Notícias

03
Jul/13

Saíla Itacarambi: "O Caos com a segurança..."

Vou contar um fato a vocês.

Há alguns meses atrás fui encarregada pela faculdade, junto com um pequeno grupo de pessoas, de realizar um projeto social para ajudar o presídio e analisar os projetos para as melhorias na segurança pública.

Como não temos presídios fui até a delegacia de policia, onde ficam presas as pessoas acusadas de cometer algum crime.

No decorrer do trabalho tive a oportunidade de conhecer cada canto e analisar cada detalhe.

Ao ir entrando e vendo algo que nunca tinha visto fui ficando comovida, entristecida com a realidade daquelas pessoas, entristecidamente ia me agonizando pela aquela situação em que os seres humanos cumprem suas penas.


 
Totalmente sem estrutura. E a única pergunta que me incomodava era: Como essas pessoas podem voltar a ser uma pessoa do bem, se vivem em estado de desumanidade?

Muitos podem se queixar, por que são bandidos, isso e aquilo, mas antes de pensar assim devemos nos lembrar daquelas palavras: “Quem nunca errou, atire a primeira pedra.”

Todos, todos, temos direito de defesa e de uma oportunidade para um novo recomeço. Mas alguém me responda: Como recomeçar? Se o local onde vivem é desumanizado?

Pessoas que comentem crime e que dentro da cadeia vivem a criminalidade, a tendência é ficar pior!

Precisamos de centro de reabilitação para sociedade e não de formação de crueldade! Confesso que fiquei arrasada.

Foi quando decidi ir até a companhia de policia militar, para ver se mudava a versão daquele filme que se passava na minha cabeça. Chegando lá me deparei com outra realidade, com uma realidade totalmente, extremamente revoltante. Cachorro de abrigo vive melhor do que os policiais militares!

É totalmente constrangedor ganhar um SALÁRIO MÍNIMO e viver em um ambiente de trabalho se condição nenhuma! Sem motivação nenhuma! Começaram uma obra ao lado para melhoria, mas só assanharam, pois desde novembro a mesma está parada por falta de material e até hoje, nada!

A sociedade precisa ver quando chove, alagam todas as salas que os PM’s usam para desenvolver seus trabalhos.


Os dormitórios são uma tristeza: Colchões sem capa, rasgados, cada rachadura imensa. Em uma situação como essa me diga a quem ajudar a força policial ou a penitenciária onde ficam os bandidos?

Completamente indignada só digo uma coisa: - Quem trabalha na polícia, trabalha por amor!

Essa p... desses políticos não fazem nada, além de buscarem novas ideias para enganar o povo!

A criminalidade aqui está um absurdo, e alguns meses atrás me disseram que iriam efetuar a troca de comando para melhorar. Uma merda! Uma Merda!

Comando de verdade era o anterior. Erro? Pago! Comando administrado por pessoa humilde corrigia a vida do cidadão com apenas poucas palavras!

E agora? Ainda tem policia? Tem Comando? Se tem não estou vendo! E a criminalidade, diminuiu? Até agora só vi aumento de homicídios!

Troca de comando para melhoria? Uma bosta! Tudo, tudo interesse político, por pressão política, só isso!

Lembre-se: Quem do dia pra noite vira vice, também pode do dia pra noite virar mendigo! Eu acredito na justiça de Deus!

Grata,
Saíla Itacarambi

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades