Notícias

14
Mar/18

Secretária Jusmari destaca ações do Desenvolvimento Urbano da Bahia



A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, representou o estado no Encontro Internacional da Rede Mundial do Fórum das Autoridades Locais de Periferia (Falp), que aconteceu na manhã desta terça-feira (13), em Salvador. O evento integra as iniciativas envolvendo o Fórum Social Mundial.

Na ocasião, a secretária Jusmari apresentou os avanços conquisdtados nos últimos anos, como por exemplo no metrô trem sobre trilhos, que atende cerca de 284 mil usuários por dia. “Eu peguei o metrô com 140 mil. Fomos construindo estações, melhorando os acessos. Sobre trilhos, construímos passarelas - a que liga o Iguatemi, com oito metros de largura é a maior. Detalhes de corrimões, rampa, escada fixa, escada rolante, braille, piso tátil, sistema de monitoramento, shoppings parceiros, espaço seguro, implantação de sistema com leitura facial, integrado mundialmente. Também nas entradas dos grandes fluxos, shoppings, teatros, estádio e o sistema de leitura de placas”, frisou.



Sobre o Sistema VLT, Jusmari Oliveira destacou que a licitação ocorrerá nos próximos dias e foi além ao confirmar a implantação do Sistema de Regionalização da Saúde, com grandes hospitais e policlínicas regionais. “Eu e Oziel estávamos adequando na segunda-feira passada o projeto do hospital de Luís Eduardo Magalhães, com recursos da Prefeitura e do Estado, Desenbahia, convênios com mais de 100 municípios e preparando mais 261. Mais de R$ 100 milhões em convênios para pavimentação de ruas, praças, teatro [em Itabuna],” explicou.

O município de Barreiras será beneficiado com a construção do acesso e do melhoramento do sistema de esgotamento da unidade penal do município e também pela construção do heliporto, já em fase de licitação.
Em Luís Eduardo Magalhães, obras consideradas importantes pela gestão municipal e pela população estão em andamento, como o asfaltamento de 11 ruas, com recursos de R$ 6 milhões, construção e drenagem da feira do bairro Mimoso 2, além de reformas no “Aroldão”, na arquibancada, no gramado, cabine de transmissão para a imprensa.

Obras importantes
A secretaria de Desenvolvimento Urbano tem diversas outras obras em andamento em todo o estado. São dezenas de túneis e viadutos. “Essa semana iniciamos a etapa 1 da Avenida Gal Costa, quatro túneis que ligam a suburbana à Estação do Pirajá. No bairro Lobato, os quatro túneis que se entregaram chegam à estação do Pirajá em poucos minutos”, falou sobre as obras na capital baiana.

A recuperação do anel da soja, que liga toda a malha viária a São Desidério, terá início em breve, após a assinatura da ordem de serviço.

Fonte: Assessoria de Comunicação
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades