Notícias

17
Ago/18

UPB Capacita oferece orientações para aprimoramento da gestão municipal, em Barreiras

O evento se estende até essa sexta-feira (17) no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com debates e palestras voltadas a gestores e assessores municipais









Durante dois dias, quinta-feira (16) e sexta-feira (17), Barreiras sedia um evento da União dos Municípios da Bahia ((UPB) que reúne prefeitos, secretários e servidores municipais de 68 cidades do Oeste baiano. É o UPB Capacita que traz a proposta de oferecer orientações e aprimoramento na gestão pública, com palestras, debates e discussões sobre temas ligados a administração pública municipal.

O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa acompanhado pela vice-prefeita, Karlúcia Macêdo recepcionou os participantes, durante a abertura, na manhã de quinta-feira, (16). Na sua fala, Barbosa destacou os reflexos da crise econômica e política que o país atravessa, na administração dos municípios e salientou os cuidados com a legalidade dos atos administrativos.

“É fundamental que em um evento como este, possamos debater e discutir informações que nos auxiliem a exercer a gestão dentro dos parâmetros da legalidade, alinhando assim nossas decisões e práticas administrativas às exigências do Tribunal de Contas, Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores das contas municipais, para que mesmo bem intencionados os gestores não venham a responder por infrações administrativas”, disse.

A união entre os gestores também foi destaque na fala do presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Neste ano em que a entidade completa 54 anos de atuação na Bahia, Ribeiro aproveitou para fazer uma análise das conquistas e pautas de reivindicações levadas aos governos estadual e federal. “Entendemos a realidade de cada município, e com base nas dificuldades dos gestores buscamos junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ao governo da Bahia e ao presidente Temer, alternativas para tirar dos municípios o excesso de encargos e atribuições que afetam diretamente os cofres das prefeituras, liquidando com os municípios, principalmente os pequenos”.

As principais dúvidas na administração pública desde a gestão de recursos, prestação de contas junto aos tribunais municipais e estaduais, a comunicação em benefício da administração, até a elaboração e aprovação de projetos de captação de recursos estão sendo amplamente discutidas durante o evento. Técnicos das áreas contábeis, jurídicas, financeiras estarão orientando os participantes e debatendo as melhores formas de gerir os recursos públicos com segurança e bom desempenho.

“Vamos oferecer todo o suporte, o passo a passo para que os gestores e seus assessores possam dar entrada a projetos junto à Caixa Econômica Federal, orientando a forma correta de como fazer, e principalmente, de acompanhar esses projetos para que resultem em investimentos reais para os municípios e seus cidadãos”, disse Nelson Siqueira, Gerente Regional da Caixa Econômica Federal.

Participação – Durante a abertura do UPB Capacita a mesa de trabalhos contou ainda  com as  presenças do prefeito de Riachão das Neves que preside a União do Municípios do Oeste da Bahia (Umob), Miguel Crisóstomo Borges Neto, o prefeito de Jaborandi e presidente da Amorvale, Assuero Alves de Oliveira, prefeito de Serra do Ramalho  e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, Ítalo Rodrigo Anunciação, Paulo Correia Nery da Fonseca, diretor regional da área nordeste da caixa, Marco Antonio Cordeiro Ferreira, diretor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e Jaildo de Oliveira, conselheiro vice-presidente do IMAP.

Os prefeitos de Correntina, Nilson José Rodrigues, Mansidão, Ney Borges, Buritirama,  Judisnei Alves de Souza, a vice-prefeita de Tabocas do Brejo Velho, Gisele Gleiser e o vice-prefeito de Bainópolis, Welber Febrônio, e diversos vereadores de Barreiras e da região também marcaram presença na abertura do encontro.  

Fonte: Dircom/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades