Notícias

18
Ago/17

Aiba inicia rodada de reuniões nas comunidades agrícolas da região

Pelo quarto ano consecutivo, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) realiza, nos meses de agosto e setembro, as rodadas de reuniões nas comunidades agrícolas do oeste baiano. As visitas às localidades produtivas têm como finalidade mostrar os trabalhos desenvolvidos pela entidade em sua área de abrangência, e aproximar os associados da diretoria, através de uma conversa franca onde o agricultor expõe as suas demandas.

A primeira comunidade a receber a caravana itinerante foi Cascudeiro, no município de Baianópolis. No encontro, realizado na última quarta-feira (16), foram discutidos temas como a Operação Safra, Programa Fitossanitário da Soja, Programa Soja Plus, infraestrutura da região, entre outras ações. Cerca de 40 produtores rurais participaram da reunião.

Na área de fitossanidade, o presidente da Associação, Celestino Zanella, apresentou o Programa de Combate à Ferrugem Asiática da Soja, que está na fase de visita e formação de núcleos regionais com produtores líderes, seguindo o modelo adotado pelo Programa Fitossanitário do Algodão, da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa). Para esta etapa, o presidente da Aiba ressaltou a importância da participação dos produtores da comunidade, principalmente no preenchimento do cadastro. “Os fungicidas estão perdendo efeito, por isso a importância de nós fazermos essas reuniões, por isso a importância de vocês participarem”, disse.

Zanella ressaltou, ainda, que o programa é resultado da união de várias entidades. Coordenado pela Aiba, o combate à ferrugem asiática conta com o apoio da Adab, Seagri, Mapa, Fundação Bahia, Uneb/Barreiras, Aciagri, Faeb/Sindicatos dos Produtores Rurais, Agrolem, AEAB, Aprosem e Aprosoja/BA.

Durante a reunião, as ações do Programa Soja Plus também foram exibidas. O coordenador da equipe que está no trabalho de campo, Samuel Lopes, mostrou aos participantes como o programa vem sendo desenvolvido na Bahia e a importância da adequação da propriedade nas questões trabalhistas, econômicas e ambientais.

Em relação à infraestrutura, foi citada a recuperação da BR-460, no trecho que liga a sede de Baianópolis à comunidade de Cascudeiro. O seguimento de 30 km passará por obras, financiadas com recursos do Prodeagro (Programa de Desenvolvimento da Agropecuária), dos produtores da comunidade e contará com o apoio da prefeitura de Baianópolis.

Além de técnicos da Aiba, a reunião contou com a participação do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Ascom Aiba
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades