sirlene Rosa de Souza, responsável pelo projeto.

O Lançamento do Roteiro Histórico Cultural de Seabra acontecerá na Praça de Eventos do município, a partir das 14 horas, durante o XCM2 Desafio Estrada Real; evento de Mountain Bike de grande importância para o Turismo Esportivo na Chapada Diamantina.

A História

Um século depois Vila Agrícola de Campestre serviu de palco para violentas batalhas entre os coronéis Manoel Fabrício e Horácio de Matos. Campestre também teve a sua história marcada pela passagem da Coluna Prestes.

O Povoado do Gado Bravo, atual Vale do Paraíso que fica a 1.415m de altitude, está localizado no ponto culminante da APA Marimbus, em Iraquara, e é interligado ao Povoado de Campestre por um trecho calçado da Estrada Real (foto). Este trecho da Estrada encontra-se em perfeito estado de conservação.

No ponto mais alto do povoado existe a Igreja do Bom Jesus, em estilo colonial, e o Cemitério Bizantino que é caracterizado por inúmeros mausoléus construídos em forma de igrejas, capelas e lápides em estilo gótico, pintadas com cal branco.

Foi após a passagem da Coluna Prestes que ocorreu o povoamento na região da Lagoa da Boa Vista, quando algumas famílias se fixaram devido o clima favorável para formação de fazendas. A economia do local foi desenvolvida com o cultivo do Café, que era plantado por todas as famílias que ali chegaram.

Atualmente o Café ainda é a principal atividade agrícola, e econômica, que se estendeu para o Povoado de Churé. Hoje, ambas as comunidades produzem Café Orgânico por meio do Sistema Agro Florestal e dispõem de um Laboratório de Café e recebem visitantes e turistas vindos de todo os cantos do mundo.

Fonte: Veja Política
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades