Notícias

30
Jun/18

Trabalhador Sem Terra sofre tentativa de homicídio em Mansidão



Nas primeiras horas da madrugada de ontem, sexta-feira, 29,o trabalhador Sem Terra Edimilson A. Silva, 47 anos, sofreu tentativa de homicídio numa emboscada armada a caminho de sua residência, no Assentamento Nova Esplanada, município de Mansidão, Oeste da Bahia.

O trabalhador foi alvejado pelas costas quando estava na garupa de uma moto a caminho de sua casa. O agressor fugiu sem ser identificado. Edimilson é pai de 3 filhos, vive no assentamento e não tem desafetos “Vive para a família e para o trabalho”, afirma a comunidade. Nesse momento encontra-se internado, em estado estável, mas sob observação.

A Direção Estadual do Movimento dos Tralhadores Rurais Sem Terra na Bahia exige às autoridades competentes a apuração urgente dos fatos ao tempo que denuncia as diversas ameaças que as famílias Sem Terra da região estão sofrendo.

Assentamento Nova Esplanda, alvo de atentados de latifundiários na região

No Assentamento Nova Esplanada vivem 150 famílias Sem Terra que historicamente resistem há mais de 10 anos.

Nesse transcurso o assentamento vem sofrendo varias ameaças de fazendeiros que frequentemente tentam ampliar o limite de suas fazendas mudando as cercas para dentro do territórios das famílias assentadas “As famílias denunciam que na região há muita prática de grilhagem de terra e que frequentemente os assentamentos e comunidades são ameaçadas por esta prática”.

Recentemente as famílias do Assentamentos Nova Explanada prestou queixa e abriu processo junto à Ouvidoria Agrária no INCRA para apurar um conflito com a latifundiária Dorgelina de Souza Oliveira Medeiros que busca ampliar suas terras para dentro da área do assentamento. Dorgelina proprietária da fazenda Vargea, vizinha ao assentamento Nova Esplanada, há visitado o assentamento em busca do presidente da associação. A latifundiária fez uma cerca dentro do território do assentamento invadindo aproximadamente 200 hectares e colocou um placa alegando que as famílias não poderiam explorar aquela parte. O INCRA enviou um perito para fazer levantamento da área e constatou que a área pertence ao assentamento, retomando assim às famílias.

Entretanto, a latifundiária continua insistindo em ampliar sua fazenda. Mesmo após intermediação do INCRA/BA, três trabalhadores foram intimados pela Polícia Civil do município para prestar depoimento no dia 28/06 sobre referido processo, entre eles está o trabalhador Edmilson Araújo, que sofreu o atentado na madrugada do dia 29/06.

As famílias Sem Terra da região denunciam a prática de pistolagem e de grilhagem na região e afirmam que suas comunidades estão frequentemente sofrendo ameaças de latifundiários que buscam ilegalmente ampliar suas fazendas, e quando as comunidades resistem, são ameaçadas por pistoleiros.

Outro caso vem acontecendo é no Assentamento Arco Verde, no município de Santa Rita, que também vive um processo similar. Dois latifundiários vizinhos ao assentamento mudou suas cercas para dentro do território da comunidade.

Fonte:Voz do Movimento
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades