Notícias

14
Ago/13

Prefeitura inaugura, no sábado, Posto de Saúde da Família no Novo Paraná


Pioneiro na Comunidade do Novo Paraná, o comerciante e produtor rural Egon Riffel, ajudou na emancipação do município de Luis Eduardo Magalhães. Foto - Leandro Abreu

Será inaugurada no sábado, 17 de agosto, às 17h,  a nova Unidade Básica de Saúde da comunidade do Novo Paraná, distante 22 quilômetros do centro de Luís Eduardo Magalhães. A unidade funcionará como um Posto de Saúde da Família (PSF) com ênfase na prevenção e promoção à saúde. A equipe será composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, auxiliar de consultório odontológico e três agentes comunitários de saúde.

“Anteriormente a comunidade recebia assistência somente com atendimentos de enfermagem e medicações”, explica a secretária de Saúde do município Soraia Trindade. A Unidade Básica de Saúde se chamará Egon Rifflel e atenderá de segunda a sexta-feira. A secretária explica ainda que, enquanto o Posto de Saúde Décio Marques Dias, no Assentamento Rio de Ondas, estiver em reforma a população assentada será atendida no Novo Paraná.

A unidade de saúde também dispõe de um auditório para palestras com a comunidade, pesagem do bolsa família, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e reuniões em geral. Com a nova estrutura serão aplicadas todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, além da realização da coleta do teste de pezinho e atendimentos odontológicos. As gestantes receberão mais atenção, com acompanhamento de exames de pré-natal. O local também disponibilizará de uma farmácia pública.

“Vamos envolver a comunidade do Novo Paraná em todos os programas de saúde, enfatizando a prevenção, com total apoio a hipertensos, diabéticos e idosos. Queremos trabalhar também a promoção à saúde com orientações as famílias que procurarem o Posto de Saúde”, explica o prefeito Humberto Santa Cruz, lembrando a importância da população não precisar se locomover para o centro da cidade para obter atendimento médico.

Inaugurações – O município de Luís Eduardo Magalhães tem mais dois postos de saúde para serem inaugurados, um no bairro Jardim da Acácias e outro no Florais Léa. Existem ainda mais três em fase de construção, um no bairro Conquista e os outros dois no bairro Santa Cruz. De acordo com a diretora de Assistência à Saúde do município, Érica Quesado, os Postos de Saúde da Vila Buritis e o Posto de Saúde da Família (PSF) Oswaldo Cruz, no bairro Santa Cruz estão passando por reformas e ampliações. Atualmente o município possui nove PSFs  em funcionamento.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades