Notícias

24
Jan/17

Transporte de estudantes do ensino superior é restabelecido em LEM

Oziel se reuniu na última sexta-feira (20), com os estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) a fim de discutir acerca do retorno do serviço de transporte escolar.

Os estudantes expuseram alguns dos transtornos e dificuldades a que foram submetidos no passado, quando o serviço era de “responsabilidade” do antigo gestor: a disputa travada diariamente com professores, funcionários públicos e até trabalhadores residentes em outras cidades, por lugares nos ônibus, o péssimo estado de conservação dos veículos que os colocavam em situações constantes de risco, a ameaça constante de sinistros graves em razão de falhas mecânicas (sinistros leves foram registrados), o desconforto e a ilegalidade de viagem de pé e outras queixas tão absurdas quanto as já citadas.




Alana, discente do curso de História e porta-voz do grupo, afirmou que os 45 (quarenta e cinco) estudantes que se deslocavam para Barreiras conviviam diariamente com a falta de segurança, a superlotação, o perigo, a falta de controle dos passageiros que terminava por cercear o direito da classe em prol de outros grupos que destoavam da proposta e do direito adquirido. O pior: o serviço, mesmo de péssima qualidade, fora cortado imediatamente após as eleições, fazendo com que muitos perdessem o período e fossem obrigados a trancar o curso.



Vale lembrar que o Prefeito Oziel, desde sua primeira gestão, firmou e cumpriu o compromisso de oferecer transporte escolar intermunicipal gratuito de qualidade aos estudantes universitários. Enquanto Deputado Federal trouxe para Luís Eduardo Magalhães a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que passou a oferecer dois cursos de graduação: Engenharia de Produção e Engenharia de Biotecnologia.

Oziel afirmou aos estudantes que apesar de todos os problemas financeiros herdados do gestor anterior, inclusive o sequestro por parte da União do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), colocará à disposição dos estudantes 2 (dois) ônibus para assegurar o transporte dos mesmos e que serão implantados procedimentos de identificação pessoal.



“As revelações e reivindicações dos estudantes traduzem no descaso com que o gestor anterior tratou o mais importante pilar para construção de uma sociedade – a educação. No meu governo a educação é pauta prioritária, inquestionável. A reivindicação é justa e será atendida de pronto. No início das aulas eles terão dois veículos em perfeitas condições para fazer o transporte de Luís Eduardo até as instituições de ensino superior e de lá, voltando para nossa cidade.” Salientou o Prefeito Oziel.

Os alunos pareciam embevecidos com o tratamento recebido e com o pronto atendimento as suas reivindicações: “Essa foi a primeira vez em 2 (dois) anos, desde que comecei a faculdade, que eu e meus colegas fomos recebidos pelo Prefeito. E o melhor: obtivemos resposta imediata e compatível com as nossas demandas.” Acentuou Alana.

 

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades