Notícias

13
Ago/17

Mensagem dos fiscais e servidores da Vigilância Sanitária sobre a greve

Muitos desconhecem a importância e utilidade da Vigilância Sanitária para saúde, pois esta tem um papel fundamental para a qualidade de vida da população.

Sua função é a da saúde preventiva e o bem estar da comunidade como um todo, elevando a qualidade de vida da população.

A prática promove a orientação e a fiscalização de estabelecimentos que comercializam ou fabricam: medicamentos, produtos de higiene pessoal, produtos alimentícios, limpeza e desinsetização

Essas ações objetivam disponibilizar os produtos e serviços para os cidadãos com qualidade compatível aos requisitos de um Sistema Público de Saúde comprometido com a sociedade.

Através de seus servidores realiza ações capazes de eliminar ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde.

Também fiscaliza hospitais, consultórios médicos, odontológicos, veterinários e laboratório de análises clínicas, creches, orfanatos, asilos, mercados, mercearias, lanchonetes, bares, açougues, panificadoras, etc. Controlando situações que possam colocar em risco à saúde do consumidor, como a possibilidade de transmissão de infecções e o uso de produtos adequados.
Já pensou no perigo de se ir, por exemplo, num consultório odontológico ou laboratório e os mesmos não esterilizarem corretamente os instrumentais invasivos que irão penetrar na boca e na pele do paciente, podendo-lhe causar doenças mortais como hepatites ou HIV?

Ou do risco de ir com a família para restaurantes que não obedecem as boas práticas de manipulação de alimentos, podendo causar-lhes intoxicação alimentar, degradando o estado de saúde dos seus entes queridos?

Ou farmácias que porventura comercializem medicamentos irregulares e que não surtirão o efeito esperado no tratamento de uma doença?

Os Fiscais da Vigilância Sanitária existem para proteger sua vida e saúde, além de lhe trazer a sensação de segurança ao procurar um serviço que passou pelos olhos da fiscalização. Sua saúde não tem preço, lembre-se disso.

Concomitante aos aspectos higiênico sanitários, a paralização do setor implica numa série de transtorno a população, tais como, não realização das solicitações de vistorias para Alvará Sanitário inicial e renovação, não atendimento a denúncias, não obtenção do Alvará de Funcionamento para aqueles estabelecimentos que tem como pré requisito o Alvará Sanitário, dentre muitos outros.

Alguns estabelecimentos por exemplo, não conseguem comprar os produtos que comercializam sem apresentar o Alvará Sanitário, como farmácias.

Salientamos que nós fiscais não nos alegramos com essa situação, pois primamos pelo oferecimento de um serviço público de excelência, e que a situação só chegou a esse extremo diante da resistência da gestão em nos receber para dialogar e resolver a situação de nos ter sido tirada de forma sorrateira um direito.

Já são 8 meses a espera de uma solução e cumprimento da palavra do prefeito, durante esse tempo muitos já tiveram seus nomes inclusos no SPC/ Serasa, não pagamento de empréstimos consignados, prestações de casa e carro, avisos de despejo, corte de água e luz, trancamento de estudos, pedidos de licenças, dentre outras situações.

*Queremos nossa dignidade de volta -*Certos de contarmos com a compreensão da população desde já agradecemos e estimamos nossos votos que rapidamente tudo volte a normalidade.

Fonte: Fiscais e servidores da Vigilância Sanitária de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades